sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

Construindo um casamento

"Não obstante, vós, cada um de per si também ame a própria esposa como a si mesmo, e a esposa respeite ao marido."
Efésios 5:33

    Todos casamentos são providos de muitas dificuldades. Quer seja no âmbito financeiro ou no próprio relacionamento. Não é raro homem e mulher perderem com o tempo respeito, companheirismo e amizade, bases que sustentam o casamento e que, sim, são mais importantes até mesmo que o sexo. Não é difícil de se encontrar aqueles(as) que andam a cada dia mais desconfortáveis e se sentindo tristes em seu casamento. Veem em seu cônjuge muito mais delicadeza, compreensão e afeto para com os outros, quando na verdade, nossas maiores forças devem estar em satisfazer aquela(e) que um dia disse "sim" num altar.
    E muitos destes erros vem em primeiro lugar por acreditarmos piamente de que o casamento só nos trará benefícios e alegria. De que nosso cônjuge não é de fato alguém para amarmos, mas sim, alguém para nos sustentar e/ou nos ser serviçal. Com isto em mente, o tempo apenas se encarrega de nos fazer a cada dia mais tratarmos nosso cônjuge como mais um em nossa vida. 
    E é com o tempo também e com a vinda dos filhos que as coisas se complicam. Diante tal presença e tão grande amor nosso cônjuge fica de uma vez por todas lançado no mais profundo de nosso coração. Trocamos as fotos de casal pela foto do(s) filho(s). Nosso tempo é administrado apenas para dar amor e carinho a uma criança tão indefesa e amável. Claro, filho(s) é sempre um caso a parte e merece sim o maior amor, atenção, carinho e tudo que podemos dar. Porém, ainda assim, filho nunca deve vir antes do cônjuge, afinal, filho cresce e um dia se vai, e quem ficará ao nosso lado? 
    A importância de um casamento sadio, alegre e com frutos não se conjuga na terceira pessoa, mas sim na primeira, ou seja, nunca é: ele, ela, você; sempre é: eu! Um casamento só dá certo quando entendemos 2 pontos essenciais.  1- Deus deve sempre ser o centro do casamento. Ele é a base, a rocha, Aquele que nos dá força nos dias mais difíceis. É em Jesus onde encontramos respostas e auxílio para as muitas conturbações que um casamento traz. É somente quando Jesus se torna o centro que então as coisas se acomodam em seu devido lugar; 2- As atitudes devem sempre se partir de nós, do eu. Sou eu quem deve tomar o primeiro passo do perdão. Sou eu quem deve tomar o primeiro passo de um jantar a dois. Sou eu quem devo dizer o primeiro te amo. Sou eu quem devo agir da forma como espero que se aja comigo. Sempre eu. Eu devo ser o exemplo de como meu casamento deve ser. Apenas quando eu sou o exemplo, então eu posso, com amor, dialogar com meu cônjuge e lhe apresentar o que ele deve mudar.
    Pare de achar que seu casamento é um porto seguro. Antes, faça-o ser um porto seguro. Casamento nunca vem pronto, você o constrói. Seja você aquele(a) que edifica a sua casa não na areia, mas na rocha.




Nenhum comentário:

Postar um comentário