segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Vença as criticas

"Instruir-te-ei e te ensinarei o caminho que deves seguir; e, sob as minhas vistas, te darei conselho."
Salmos 32:8

   Você tem algum objetivo para sua vida? Projetou algo em que depende de esforço, dedicação e tempo? Pois então prepare-se, você deverá vencer antes algo ao qual não colocou em suas anotações. Você deverá vencer seus críticos. Não é fato novo muito menos raro quando nos colocamos em objetivos que mudarão nossas vidas encontrarmos aqueles que  logo nos trazem uma enxurrada de críticas. E tais críticas não são as que nos impulsionam, mas sim, as que procuram mesmo é nos tirar do alvo. Não é nada difícil de se encontrar quem logo nos diz: "isto não vai dar certo"; "tem mesmo certeza de que você é capaz?"; "olha, você vai quebrar a cara"; "o fulano também tentou e não conseguiu"; e tantos e tantos outros argumentos que só visam não nos levar além, mas sim, nos derrubar. 
    É evidente. No meio de nossa caminhada pelos objetivos a que nos colocamos há sim aqueles que buscam nos ajudar e nos direcionar por caminhos que podemos estar mesmo errando. Alguns conselhos são sempre muito bem vindos, mas sempre devemos nos ater ao que nos é dito. Se a conversa for algo que nos incentive, então estamos tendo um feedback para alcançarmos o objetivo. Porém, se a conversa for levada para o lado onde só nos impulsiona a desistir, então não é uma crítica construtiva, mas sim, uma tentativa apenas de nos derrubar. E quase sempre, os críticos com suas línguas venenosas são aqueles que não tem a mesma coragem que a nossa. 
    O pior é que por muitas vezes as críticas vem de quem mais nos deveriam apoiar ou ajudar a corrigir erros de objetivo. São os mais próximos que nos levam a desistir. Usemos como exemplo Eliabe, irmão de Davi. Guerreiro experimentado em batalhas. Porém, quando Golias convocou um dos israelitas para uma luta, não deu um passo á frente. Quando viu seu irmão Davi, pastor de ovelhas, encarar o gigante, o criticou. Porém, sua crítica vinha da fonte de amargura por ver que ele mesmo não era o suficiente para fazer o que seu irmão fazia. A coragem de Davi denunciava a sua própria covardia. A confiança de Davi denunciava sua própria fraqueza. 
    Diante dos seus críticos mais ferozes faça como Davi fez com Eliabe, não gaste sua energia com eles. Corra por seus objetivos buscando apoio de quem pode lhe ajudar e não dos que querem te tragar. Apoie-se nas palavras de quem te mostra o caminho certo a ser percorrido. Corra para Jesus que certamente lhe dirá os caminhos e a forma como você deve agir. Um vencedor antes de vencer seu gigante, vence seus críticos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário