terça-feira, 21 de julho de 2015

A grande família

            Certo dia Paulo e Timóteo foram para Filipos. Todo o desenrolar desta história é muito revelador e nos ensina muito (leia Atos 16:11-40). Lá foram presos por expulsar um demônio de uma jovem. Na prisão foram soltos por Deus. O carcereiro vendo todas celas abertas iria se matar, pois era lei da época que quando um prisioneiro conseguisse fugir o carcereiro seria morto pela fuga. Porém Paulo o salvou ao demonstrar que ninguém havia fugido. Depois de falar sobre Deus ao carcereiro o impacto daquela mensagem foi tão grande que tanto o carcereiro quanto sua família creram em Jesus. Apenas 1 capítulo da bíblia, mas tantos ensinos que poderíamos transcrever um livro apenas com este capítulo.
            Fato é que naquele mesmo dia tanto o carcereiro quanto sua família creram nas palavras de Paulo e Timóteo. Fato é que uma família toda foi salva pela graça, misericórdia e amor de Jesus. Apenas plainando sobre o texto podemos logo imaginar que as palavras de Paulo e Timóteo devem ter sido impressionantes e isto tenha impactado aquela família. Mas isso não é suficiente para uma salvação, para uma mudança. Impactos quase sempre nos fazem mudar por dias, no máximo semanas, mas logo voltamos ao estado anterior. Muito mais do que palavras, o que fez aquela família toda ser salva foi a união. Sim, uma família unida. Uma família que não tinha inúmeros pensamentos, uma família que partilhava dos mesmos valores, princípios e pensamentos. Uma família que não duvidava das coisas ditas. Uma família que enxergava as mesmas coisas.
            Hoje muitas famílias são afetadas pela falta de união. Primeiro são os pensamentos que não conciliam. Depois a desunião acontece. Muitas famílias hoje não fazem mais os famosos almoços de domingo, é cada um para um lado. Hoje em dia muitas famílias não se reúnem mais em datas comemorativas, uma simples mensagem de whatsapp resolve o problema. Hoje em dia muitas pessoas amam e dão mais importância às amizades passageiras do que á família. Hoje em dia irmãos não se falam a meses. Hoje pais e mães não vêem seus filhos a tempos. Hoje filhos tem mais confiança em pessoas de fora do que em seus pais. Hoje em dia nossos amigos sabem mais da nossa vida do que nossos familiares.
            Foi tudo muito sutil. Foi tudo muito sorrateiro. O processo ainda está acontecendo, mas satanás está derrubando e destruindo as famílias. A base da sociedade já demonstra suas trincas. Hoje vemos famílias onde cada um crê em uma coisa porque a base foi trincada. Uns crêem em Jesus, outros em Maria, outros em oxalá, e outros não crêem em nada. Está em processo de extinção as famílias unidas. Se um dia um homem, com apenas um testemunho salvou toda sua família é porque sua família possuía uma base forte. Uma simples mensagem, um simples testemunho e uma família toda foi salva. Deus pode e quer salvar sua família. A pergunta não é se Ele pode, a pergunta é: Quais são as trincas da sua família.
            Há em Deus a vontade e desejo ardente de ver toda nossa família salva. Precisamos buscar a união de nossa família. Precisamos voltar aos tempos dos compromissos familiares. Precisamos voltar aos tempos onde não existia amor maior do que o da nossa família. Tenha em Moisés um incentivo. Enquanto vivia em meios as riquezas do Egito sua família, seu povo, vivia escravo. Quando deixou tudo para trás, Deus o fez libertador e sua família, seu povo, nunca mais ouviram o estalar dos chicotes.


“Ora, se alguém não tem cuidado dos seus e especialmente dos da própria casa, tem negado a fé e é pior do que o descrente.”

1 Timóteo 5:8



Nenhum comentário:

Postar um comentário