quarta-feira, 29 de junho de 2016

Não deixe o amor se perder

    Altruísmo. Palavra criada em 1830 pelo filósofo Augusto Comte para caracterizar o conjunto das disposições humanas (individuais e coletivas) que inclinam os seres humanos a dedicarem-se aos outros. Opondo-se assim ao egoísmo. Podemos dizer que o altruísmo é uma palavra jovem, mas todo seu sentido é muito antigo. Existe desde a criação do ser humano. Deus foi, e é, altruísta. Jesus veio ao mundo e rasgou não apenas o véu que separava o Santo do Santo, Ele trouxe todo altruísmo á vida. Passou por um mundo já hipócrita e egoísta para ensinar o amor verdadeiro. Bem aventurados os que amam verdadeiramente.
Jesus se entregou por amor altruísta a nós, Comte criou a definição de tão grande amor e cá estamos nós, vivendo cada vez mais egoístas, fazendo com que uma palavra tão jovem já esteja em extinção. Não vivemos o amor ao próximo. Não carregamos mais em nós o "tudo que é meu também pode ser seu", mas sim "tudo que é meu é meu, tudo que é seu também pode ser meu". Invejamos a alegria do próximo e gargalhamos na desgraça alheia. O mundo dos memes nos mostra, com toda sutilidade e sagacidade, como é cada vez mais comum nos agradarmos com a misérias dos outros. O fato é que não nos amamos mais, amamos apenas a nós mesmos, a nossos interesses. Vivemos o tempo do "seja feliz do seu jeito" quando na verdade mostramos toda falta de amor ao não buscar mostrar o caminho certo para as pessoas. Não fazemos mais o bem. Basta olharmos para o mundo. Então veremos nossa falta de amor nas milhares de crianças que são escravizadas, nos muitos países que sofrem com fome e doenças, nas muitas mulheres que sofrem com estrupo e violência.
Que possamos amar, se altruístas de verdade. Que nosso amor não se encontre apenas nos 10 centavos que entregamos num semáforo ou em uma roupa de uma campanha do agasalho. O verdadeiro amor vai muito além. O verdadeiro amor está em sentir em si mesmo a dor do próximo. O verdadeiro amor está em servir com alegria as necessidades de quem está ao nosso lado. O verdadeiro amor está em conhecer a Jesus e não trancafiar este conhecimento.

"Ora, o Seu mandamento é este: que creiamos em o nome de Seu Filho, Jesus Cristo, e nos amemos uns aos outros, segundo o mandamento que nos ordenou."

1 João 3:23



Nenhum comentário:

Postar um comentário