"Pondera a vereda de teus pés, e todos os teus caminhos sejam retos."
Provérbios 4:26
Dias atrás refletimos sobre as alianças e o quanto elas são importantes. Nossas alianças são tão importantes que o livro de Provérbios está recheado de ensinamentos de boas e más alianças. Nele encontramos sobre nossa aliança com Deus, com o casamento, com os filhos, com pessoas e com coisas. São 31 capítulos espetaculares, cheio de ensinamentos. Se tivéssemos apenas este livro então teríamos praticamente tudo o que precisamos para ter uma boa vida, para verdadeiramente caminhar com Deus. Se refletíssemos diariamente sobre seus ensinos, e mais, se vivêssemos suas palavras certamente as braçadas neste mar da vida seriam mais tranquilas e nos exigiriam menos oxigênio.
E nos caminhos que temos vivido precisamos diariamente ponderar sobre cada um deles. É preciso observar, avaliar, considerar e reconsiderar quando necessário cada um deles. São rotas que precisamos alinhar e realinhar diariamente. E em todas, precisamos ter a certeza de que são caminhos justos, retos, onde não caminhamos pelas rotas do pecado, da imoralidade, da independência de Deus; "Reconhece-o em todos os teus caminhos, e Ele endireitará as tuas veredas." (Provérbios 3:6). Não há como sermos justos e retos em nossos caminhos se Jesus não está sobre eles. "Para o insensato, praticar a maldade é divertimento; para o homem inteligente, o ser sábio." (Provérbios 10:23). Assim o somos, maldosos por natureza, inclinados a caminhar pelos caminhos obscuros da vida, buscando nos deleitar sempre nos prazeres da vida e correndo sobre as teias do pecado; "O caminho dos perversos é como a escuridão; nem sabem eles em que tropeçam." (Provérbios 4:19); "Se dissermos que não temos pecado nenhum, a nós mesmos nos enganamos, e a verdade não está em nós." (1 João 1:8); "Quem pode dizer: Purifiquei o meu coração, limpo estou do meu pecado?" (Provérbios 20:9).
Que possamos mais do que entender o peso de nossas alianças, saber que devemos colocar nossos caminhos sobre a luz de Cristo, só assim alcançamos a verdadeira justiça e os caminhos de paz para a vida. Que possamos entender que nossas ponderações e nossas alianças causam os frutos de nosso futuro. Que possamos deixar de lado as tolices de achar que Deus é quem nos faz cair em desgraças. "A estultícia do homem perverte o seu caminho, mas é contra o Senhor que o seu coração se ira." (Provérbios 19:3). Que possamos por fim, descobrir que quando nossas alianças são ponderadas e nossos caminhos são direcionados por Deus, então encontraremos descanso e prosperidade cheia de bênçãos em nossas vidas. "O galardão da humildade e o temor do Senhor são riqueza, e honra, e vida." (Provérbios 22:4).
Nenhum comentário:
Postar um comentário