quarta-feira, 6 de abril de 2016

Deus não nos desampara

            A saída do povo de Israel do Egito nos traz logo de princípio duas grandes verdades para guardarmos em nosso coração. A primeira: “Tendo Faraó deixado ir o povo, Deus não o levou pelo caminho da terra dos filisteus, posto que mais perto, pois disse: Para que, porventura, o povo não se arrependa, vendo a guerra, e torne ao Egito.” (Êxodo 13:17). Deus conhece nossas limitações. Ele conhece o profundo de nossos medos e temores. Deus sabe qual nosso potencial atual e até onde podemos chegar. Deus sabia que se levasse um povo escravo para a guerra, todos morreriam não fisicamente, mas espiritualmente. A abertura do mar e as demais maravilhas no deserto foram circunstâncias que Deus usou para fortalecer a fé do povo de Israel. Segundo: “Nunca se apartou do povo a coluna de nuvem durante o dia, nem a coluna de fogo durante a noite.” (Êxodo 13:22). Deus jamais desampara aqueles que estão com Ele. Não há distâncias e muito menos folgas, Deus sempre está com aqueles que O buscam verdadeiramente. No calor, Deus traz a sombra. No frio, Deus nos aquece. Nossa fé se firma quando olhamos para frente e vemos de que Deus é quem está nos guiando.
            Muita coisa acontece ao nosso redor. Pouquíssimas são para despertar nossa fé. Muitas são para nos fazer sentirmos desamparados por Deus. No meio do deserto o povo de Israel sentiu sede, então se sentiram desamparados. Em nossas vidas não é difícil passarmos por um grande período de desemprego, então nos sentimos desamparados. No meio do deserto o povo sentiu fome, então se sentiram desamparados. A vida muitas vezes nos traz um sentimento de abandono, sentimos a fome daquilo que ainda não temos (um relacionamento, um bem, uma saúde, etc.). No meio do deserto o povo viu um mar instransponível á frente e uma guarda com muita raiva atrás, então nos sentimos desamparados. Quantas vezes não passamos por situações onde pensamos: “se correr o bicho pega, se ficar o bicho come.”?!
            E é assim, o inimigo de nossas vidas, o diabo, cruza diariamente o caminho de nossas vidas mostrando que Deus nos desamparou, que nos lançou no deserto para nos abandonar á morte. É diário a tentativa de matar a nossa fé, pois ele bem sabe que então, assim poderá nos matar. Se nos deixarmos conduzir pelo deserto jamais veremos a nuvem de dia e a coluna de fogo de noite. Apenas sentiremos o calor do problemas e o frio da madrugada.
            “Nunca envelheceu a tua veste sobre ti, nem se inchou o teu pé nestes quarenta anos.” (Deuteronômio 8:4). Deus até nos leva em muitos caminhos difíceis. Ele até permite que lutas nos sobrevenham. Mas, jamais Ele permite que nossas forças envelheçam ou se derribem. “[...]assim te disciplina o Senhor[...]” (Deuteronômio 8:5).
            Deus nunca vai nos levar por caminhos por onde Ele sabe que iremos perecer com facilidade. Antes, Ele nos permite passar por situações e circunstâncias para que, no devido momento, tenhamos o que nos é merecido, sem poder perder mais. Assim como precisamos de anos de escola e estudo para sermos graduados, o Senhor também nos disciplina para que, no dia certo, na hora certa, recebamos nossas promessas em mãos firmes e em pés que não vacilam.
            Siga em frente pelo deserto, não olhe para trás. Tenha fé! A nuvem e a coluna de fogo te mostram o caminho. Não murmure que Deus está calado, numa prova o professor nunca fala. Deus tem grandes obras para fazer em nossas vidas. A nós, nos resta caminhar e confiar.

“Nunca se apartou do povo a coluna de nuvem durante o dia, nem a coluna de fogo durante a noite.”

Êxodo 13:22



Nenhum comentário:

Postar um comentário