"Então, de novo, choraram em voz alta; Orfa, com um beijo, se despediu de sua sogra, porém Rute se apegou a ela."
Rute 1:14
Noemi viu sua família ser destruída. Seu esposo e seus 2 filhos morreram. Lhe sobraram apenas suas noras, Orfa e Noemi. Ambas tinham afeição por ela. Ambas a acompanharam em seu returno velado à terra de Judá. No entanto, as provações vieram. Noemi então, sem egoísmo, apresentou a ambas o que lhes aguardavam. Se elas buscavam conforto e tranquilidade, Noemi as exortou com a realidade da viuvez. Ambas declararam que estariam com o povo do Senhor, porém, após uma reflexão, Orfa, com muito pesar e um beijo respeitoso e amoroso, deixou Noemi, o seu povo e o Deus de sua sogra. Assim, Orfa, retornou a seu povo, gente que adorava outros deuses. Rute, porém, com todo o seu coração, entregou-se ao Deus de sua sogra: "[...]porque, aonde quer que fores, irei eu e, onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus. [...]faça-me o Senhor o que bem lhe aprouver,[...]" (Rute 1:16-17).
Uma coisa é amarmos os caminhos de Deus quando tudo se mostra agradável, outra coisa bem diferente é nos apegarmos a esses caminhos quando temos de enfrentar desencorajamentos e dificuldades. O beijo de confissão externa é muito barato e fácil, mas o apego prático ao Senhor, o qual deve se manifestar em decisão santa por meio da verdade e santidade não é pouca coisa. Qual é a sua posição? Seu coração está ligado em Jesus? Você já calculou o preço? Está disposto solenemente a sofrer todas as perdas do mundo por amor ao seu Senhor?
É muito fácil e simples nos dias atuais vermos Orfas pelo mundo. Os argumentos aos quais levam estas pessoas a abandonarem os caminhos de Jesus são diversos, mas primos. É a igreja que lhes magoou, são os irmãos na fé que lhe causaram perdas, é a vida em si que não estava fácil, foi a necessidade que clamou. Muitos ainda se dizem estar com Jesus, mas se esquecem de que se estar com Jesus é ser inimigo do mundo e não compactuar com o pecado. Uma pena, pois hoje, milhares de pessoas possuem na testa a marca "você não é Deus para me julgar"; pobres espíritos, apenas não enxergam que eles mesmo é quem se julgam.
O ganho futuro será uma recompensa abundante pois os tesouros do mundo não se podem comparar com a glória a ser revelada. Nunca mais se ouvir falar sobre Orfa. Rute permanece na história e vive no céu, pois a graça de Deus a colocou na linhagem de Jesus. Benditos são aqueles que renunciam as tranquilidades, os prazeres e a idolatria pelos caminhos de Jesus. Entretanto, esquecidos e pior que esquecidos são os que na hora da tentação ferem o escrúpulo e retornam ao mundo.
Que hoje olhemos para nós. Que hoje possamos ter o brilho do Espírito Santo, que não deixa nenhum caminho estranho escondido. Que busquemos com afinco a proximidade ao nosso Senhor. E que o nosso Deus seja o Deus verdadeiro, o EU SOU!
Nenhum comentário:
Postar um comentário