sábado, 26 de março de 2016

Dedique-se na vinha


                Compreender as obras e os desígnios de Deus é algo complexo e que vai muito além do que podemos alcançar. Como entender em sua totalidade a fé? Como desvendar a graça Divina? Como aceitar e receber um amor tão grande? Como aceitar que há um só Deus a quem devemos honrar e amar? Como negar muitas vezes coisas tão lícitas? Como viver mandamentos de portas tão estreitas? Como buscar até o fim uma santidade que nunca tivemos? Como viver em paz quando muitas vezes nossos “sim” tem como resposta “não”? E, como aceitar que um Deus Santo, Santo, Santo, ama e aceita o pior dos pecadores arrependido da mesma forma com que aceita aquele que viveu apenas para Ele? “Com quem tomou Ele conselho, para que Lhe desse compreensão? Quem O instruiu na vereda do juízo, e Lhe ensinou sabedoria, e Lhe mostrou o caminho de entendimento?” (Isaías 40:13).
                Certa vez o Deus encarnado, Jesus, nos trouxe uma parábola. Nela um senhor de uma casa colocava homens para trabalhar em sua vinha. Contratou homens pela manhã, a tarde e já próximo ao fim do trabalho, porém, a todos acordou em pagar o mesmo preço. Quando os trabalhadores do início do dia viram que os que trabalharam menos ganharam a mesma coisa questionaram o senhor: “[...]Amigo, não te faço injustiça; não combinaste comigo um denário? Toma o que é teu e vai-te; pois quero dar a este último tanto quanto a ti.” (leia Mateus 20:1-16).
                Jesus se apresenta todos os dias a todos nós. Por todos os dias Ele nos dá amor, graça e misericórdia. Por todos os dias Ele espera que O alcancemos, que deixemos de viver nossa vida rasa, para vivermos uma vida plena. Muitos já O tem no coração e procuram por Seu caminho, porém, não há diferenças entre os que fazem mais e os que fazem menos.
                Entender a Deus não é o objetivo de nossas vidas. Servi-Lo é que faz parte de nossas atribuições. Quanto mais longe estamos de uma busca particular de Cristo, menos entendemos todo o Seu ser. Decidir andar com Deus e usar as mãos para trabalhar em Sua vinha apenas quando estas questões forem respondidas a próprio gosto é ter a certeza de que nunca se servirá a Deus.
                Nunca conseguiremos compreender em sua totalidade as coisas de Deus, afinal, Seu reino não é neste mundo. Não se desafie naquilo que você nunca terá uma resposta completa. O que nos importa é que a resposta virá, a seu devido tempo. Não se apegue em perguntas, se apegue em Deus. Não queime seus miolos buscando respostas, apenas decida aceitar de que Deus é justo e a cada qual dará o devido trabalho na Sua vinha. Abra espaço em sua vida para que Deus haja. A todas estas perguntas existe a resposta certa, mas apenas aos que trabalham na vinha o Senhor dará no devido tempo suas respostas.

“Porventura, não me é lícito fazer o que quero do que é meu? Ou são maus os teus olhos porque eu sou bom?”

Mateus 20:15




Nenhum comentário:

Postar um comentário