quinta-feira, 17 de março de 2016

Perdão é vida


            Conquistar o amor de uma pessoa, seu respeito e sua confiança é algo difícil e que leva um bom tempo. São muitos e muitos tijolos para erguer estas muralhas. Porém, basta uma simples pedra para levar tudo á ruina. Basta uma traição. Basta um esquecimento. Basta uma palavra errada ou mal dita e tudo vai ao chão. Assim somos. Seres que dão pontuações extremas ás falhas dos que estão ao nosso lado e gotas para as boas atitudes.  Bastam 3 segundos para que todos bons feitos e momentos de grande alegria sejam jogadas na latrina. Nos julgamos seres perfeitos, e assim obrigamos que todos sejam perfeitos.
            E com isto, não conseguimos perdoar como convém. Ou melhor, não perdoamos como Deus nos manda perdoar. Buscamos diariamente um relacionamento com Deus e o Seu perdão pelos nossos deslizes, mal nos apegamos ao fato de que Deus quer primeiro que tenhamos um relacionamento sadio com quem está a nossa volta. Afinal, se o primeiro mandamento é amar a Deus acima de todas as coisas, o segundo é amar ao próximo como a si mesmo e que sem este amor ao próximo jamais podemos amar a Deus. E neste quesito satanás se mostra cada vez mais qualificado em nos afastar verdadeiramente de Deus ao produzir em nós muitas raízes de amargura e falta de perdão.
            O perdão não é uma demonstração de inteligência e sim de obediência. Perdão não é demonstração de amor a quem falhou, é demonstração de amor á Deus. Perdoamos não porque somos bons demais, perdoamos porque sem o perdão é impossível ter um relacionamento com Deus. Perdão não é palavra, é ação. Quem perdoa não vive o famoso “eu cá e você lá”, perdão é dar as mãos e caminhar juntos. Se buscamos ser uma cópia de Cristo – afinal somos um pequeno Cristo, cristão – então devemos seguir seus passos e suas atitudes. Interessante é pensar de que Pedro negou Cristo por 3 vezes, ainda assim quem foi atrás do outro foi o próprio Cristo. Isto nos ensina o mandamento de que o perdão não deve esperar um pedido de reconciliação. Devemos perdoar mesmo sem ouvir o “me perdoe”. Os discípulos traíram Jesus. Ainda assim foi Jesus quem foi ao encontro deles. Após juntar novamente seus discípulos Jesus não ficou debatendo em discursos de traições, muito pelo contrário, viveu dias de grandes ensinamentos aos seus discípulos. Isto nos ensina de que o perdão não é amnésia, mas é viver como se tivesse ocorrido uma.
            Devemos tomar cuidado. A falta do perdão nos afasta de Deus, nos rouba Sua presença e nos leva definitivamente á morte eterna. Como sabemos isto? Judas! Traiu Jesus. Se arrependeu mas não buscou perdão. Não perdoou a si mesmo. Sem o perdão a única saída que Judas encontrou foi uma corda enrolada ao pescoço. Devemos ficar atentos. Podemos estar colocando uma corda em nosso pescoço.
            Hoje perdoe. Não espere pelo pedido ou pelo perdão. Seja você o agente de perdão na vida daqueles que lhe fizeram algum mal. Hoje peça perdão. Não deixe que a corda da falta do perdão te enlace na árvore da arrogância e soberba.

“e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoado aos nossos devedores;”
Mateus 6:12



Nenhum comentário:

Postar um comentário