segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

Você tem um coração grato?

"Eu, porém, renderei graças ao Senhor, segundo a sua justiça, e cantarei louvores ao nome do Senhor Altíssimo."
Salmos 7:17

    Você é uma pessoa grata? Você olha para tudo o que tem e o que já conquistou, além das coisas pelas quais já passou e consegue ser grato? Ou apenas vê coisas ruins, planos não conquistados, coisas que ainda você não tem e momentos ruins da vida? Você é grato ou você é murmurador?
    A gratidão é a rainha das virtudes. Não devemos dar graças pelo mal moral nem pelos nossos erros, porém, devemos dar graças apesar das circunstâncias adversas que nos atingem, pois Deus as transforma em instrumentos de bênção para nós.
    Lembremos de José. Vendido pelos próprios irmãos, de menino rico virou jovem escravo. Foi condenado injustamente em terra estrangeira e amargou a cela e o trabalho na prisão. Passou anos, não dias, nessa vida. Revelou o sonho que libertou um prisioneiro. Pediu para ser lembrado e foi esquecido. Um dia foi levantando governador. Na terra mais poderosa da época, era o segundo maior homem. E o que José fez durante todo esse tempo amargo de sua vida e enquanto governador? Foi grato! Ainda que em sofrimento, quando governador, não buscou vingança. Não ficou amarrado com uma corda e uma placa: "olha o quanto eu sofri"; Não se remoeu. Não pisou sobre as pessoas. Não reclamou e muito menos amaldiçoou Deus. A sua resposta aos seus irmãos revela muito sobre quem foi José durante toda sua vida: "Agora, pois, não vos entristeçais, nem vos irriteis contra vós mesmos por me haverdes vendido para aqui; porque, para conservação da vida, Deus me enviou adiante de vós. [...]Deus me enviou adiante de vós, para conservardes vossa sucessão na terra e para vos preservar a vida por um grande livramento. Assim, não fostes vós que me enviastes para cá, e sim Deus,[...]" (Gênesis 45:5-8).
    O que há em você que não lhe permite ser grato? Qual é a injúria que lhe fizeram e lhe está trazendo grande peso de amargura? Qual é a situação de sua vida hoje que não te faz agradecer e reconhecer nem mesmo que sem Deus, nem mesmo tal situação você estaria vivenciando? Qual é o passado que te aflige mais que um chicote no braseiro? 
    Seja grato. Entenda que a gratidão move o coração de Deus. Reconheça-O em todos os teus caminhos. Nos momentos mais difíceis agradeça e reflita de que isto pode estar vindo sobre a sua vida para que um bem maior aconteça na frente. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário