terça-feira, 1 de novembro de 2016

Meio. Made in Terra

"Porque, se alguém é ouvinte da palavra e não praticante, assemelha-se ao homem que contempla, num espelho, o seu rosto natural;"
Tiago 1:23

    Dizem por ai que o ser humano é o produto do meio onde vive. Isto é um argumento falso. Primeiro porque o ser humano criou o "meio" e segundo que, se assim fosse então toda pessoa que nasce pobre morreria pobre, todo rico viveria rico, toda criança carente teria como único fim a marginalização e todo filho nascido em berço de ouro viveria sem passar pelo tráfico. Ainda podemos também questionar esta tese perguntando: "Se humanos são produtos do meio porque há tantos meios?!"; vivemos num planeta onde as crenças são incontáveis, do cristianismo ao ateísmo, onde as línguas são inúmeras, do português aos 830 idiomas falado em Papua Nova Guiné e onde as diversidades dos povos são imensuráveis.
    O ser humano não é produto do meio, este tal de "meio" que é criação humana. E por ser uma criação tão nossa é que o "meio" se mostra tão sem graça, sem amor, sem misericórdia. É neste "meio" onde encontramos tantas disputas, tantas guerras, tantos "o meu jeito é o certo". O "meio" apenas reproduz o que o ser humano possui, a sua maldade. Sua tendência ao pecado. Somos assim. Se hoje o tal do "meio" é tão cheio de violência e desigualdade social é porque o ser humano assim o fez. 
    O que faz um político corrupto não é a política, ele é corrupto. O que faz uma pessoa roubar não é uma arma na mão, ele é ladrão. O que faz um adúltero não é um corpo bonito, ele é traidor. O que faz alguém mentir não é o temor, ele é mentiroso. É como o dito popular: "dê poder a uma pessoa e então conhecerá ela verdadeiramente". 
    Ao caminharmos com Deus não que nós mudamos, mas Deus vai Se moldando em nós. Nossas muitas crenças e religiosidades não podem nos afastar do pecado. Nossas muitas ações sociais não podem nos tirar da maldade. Apenas Cristo tem o molde certo, correto, para nos transformar. "Porque, se alguém é ouvinte da palavra e não praticante, assemelha-se ao homem que contempla, num espelho, o seu rosto natural; pois a si mesmo se contempla, e se retira, e para logo se esquece de como era a sua aparência." (Tiago 1:23-24).
    Jesus conhece nosso íntimo. Ele sabe quem realmente somos. Isso não O preocupa, afinal para Ele, quanto pior for o vaso que Ele usa, mais evidente fica que o que importa é o que há dentro.  Pois sim, o pecado afundou em nosso profundo ser o que somos verdadeiramente. Se temos saída? Sim! Jesus pode nos transformar. José foi rejeitado, Moisés foi assassino, Davi foi adúltero, Isaías tinha lábios impuros, Pedro não tinha estudos. Porém, todos estes olharam para si e viram que precisavam mudar, ser moldado por Cristo.
    O que há hoje em ti que precisa ser transformado?! Olhemos onde ninguém enxerga. Rasguemos nosso coração á Deus. Deixemos que Ele faça o que ninguém pode fazer. O meio não pode nos salvar, o meio não pode nos transformar, o meio não pode nos tirar do meio, mas Cristo pode fazer com que venhamos a ser o que realmente nascemos para ser, imagem e semelhança de Deus.




Nenhum comentário:

Postar um comentário