quarta-feira, 9 de março de 2016

Ansiedade. Uma doença mortal

            Ansiedade é um crime contra si mesmo. Ansiedade é torturar a alma com o que há de mais terrível. Ansiedade é correr sem sair do lugar. Ansiedade é a raiz da depressão, da anorexia e da morte. Ansiedade é regar nosso jardim com cal. Ansiedade é se derrotar antes mesmo de começar a luta. “Nossa ansiedade não esvazia o sofrimento do amanhã, mas apenas esvazia força de hoje.” (Charles H. Spurgeon).
            A ansiedade está nos quatro cantos do mundo. Ela se esconde em várias doenças e mata várias pessoas. Vemos a medicina e a psicologia lutando e gastando milhões anualmente para descobrir curas para doenças terríveis, mas jamais vemos alguém tentar lutar contra a ansiedade. E nesta batalha, a humanidade anda perdendo muito mais do que possa imaginar. A ansiedade também se esconde em coisas que mal nos apegamos. São as pequenas raposas lançadas por este mal. Ela está nas muitas horas extras de um trabalho, tudo por querermos garantir as nossas contas bem pagas. A ansiedade está em casamentos abalados, tudo por conta de não acreditarmos em mudanças. A ansiedade está no muito que comemos para “relaxar” a tensão de nossa vida.
            Este mal vem consumindo a cada dia mais e mais pessoas. Nossa falta de tempo. Nossas buscas desenfreadas e sem conexões com a realidade. Nossas alianças sem reflexão. Nosso consumo exagerado. Lá está ela. Sempre lançando sobre nós suas sementes. Sempre germinando em nosso caráter, mente e coração raízes e frutos que nos levam a caminhos escuros. Sempre sugando nossas energias. Sempre nos fazendo ser mais e mais viciados nos seus frutos. Afinal, vá dizer a quem trabalha em excesso, a quem come exageradamente, a quem faz dietas absurdas, a quem não sai de uma academia, a quem vomita a cada refeição, a quem não pára por um segundo sequer de que ele não precisa disto? Ansiedade.
            “lançando sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós.” (1 Pedro 5:7). Apenas em Jesus temos o remédio para este mal que está em cada centímetro de nossas vidas. Médicos e psicólogos são paleativos. Ajudam, cooperam, mas não curam. Apenas nos fazem fingir a nós mesmos com tratamentos e remédios, aos quais, muitos de nós acabamos por nos tornar viciados naquele método. Ansiedade também. Sim, médicos e psicólogos nos auxiliam, mas apenas em Cristo verdadeiramente teremos a cura. Apenas quem encontra verdadeiramente o manancial de águas vivas chamado Jesus pode ter uma cura de um terror tão escondido.
            No meio de tanto barulho que a ansiedade nos provoca devemos buscar a voz mansa de Deus. É nela onde encontramos o abrigo para fugir e nos salvar de tão grande mal. Que hoje façamos isto. Que hoje consigamos fugir em nossas orações ou em nosso devocional particular com Cristo de um mal tão escondido, mas tão grandioso. Que hoje busquemos a este Deus que nos traz paz e salvação.

“Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida?”

Mateus 6:27



Nenhum comentário:

Postar um comentário