sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Orei, mas não orei

"Orai sem cessar."
1 Tessalonicenses 5:17

    Suas orações não são correspondidas? Você saberia o motivo? Bem, tudo se inicia quando formulamos a Pessoa de Deus de uma forma equivocada. Normalmente cometemos 2 erros extremos. Ou consideramos Deus como uma pessoa ou O consideramos como um ser incomunicável. Porém, Deus é Deus, e Ele é do jeito que Ele é (Êxodo 3:14). 
    Mas, por que não temos nossas orações respondidas? Primeiro devemos lembrar de que a base e o princípio da oração não é pedir o que queremos, mas sim, ter um relacionamento com Deus (2 Crônicas 7:14). Por isso que repetições e preces decoradas não funcionam, afinal, você é repetitivo ou fala coisas decoradas para alguém? O que devemos nos recordar é que devemos estar em oração constante, pois Deus quer estar em contato conosco (1 Tessalonicenses 5:17-18). E não precisamos temer ou esconder o que vamos falar com Deus, a oração deve ser totalmente franca. Não precisamos temer que o diabo ouça o que dizemos (1 João 5:18), pois ele não poderá usar contra nós algo que é fruto de nossa intimidade com Deus (1 Pedro 1:5). Pelo contrário, ao confessarmos a Deus, o diabo perde o poder sobre aquilo (Tiago 5:16). 
    E como devemos orar? Jesus nos deixou a oração, conhecida com Pai nosso, não para que a fizéssemos em repetição, mas sim, como um modelo de oração (Mateus 6). Nesta oração temos 7 princípios que devemos ter em nossas orações: 1- Reconhecer a soberania e a santidade de Deus (v. 9); 2- Desejar que o Reino de Deus seja estabelecido na terra (v. 10a); 3- Se submeter a vontade de Deus (v. 10b); 4- Reconhecer que Deus supre as nossas necessidades (v. 11); 5- Estar disposta a perdoar para receber o perdão de Deus (v. 12); 6- Pedir proteção contra a tentação ou ação maligna (v. 13a); 7- Adorar a Deus reconhecendo seu poder e a sua glória eterna (v. 13b). 
    Outro ponto que devemos nos atentar em nossas orações é que elas só devem ser dirigidas a Deus (Salmos 73:25). Se vamos pedir, clamar, suplicar, interceder, adorar ou agradecer, é somente a Deus (Salmos 62:1). E então devemos recordar que Deus é um Ser trino (Isaías 48:16). Por isso devemos nos relacionar com Deus, Jesus e com o Espírito Santo. Por isso quando oramos pedimos ao Pai em nome de Jesus (João 16:23-24). E tudo quanto pedimos ao Pai em nome de Jesus, recebemos (João 14:13-14). Tudo!
    Então, por que não recebemos o que pedimos em nome de Jesus? Basicamente por 3 motivos: 1º- O primeiro é por falta de fé (Tiago 1:6-8); 2º- Por Jesus não ser ainda reconhecido com único Senhor e Salvador de sua vida (1 Timóteo 2:5); 3º- É por ter uma ideia errada sobre a oração em nome de Jesus; oração em nome de Jesus é orar de acordo com a vontade de Jesus (1 João 3:22). Afinal, quando fazemos algo em nome de alguém, é como se ela fizesse aquilo não é mesmo? É por isso que precisamos orar sem cessar, ter relacionamento com Deus contínuo, pois só assim, saberemos qual é a vontade de Deus e assim, oraremos da forma correta e saberemos que receberemos o que realmente precisamos (Mateus 6:33). Afinal, Deus sabe o que é melhor para nós e quando estaremos preparados para receber. 
    O que Deus tem pra nós é exatamente o que queremos, mesmo que não saibamos disto (Romanos 12:2). Deus olha para o objetivo final da oração e nós dá exatamente o que precisamos para alcançá-la, mesmo que seja diferente do que pedimos (Mateus 7:11). Exemplo: Você quer chegar em A, por isso pede B, pois você pensa que através de B você chegará em A. Porém, Deus sabe que se você receber B, você chegará em C. Por isso Ele te dá D, porque Ele sabe que desta forma você chegará em A.
    Por isso é tão importante a oração e o relacionamento contínuo com Deus, pois só assim, teremos as respostas para nossas orações, que vem através de nosso espírito (1 Coríntios 2:12), da Bíblia (Hebreus 4:12) e das circunstâncias. Por isso precisamos estar atentos nas respostas e em nossas orações. Muitos pedem força a Deus mas reclamam de carregar peso!
    O que Deus quer de nós é uma vida de oração (Efésios 6:18). Não existe vida cristã sadia sem a oração. Nossa oração só precisa ser sincera, espontânea e constante (1 Pedro 5:6-7).





Nenhum comentário:

Postar um comentário