quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Fé e esperança na desesperança

“até cumprir-se a profecia a respeito dele, e tê-lo provado a palavra do Senhor.”
Salmos 105:19

                Nunca é fácil viver momentos difíceis. Dos pequenos aos maiores, dos curtos aos longos. O caminho cheio de pedras e espinhos é doloroso. A visão é quase sempre curta e nos faz enxergarmos apenas o momento. A escuridão sempre nos é intensa demais. Os momentos de alegria do passado são guardados num baú com um cadeado ao qual não temos a chave. Sofremos um apagão dos momentos já vencidos. O peso é grande, sim, é muito exaustivo passar e vencer momentos difíceis. Buscamos tudo para nos dar força, ânimo, vontade de continuar. Não é fácil perder os cabelos num câncer, ainda que o sorriso esteja em nosso rosto. Não é fácil estar numa cama de hospital com uma doença que os médicos desconhecem. Jamais foi fácil vencer o desemprego ou o dinheiro curto, afinal, as contas não pedem demissão. Como ter esperança num relacionamento que parece perdido? Como crer que uma pessoa que amamos vai vencer o vício das drogas, da bebida ou do cigarro? Não é fácil não. Provas e mais provas. Todas com sua força, todas com sua tonalidade negra. Fica no fim mais difícil descobrir o que é mais complicado, passar por tal momento ou ter fé e esperança. Como crer no desacreditado?!
                O texto em apresso nos ajuda: “até cumprir-se a profecia a respeito dele,[...]”; Você crê que há uma profecia a seu respeito no meio de tanta dor e sofrimento? Você tem esperança de que nada está atrasado ou fora do esperado por Deus? Pois tenha. A todos nós existem profecias. Planos de Deus aos quais as provas são necessárias. Elas vem para nos moldar, nos fortalecer, nos abster da preguiça que tenta nos pegar, nos amadurecer em corpo, alma e espírito.
                “Não retarda o Senhor a Sua promessa, como alguns a julgam demorada;[...]” (2 Pedro 3:9). Deus tem não só profecia, Ele tem promessas para sua vida. E em nenhuma delas a doença vence, em nenhuma delas a pobreza vence, em nenhuma delas a dor vence. Em todas promessas do Senhor há alegria, sorriso largo, felicidade abundante.
                Crer e ter fé é fácil?! Não, mas: “Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem.” (Hebreus 11:1).
                Hoje não olhe para a sua dificuldade. Olhe para o seu Deus. O Deus que te fez, o Deus que antes que você existisse neste mundo, já existia em Seu coração. O Deus que não tem planos de maldade, mas de paz para sua vida (leia Jeremias 29:11). Hoje olhe e ore não por cura, não por milagre, mas para que Deus te revele os Seus planos, os Seus pensamentos (leia Isaías 55:8-9).

                Esta batalha já está escrita pelas mãos de Deus. E esta história não é dramática, é cheia de glória e honra para Deus. Entregue teus caminhos, teu coração, tua história ao Deus que faz brotar água no meio do deserto. Ao fim deste caminho tão difícil, deste vale tão seco, Deus já lhe espera. “Em lugar do espinheiro, crescerá o cipreste, e em lugar da sarça crescerá a murta; e será isto glória para o Senhor e memorial eterno, que jamais será extinto.” (Isaías 55:13).



Nenhum comentário:

Postar um comentário