quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Fofoqueiro do inferno!

"Não andarás como mexeriqueiro entre teu povo; não atentarás contra a vida do teu próximo. Eu sou o Senhor."
Levítico 19:16

    Para os mais antigos: mexeriqueiro; Para os tempos atuais: fofoqueiro; assim hoje muitos são conhecidos e outros milhares o são de fato, ainda que não pareça. Qualquer obra de nossas línguas que difame nosso próximo (ainda que seja correto ao nosso senso de justiça) é fofoca. "Não aborrecerás teu irmão no teu íntimo; mas repreenderás o teu próximo e, por causa dele, não levarás sobre ti pecado." (Levítico 19:17).
    Propagar fofocas emite um veneno tríplice. Traz injúria á pessoa que divulga, á pessoa que ouve, e á pessoa sobre a qual as fofocas são contadas. Quer o relato seja verdadeiro, quer não, somos proibidos por este preceito da Palavra de Deus de propagá-la. A reputação de nosso próximo deve ser bastante preciosa aos nossos olhos e sua imagem não deve ser arranhada pelas nossas palavras. Devemos sim é nos envergonhar de ajudar ao diabo a desonrar o próximo. E se o fazemos isto no âmbito da congregação, da igreja, estamos também desonrando o nome do Senhor (leia Provérbios 12:13).
    Algumas línguas precisam de rédeas e não de esporas (leia Tiago 3:3). Muitos se gloriam em rebaixar o próximo, como se, por meio disto, exaltassem a si mesmos. Os sábios filhos de Noé puseram uma capa sobre ele, e aquele que o expusera obteve uma horrenda maldição. 
    Lembremos que um dia podemos precisar da tolerância e do silêncio de nosso próximo quanto a nossos atos. Portanto, demonstremos essas virtudes para com aqueles que necessitam delas agora. Que esta seja uma regra de vida, de conduta e um compromisso pessoal: Não fale mal a respeito de ninguém.
    Devemos nos recordar de que de forma adequada o Espírito Santo nos permite reprovar o pecado e nos prescreve a maneira pela qual devemos fazer isso. Temos de fazê-lo mediante uma repreensão particular ao nosso próximo e não mediante uma injúria (fofoca) por trás dele. Assim agindo, expressamos maturidade e semelhança a Cristo. Além disto, recebemos a bênção de Deus. 
    É mais gostoso fofocar? É prazeroso falar mal do próximo? "Seis coisas o Senhor aborrece, e a sétima a Sua alma abomina:[...]testemunha falsa que profere mentiras e o que semeia contendas entre irmãos." (Provérbios 6:16 e 19). Que nos tornemos mais vigilantes quanto ao que falamos sobre o nosso próximo. Que nos recordemos de que muitos, por meio de advertências amorosas, oportunas e sábias, foram livrados do pecado. Antes de fofocar sobre a vida de alguém lembre-se: O Senhor está cerrando Sua face contra você!




Nenhum comentário:

Postar um comentário