sexta-feira, 18 de março de 2016

Abra os olhos da fé

            Você já sentiu aquela vontade compulsiva de comer aquele delicioso chocolate no fim da noite?! Seu corpo e sua mente lhe dizem ser inapropriado, mas você sente aquele desejo (que não sabe de onde vem) de atacar o chocolate! Sim, isto já deve ter ocorrido com muitas pessoas. Pois no caminho de nossas vidas há muitos chocolates espalhados pelo caminho. Porém, diferentemente de um chocolate, que não tem nada de mortal, estas tentações da vida são por muitas vezes delícias que nos levam a nos incriminar terrivelmente.
            Os políticos de nossa amada nação estão tendo nos telejornais de hoje em dia apenas as suas tentações sendo escancaradas. Fato é que nenhum deles começou roubando milhões, todos começaram com alguns mil.
            Em um país africano caçadores encontraram um meio interessante de caçar macacos. Eles colocavam um grande vaso (e pesado) num caminho. A boca do vaso era do tamanho exato do braço dos macacos. Dentro do vaso eles colocavam um alimento. Passado um tempo os macacos sentiam o cheiro e chegavam-se ao vaso. Vendo que era comida, enfiavam a mão para pegar. E ai vinha a sacada dos caçadores. A comida não saia. Então o macaco se desesperava e se prendia ao vaso ao tentar colocar a segunda mão. Com isto bastava lançar a rede e os macacos estavam presos e pegos.
            “Vigiai e orai[...]”; Jesus nos ensinou sobre isto. Foi além. Nos explicou todo o motivo. Quando não vigiamos ficamos acomodados. Então acomodados deixamos de orar. Se deixamos de orar, perdemos a fé. Se não temos fé, então julgamos que Deus não existe ou começamos a ter entendimentos variáveis de Deus (todos equivocados). É um efeito cascata.
            Sabendo disto, satanás, trabalha exatamente no primeiro ponto, afinal, ele sabe que trabalhar no último apenas é muito mais trabalhoso e complexo. Ele nos imputa a não vigiarmos. E o que chocolate, dinheiro e comida tem a ver?! Nos dão uma alegoria de como satanás trabalha, do seu posicionamento. Ele sempre nos coloca coisas deliciosas e que não parecem ter maldade alguma no meio de nosso caminho, para que assim, comecemos a achar que tudo é muito relativo e nada a ver. Ele sempre traz o dinheiro fácil das conquistas ilícitas para nos fazer julgar primeiro que não tem problema nenhum ganhar R$ 1,00 fazendo algo errado. Claro que com isto o valor sempre vai aumentar! Ele sempre lança no meio do nosso caminho coisas que gostamos muito, que o cheiro é bom e que se mostra muito fácil e acessível. Porém, nos esquecemos de olhar para os lados, afinal, ele está lá, bem escondidinho, esperando apenas que fiquemos preso no erro e no pecado, para então, nos aprisionar.
            As ciladas de satanás nunca estão no lixão de nossas vidas, mas sempre nas belas mesas em que nos sentamos. “Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.” (Salmos 1:1). Devemos vigiar para que satanás não nos roube com suas migalhas a fé que nos traz a esperança. Devemos orar para que nossa fé seja aumentada e nossa crença em Deus não se desfaleça. É no momento em que enterramos os mandamentos de Deus em nossas vidas que satanás para de colocar coisas em nosso caminho para nos enlaçar nas cordas do pecado. O não vigiar e o não orar de uma pessoa só demonstra que ela é como um dia foi Pedro, soberbo e crendo ser auto-suficiente. Lembremo-nos do que Jesus nos disse ao final do “vigiai e orai”: [...]a carne é fraca.

“Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.”

Mateus 26:41



Nenhum comentário:

Postar um comentário