sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Bem-aventurados

"Disse-lhe Jesus: Porque me viste, creste? Bem-aventurados os que não viram e creram."
João 20:29

Bem-aventurados são os que não veem, mas creem em Jesus. Bem-aventurados são os que nunca ouviram Sua voz, mas creem em todas Suas palavras. As bem aventuranças são muito conhecidas. Jesus trouxe isto como tema central em Seu sermão do monte. Entender o que Jesus quis trazer com isto vai muito além de poucas palavras, linhas ou páginas.
Resumidamente bem-aventurados são os humildes de espírito, pois não só entendem, mas tem a certeza de que não são os criadores do universo, nem mesmo a última bolacha dele. Eles possuem a devida noção de que possuem inteligência, intelecto e capacidades magníficas, mas que, ainda assim, não são capazes de salvar sua alma do inferno, não podem vencer a morte, possuem limitações em qualquer área da vida, e, principalmente, são conscientes de que Deus não criou nossa moral cívica e mandamentos para nos aprisionar, mas sim para nos livrar de nós mesmos. Bem-aventurados são os que choram, mas não porque vivem tristes, mas sim porque olham para a perversidade da humanidade, enxergam o quanto o homem cria regras e leis, mas nenhuma delas é suficiente para trazer a igualdade entre os seres humanos. Bem-aventurados são os mansos, não porque são otários, mas porque sabem que a paz e o amor destrói guerras, cancela mortes e faz com que o homem se torne mais semelhança de Deus. Bem-aventurados são os que tem fome e sede de justiça, não porque são os donos da razão, mas sim porque compreendem de que no caminhar da vida, mais erramos do que acertamos, melhor é a realização de todos do que a realização de si mesmo. Bem-aventurados são os misericordiosos, pois não buscam seus próprios interesses, não são enganadores, não se ensoberbecem, não visam benefícios para si e, se necessário, se sacrificam pelo bem do outro. Bem-aventurados são os limpos de coração, pois neles a maldade não faz lar. Bem-aventurados são os pacificadores, pois não olham pelo olhar de juiz, mas sim pelo olhar da graça de Deus. Bem-aventurados são os perseguidos por causa da justiça, a justiça de Deus. Não caem nas armadilhas da relatividade humana, não aceitam as modernidades que fogem aos padrões que Deus colocou a nós.

Bem-aventurados são os que zelam pelo amor de Deus, buscam se relacionar com Deus, colocam-se sempre em prol do próximo, amam e fazem a paz, se abstêm do pecado e das coisas ilícitas, não amam aquilo que não é eterno. No fim, bem-aventurado mesmo são os que vivem na terra, mas agem como se vivessem no céu.




Nenhum comentário:

Postar um comentário