segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Ele se esvaziou

"olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus."
Hebreus 12:2

    Imagine o dono de uma grande rede de supermercados deixando tudo e virando um mero aprendiz em seu próprio negócio. Imagine você descobrir que Bill Gates largou tudo e virou assistente de TI em uma das empresas Microsoft. Imagine o dono das Indústrias Coca-Cola da noite para o dia tirando seu terno e sua gravata e indo trabalhar limpando o chão da fábrica. Imagine. Apenas reflita sobre estas situações com ponderação e sabedoria. Agora, imagine também os "grandes" homens do mundo religioso, o papa, as celebridades gospel, líderes religiosos mundiais, abandonando tudo e indo cuidar das muitas carências de países onde os adultos são sobreviventes de guerras e as crianças vivem sob uma vida sem alimentação adequada, saúde zero e fugindo de estupradores todos os dias. 
    Terrível constatação não é mesmo. Ao imaginar tudo isto você tão breve descobre que isto nunca vai acontecer. Estes homens nunca deixarão seus postos. Mas sim, são homens que nós valorizamos. Isto porque eles tem palavras sábias, muitos ensinam nos livros que publicam. E eles são valorizados também porque suas empresas, seus negócios e sua força religiosa lhes permite financiar obras de caridade e outras tantas que ajudam países e pessoas que vivem abaixo da linha da miséria, da pobreza e da dignidade humana. Pronto. Assim muitos de nós os achamos o máximo.
    Mas, e o que você acha de Jesus? Sim, Ele é o magnata do planeta. É o dono de toda rede de supermercados mundial chamada alimento. Ele também é mestre e criador de toda ciência e tecnologia. Jesus é o único dono da indústria chamada água, que tanto precisamos. Jesus também é o líder religioso mundial. Aliás, Ele não é religião, mas assim precisamos defini-lo (como líder religioso) para ficar de fácil entendimento. Aliás, Jesus também poderia fazer tudo do céu. Ele tem todo poder para fazer com que fome, doenças e guerras sejam abolidas do mundo. Mas há uma diferença absurda entre Jesus e os exemplos dos homens. Jesus não ficou em Sua cadeira. Jesus fez exatamente os casos acima. Ele veio ao mundo. Jesus saiu do Seu alto e sublime trono e veio limpar o chão da fábrica. Ele veio tirar toda impureza que colocamos no mundo. Ele veio mostrar que os holofotes religiosos escondem muitas verdades do quanto queremos poder. 
    Então, diga a si mesmo. Porque temos tanta facilidade para endeusar homens de poder, segui-los em suas ideias, apoiá-los em suas nobres causas, mas Jesus O vemos apenas como um bom velhinho?! Muito disto se responde em nós mesmos. Assim somos porque não queremos ser como Jesus, queremos ser como Neymar, como Steve Jobs, como Obama e tantos outros homens de poder. Queremos ter o poder, aproveitar o poder, e ajudar no que for possível. Não queremos deixar a glória, queremos ganhar mais glória. 
    Que nesta "ressaca" de natal possamos refletir mais sobre o que vivemos de nossas vidas até agora. Que possamos pensar mais a quem estamos seguindo. Que nossos holofotes sejam direcionados para Aquele que verdadeiramente não fez apenas algo, fez tudo por nós. Jesus não fez o que fez por alguns, mas por todos. Jesus não fez o que fez por uma geração, mas por todas gerações. Os atos tão lindos desses milionários e bilionários mundiais se apagam ema algumas décadas, o que Jesus fez jamais se apagará.




Um comentário:

  1. Imensurável dor. Imensurável capacidade de amar. Imensurável capacidade de entrega até ao nível máximo que um ser humano possa suportar.
    Senhor, Tu que me sondas, no mais íntimo de minha intimidade, que nem eu mesma conheço, piedade pela minha miséria humana. Renova-me. Que eu Te conheça. Que eu me conheça. E serei melhor um pouco cada momento dos meus dias.

    ResponderExcluir