terça-feira, 11 de outubro de 2016

Amo porque Deus me amou primeiro

"e não hei de eu ter compaixão da grande cidade de Nínive, em que há mais de cento e vinte mil pessoas, que não sabem discernir entre a mão direita e a mão esquerda, e também muitos animais?"
Jonas 4:11

Conta o livro de Jonas que certa vez Deus veio á ele com a ordem para que seguisse para Nínive e lá expusesse o povo ao arrependimento de seus maus atos. Ora, Nínive era uma cidade de um povo muito mau e perverso. Eles eram o Estado Islâmico da nossa época. Jonas os conhecia perfeitamente e sabia que havendo arrependimento aquele povo não pagaria com a morte pelos seus crimes e pecados. Assim buscou fugir, mas Deus logo o colocou no ventre de um peixe. Ao ver que não havia como fugir da ordem de Deus Jonas orou, Deus fez com que o peixe o vomitasse e então Jonas fez o que deveria fazer. O povo de Nínive se arrependeu e Deus teve misericórdia daquele povo.
Amar alguém certamente é a coisa mais difícil que há para nós. Podemos até num primeiro momento crer ser muito fácil, afinal, quando pensamos em amor nos vem a mente aqueles que tanto amamos, nossos pais, irmãos, cônjuges, filhos, etc. Mas isto é amor em sua essência pura? Amamos estas tais pessoas pois elas praticam o bem para conosco. Amamos facilmente aqueles que nos trazem benefícios e prazeres. Somos amáveis com aqueles que nos tratam bem, que nos respeitam, que nos elevam o ego, que sorriem para nós, que nos mandam mensagens. E isso de fato é amor sim, mas não é o amor em sua totalidade.
Amor vai além. Amar verdadeiramente é dar a quem não merece nada. Amar é respeitar quem não nos respeita. Amar é fazer algo por quem nunca nos fez nada. Amar é ser carinhoso com quem só nos é grosseiro. Amar é olhar para quem nos fez mau, e ainda assim amar. E então, é fácil amar?
Achamos que entendemos o amor de Deus, mas de fato não entendemos. Para entendermos necessitaríamos amar como Ele ama. E Deus ama até mesmo o mais perverso. Talvez você se pergunte: "Deus amou Hitler?" então Deus nos responde: "[...]se faço minha cama no mais profundo abismo, lá estás também;" (Salmos 139:8). Será que conseguimos amar assim?! Será que conseguimos amar sem ser amados?!
Se há dúvidas em seu coração sobre o quanto Deus é presente em sua vida tire-a respondendo algo a si. O quanto você ama quem não te ama?! O quanto você faz bem a quem só te fez mau? O quanto você ajuda com amor a quem jamais te ajudou?

Devemos sim amar a quem nos ama. Isto não é pecado nem perde seu valor. Porém, apenas quando Deus reina em nossas vidas de fato conseguimos amar quem nunca mereceu o nosso amor, pois, é certo de que sempre nos lembraremos de que nós mesmos não merecíamos ser amados por Deus.


  

Nenhum comentário:

Postar um comentário