sexta-feira, 12 de junho de 2015

Quem tem ouvidos, ouça!!

            O livro de Apocalipse para muitos é algo tenebroso. Muitos até já pensaram que ele nem deveria estar na bíblia. Surpresa talvez tenhamos ao descobrir que o sentido da palavra é totalmente inversa ao que sempre pensamos. A palavra Apocalipse vem do grego “apokalupsis” e significa “revelação”. Fato interessante é que se buscarmos bíblias em língua inglesa descobriremos que o último livro da bíblia não se chama Apocalipse, mas sim “revelation” (“revelação” em português).
            E Deus revelou a João nada mais nada menos do que tudo o que iria acontecer no fim dos tempos. E de tempo em tempo alguém procura estabelecer um dia para que Jesus volte. É importante relembrar neste caso o que Jesus disse: “Mas a respeito daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, nem o Filho, senão o Pai.” (Mateus 24:36). Infelizmente podemos dizer que o tiro está saindo pela culatra pois, se a intenção destas “revelações” é fazer com que as pessoas busquem a Deus, na verdade o efeito está totalmente inverso, visto que é cada vez mais fácil encontrar alguém que não acredite mais que um dia Jesus virá, mas Ele virá!
            No início do livro Jesus manda que João escreva a 7 igrejas. Literalmente estas igrejas existiam, mas por algo que só pode ser Divino, vemos hoje muita coisa em comum com os tempos em que vivemos. É muito importante ressaltarmos que igreja não é muro e telhado, isto é um templo, igreja somos nós. Cada pessoa para Cristo é uma igreja (leia 1 Coríntios 6:19).
            João inicia escrevendo para a igreja de Éfeso (leia Apocalipse 2:1-7). Esta igreja abandonou o primeiro amor á Deus. Quantos de nós hoje não vamos á cultos, missas e encontros religiosos apenas para cumprir papéis sociais?! Chegamos já olhando no relógio a hora para ir embora. Fazemos boas obras não por amor ao próximo, mas por querer mostrar algo que não temos em nosso coração. Quantos de nós já não mais buscamos a Deus pois nos sentimos conhecedores demais de tudo que vem de Deus ou porque simplesmente a vida nos preenche com suas coisas fúteis?! Logo depois João escreve para a igreja de Esmirna (leia Apocalipse 2:8-11). Esta igreja sofreria perseguição. Quantos não sofrem hoje a perseguição por falar do amor de Deus? Quantos hoje não pensam em desistir de sua fé pelo que a vida lhes imputa? A terceira igreja é a de Pérgamo (leia Apocalipse 2:12-17). Uma igreja que precisava se arrepender. Quantos de nós não vivemos sobre o pecado do mundo? Quantos hoje deixaram todas doutrinas de Deus para buscar as doutrinas do mundo? Quantos hoje não precisam olhar para si e ver que em sua vida há traição, malícia, olhos invejosos, ganância e tantas coisas que só os afastam de Deus? Depois João escreveu á igreja de Tiatira (leia Apocalipse 2:18-29). Uma igreja de fachada, que segue princípios que não vem de Deus. Quantos de nós hoje não vivemos uma vida de fachada? Sorrimos e damos as mãos a nossos cônjuges, mas em casa mal nos falamos?! Quantos de nós sorrimos e chamamos uma pessoa de grande amigo, mas quando estamos com outras pessoas apenas falamos mal da pessoa?! Quantos de nós não dissemos que amamos á Deus, mas simplesmente não buscamos Sua presença?! A quinta igreja a quem João escreveu foi Sardes (leia Apocalipse 3:1-6). A igreja que tinha adormecido. Quantos de nós não conhecemos o que Deus nos diz, o que Ele requer de nós, mas deixamos de vigiar sobre nossa vida e nossas ações?! Sabemos o que é o pecado, mas não fugimos dele. Sabemos o que é errado, mas cremos que ainda há tempo de se arrepender. A penúltima igreja foi a de Filadélfia (leia Apocalipse 3:7-13). A igreja que esperava pelo Senhor. Sim, hoje existem pessoas pelo mundo que buscam e estão nos caminhos de Deus. Não se importam com as perseguições. Seus sonhos e desejos não são de bens materiais, mas de riquezas espirituais. A última igreja a quem João escreveu foi a de Laodicéia (leia Apocalipse 3:14-22). A igreja morna. A esta igreja, e a nós, talvez Jesus tenha feito a mais terrível declaração: “Assim, porque és morno e nem és quente nem frio, estou a ponto de vomitar-te da minha boca;” (Apocalipse 3:16).
            Hoje como está sua vida com Deus? Você ainda crê em Sua volta? O mundo lhe é mais interessante do que Deus? Que igreja você é? Não sabemos quando Jesus vai voltar mas devemos estar preparados para a volta Dele para o segundo seguinte. Hoje olhe para si, olhe para a sua eternidade. Jesus diz que nos conhecerá pelos frutos (leia Lucas 6:44). Hoje você tem frutos ou ainda nem mesmo criou raízes? Há tempo de regar a árvore da vida que existe em você. Regue com as águas vivas que é Cristo.


“Rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao Senhor, vosso Deus, porque Ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e se arrepende do mal.”

Joel 2:13




Nenhum comentário:

Postar um comentário