sexta-feira, 11 de março de 2016

A fé intercessora

            A mulher de Ló virou uma estátua de sal. Conhecemos esta história. Porém, para que isto acontecesse e para que Ló fosse salvo da destruição de Sodoma Abraão intercedeu junto a Deus (leia Gênesis 18:22-32). Isaque tinha uma esposa amada, Rebeca, porém ela era estéril. Isaque teve fé, orou e intercedeu por sua esposa junto a Deus e Rebeca lhe deu filhos (leia Gênesis 25:21-26). No êxodo do povo de Israel Moisés por diversas vezes orou e intercedeu para que Deus agisse a favor e com misericórdia do povo. Eliseu certo dia viu um exército vindo ao seu encontro. Geazi, seu discípulo, ficou aterrorizado com aquilo. Eliseu usou de sua fé e orou a Deus para que seus olhos espirituais fossem abertos (leia 2 Reis 6:8-23). Houve um dia em que uns homens tiveram tanta fé em Jesus que levaram seu amigo paralítico e o fizeram descer pelo telhado para que fosse curado (leia Lucas 5:17-26).
            A bíblia contêm diversos relatos onde a cura, o milagre ou a transformação de vida não veio diretamente da fé de quem foi alcançado, mas sim por quem estava ao seu lado. Esta é a fé intercessora. É a fé que age por aqueles que não crêem. É o poder da fé, o de substituir a descrença. Todavia somos levados pela nossa avareza de amor ao próximo a não sermos intercessores. Quando fazemos, usamos nossas orações para nós, para nossas necessidades e para buscar apenas nossos benefícios umbilicais. Reclamamos do governo, mas não oramos pelo governo. Murmuramos dos que nos perseguem, mas não oramos por eles. Gastamos nosso tempo falando mal da descrença de muitos, mas não oramos para que isto mude. Dizemos ter fé, mas não temos fé pelos outros.
            Certo dia Isaías teve uma visão. Viu Deus no Seu alto e sublime trono. Foi uma das visões mais fantásticas de Deus que a bíblia relata. Porém, em meio á visão Deus relatou a “seca” que o mundo tinha de intercessores com fé para mudar a vida das pessoas: “[...]A quem enviarei, e quem há de ir por nós?[...]” (Isaías 6:8);
            Nossas batalhas são importantes, mas Deus também espera de nós que façamos a batalha do próximo. Deus nos dá o privilégio de sermos o canal que muda a vida de uma pessoa. Deus nos coloca em meio a esta selva de pedra não para que vivamos nos digladiando, mas para que sejamos a luz da fé em meio as trevas da descrença. Muitas opiniões podem mudar com uma fé intercessora. Muitas visões podem ser abertas com uma fé intercessora. Muitas doenças podem ser curadas com uma fé intercessora. Muitas portas podem se abrir com uma fé intercessora.
            “[...]A quem enviarei, e quem há de ir por nós?[...]” Deus não nos dá fé apenas para nossos benefícios. Deus nos enche de fé para que lidemos com os descrentes. Talvez um homem paralítico não cria que Jesus o curaria, disto não sabemos ao certo. Mas temos a certeza de que seus amigos criam, tinham a fé de que não ganhariam nada para si, mas tudo para seu amigo. Qual foi o “paralítico” que Jesus já curou através de suas mãos?

“Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim.”

Isaías 6:8



Nenhum comentário:

Postar um comentário