segunda-feira, 2 de maio de 2016

Muros destruídos

            Muitos chamam o profeta Jeremias de “o profeta chorão”. Isto se deve ao fato de que seus dois livros (Jeremias e Lamentações) são para quem os lê superficialmente puro drama. Isto não é verdade.A verdade é que Jeremias descrevia a realidade da época. A condição do povo nesta época era de adoração e sacrifícios a deuses. Deus estava totalmente a par de toda vida do povo. Jeremias foi testemunha disto. Após isto, viu toda cidade de Jerusalém ser invadida e destruída, como ele mesmo havia profetizado.
            Infelizmente vivemos tempos assim. Tempos onde Deus se transformou em comércio. Sua Santidade não é mais reverenciada. Cultos não são mais cultos, mas sim apenas pontos de encontro. Óleos ungidos e outras parafernálias são vendidas como sendo o poder de Deus. As escrituras sagradas são modificadas e repassadas como num restaurante self-service, onde cada um se alimenta do que mais gosta. O amor e a fidelidade ás pessoas se perde a cada instante. A busca não é mais pelo bem de todos, mas pelo bem de si mesmo, e com a ajuda de Deus.
E sucederá que, assim como vieram sobre vós todas estas boas coisas que o Senhor, vosso Deus, vos prometeu, assim cumprirá o Senhor contra vós outros todas as ameaças até vos destruir de sobre a boa terra que vos deu o Senhor, vosso Deus.” (Josué 23:15). O povo judeu nunca levou a sério as palavras de Deus sobre Sua ira. E nós?! Estamos levando á sério Deus?!
            Vemos hoje guerras civis, doenças mortais, traições, egoísmo, falta de ética e de caráter entre as pessoas. Deus nunca esteve tão distante dos nossos corações. Nossa vida dia a dia recebe como num rolo compressor todo tipo de situações caóticas. E assim como um dia Jerusalém foi totalmente destruída, nossa vida também assim está. Com os muros derrubados. Com nosso templo destruído. Com nossa família morta. Com nossa esperança lançada na lama. A luz no fim do túnel parece estar se acabando.
            Então, o que pode nos dar esperança?! “Fui buscado pelos que não perguntavam por mim; fui achado por aqueles que não me buscavam; a um povo que não se chamava do meu Nome, Eu disse: Eis-me aqui, Eis-me aqui.” (Isaías 65:1). Deus! Ele é a nossa esperança. Ele é Aquele que pode reverter nossos corações. Ele é a esperança que ilumina nossa escuridão. É Ele quem ergue nossos muros. É Ele quem transforma o nosso templo em Santo novamente. É Deus quem não recupera somente nossa esperança, mas nossa vida. É Ele somente que espera apenas que O busquemos para que alegremente Ele diga: “Eis-me aqui!”.
            O livro de Lamentações de Jeremias inicia com o pavor dos olhos de quem viu tudo que antes era lindo ser destruído. Porém, no capítulo 3 Jeremias nos chama para nos arrependermos de nossos pecados e buscarmos então a misericórdia de Deus.
            Que hoje possamos olhar para nós e descobrirmos quais caminhos nos fazem perder as bênçãos maravilhosas de Deus. Que possamos nos arrepender e nos voltar para o Deus que é Santo, Santo, Santo. Que hoje possamos entender o quão precioso é para Deus nos voltarmos para Ele. Há em Deus um anseio grandioso em nos abençoar, mais do que nós mesmo desejamos. Que não deixemos nossa Jerusalém ser sitiada e destruída. Que possamos viver com o amor de Deus e para o amor de Deus.

“As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as Suas misericórdias não têm fim;”

Lamentações de Jeremias 3:22



Nenhum comentário:

Postar um comentário