sexta-feira, 27 de maio de 2016

Caminhe bem. Termine bem

                Saul foi o primeiro rei de Israel. Quando declarado rei ao povo por Samuel foi rejeitado. Humilde e temente á Deus não se rebelou ou se irou. Ungido rei por Deus viveu tempos como um simples homem que cuidava dos rebanhos da família. Esperou que Deus agisse para que assim o povo visse que ele realmente era o rei que tanto haviam pedido. No início de seu reinado era um rei que buscava tomar decisões conforme as palavras de Deus. Porém o tempo passou, o poder de Saul aumentou, sua riqueza se aprofundou e sua vida então mudou. Aos poucos foi deixando que suas decisões viessem antes das palavras de Deus. Então começou a agir conforme sua própria vontade. Agiu conforme seu querer dizendo que era vontade de Deus. Quando descobriu que Deus havia ungido Davi como novo rei ficou insano e espíritos malignos o atormentavam. Caçou Davi pelo restante de seu reinado. Acabou depois de 40 anos de reinado se matando após perder uma batalha. O humilde rei morreu presunçoso e sem honra.
                Assim muitos de nós somos com Deus, como Saul. Com humildade caminhamos e buscamos que todos nossos passos sejam dirigidos por Deus. Porém vamos conhecendo mais de Deus e de Sua palavra, vamos tendo mais experiências, alguns milagres e então chegamos ao ponto de achar que já sabemos todos os caminhos, de que Deus já não nos é mais o mais importante. Nosso “poder” já é grande e então podemos decidir as coisas. “Tens visto a um homem que é sábio a seus próprios olhos? Maior esperança há no insensato do que nele.” (Provérbios 26:12).
                Muitas pessoas caem em abismos que elas mesmo criaram. Salomão foi o homem mais sábio que já existiu na face da terra. Ao final de sua vida, havia se desviado completamente dos cultos á Deus, sendo envolvido pelas palavras de suas muitas mulheres.
                O importante de nossa vida não é começar bem, mas caminhar e terminar bem. Alguns de nós pensamos que a vida com Deus é como o cadastro de CPF, uma vez feito, é válido pela eternidade. Muitos de nós pensamos de que porque participamos de atos religiosos estamos então caminhando e fazendo as coisas certas para Deus. Muitos de nós achamos que por sermos grandes teólogos sabemos mais do que Deus. Muitos de nós agimos como se já conhecêssemos o caminho por toda sua extensão. Muitos de nós fazemos exatamente o que Saul fez com Deus.
                A cada dia que se nasce para nós há uma importância de se analisar particularmente. Olhar para si mesmo e ver qual o caminho que se está trilhando. Verificar e checar a qual distância estamos de Deus. O verdadeiro conhecimento da palavra de Deus e do próprio Deus se estabelece no momento em que a cada passo que damos descobrimos o quanto somos miseráveis e precisamos correr mais para Deus. Se andamos no caminho inverso deste entendimento, não estamos no caminho certo. Deus não nos deu Sua palavra para nos tornarmos auto suficientes e maiorais. A palavra de Deus é como uma ficha criminal, quanto mais a lemos, mais descobrimos o quanto criminosos somos. Quanto mais buscamos a Deus verdadeiramente mais nos tornamos amáveis e humildes. Mais falamos de nós e não dos outros. Mais fazemos pelos outros e menos por nós.
                Começar bem é importante, caminhar bem é necessário, mas terminar bem é a única forma correta para aqueles que amam á Deus.

“Atentando, diligentemente, por que ninguém seja faltoso, separando-se da graça de Deus; nem haja alguma raiz de amargura que, brotando, vos pertube, e, por meio dela, muitos sejam contaminados;

Hebreus 12:15



Nenhum comentário:

Postar um comentário