sexta-feira, 23 de setembro de 2016

O ladrão na cruz

"Jesus lhe respondeu: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso."
Lucas 23:43

"Um dos malfeitores crucificados blasfemava contra Ele, dizendo: Não és Tu o Cristo? Salva-Te a Ti mesmo e a nós também. Respondeu-lhe, porém, o outro, repreendeu-o, dizendo: Nem ao menos temes a Deus, estando sob igual sentença? Nós, na verdade, com justiça, porque recebemos o castigo que os nossos atos merecem; mas este homem nenhum mal fez. E acrescentou: Jesus, lembra-Te de mim quando vieres no Teu reino." (Lucas 23:39-42). Tal texto é riquíssimo em conhecimento. Dele podemos extrair inúmeros e maravilhosos ensinamentos. É uma narrativa curta, porém com um conhecimento tal que superar grandes enciclopédias.
De imediato aprendemos aqui de que o paraíso está ao alcance de todos. Não nos importa o quão profundo tenhamos caminhado no pecado, o reino de Deus ainda assim nos está disponível (leia Salmos 139:7-12). Também fica evidente de que não há qualquer intercâmbio ou escala para o reino de Deus. Não temos um espaço entre o tempo físico e espiritual. Ao fecharmos nossos olhos pela última vez neste mundo, o abrimos na eternidade (leia Lucas 16:19-31). E por fim, para que tenhamos as duas situações precisamos temer á Deus e reconhecer quem é Jesus, Senhor de nossa vida (leia Colossenses 1:13).
Passamos nossa vida onde temos escassez em muitas coisas. Temos necessidade de ser amados, de ser reconhecidos. Temos necessidade do básico para uma vida digna, comida e um lar. Temos necessidades extravagantes, que vêm de nossas urgências. Temos uma fome de conquistas. E muitas vezes estamos como aqueles ladrões na cruz, correndo pelo mundo, fazendo e acontecendo, buscando ganhar mais um dia, buscando superar nossos limites, tentando ser mais que todos, marcar nosso nome na história, e Jesus está ai, caminhando pela cidade, curando, fazendo milagres, ensinando, trazendo luz para vidas de trevas, paz para almas em guerra. E nós aqui, até sabendo quem é Jesus, mas não querendo "perder" nosso tempo para descobrir quem Ele realmente é.

Sim, aqueles ladrões tiveram sua última oportunidade. Todos nós temos, afinal, Deus não deseja que nenhum se perca do caminho de Seu reino (leia João 6:39). Mas e nós, como estamos hoje respondendo a isto?! Estamos sendo o ladrão que blasfema Jesus ou o que reconhece a Cristo?! Nossa única pergunta hoje deve ser esta, na cruz que é este mundo em que eu vivo, qual ladrão eu sou?!



Nenhum comentário:

Postar um comentário