domingo, 12 de abril de 2015

O veneno da minha alma

O livro de Efésios é um verdadeiro livro didático da parte de Deus. Paulo mais uma vez demonstra o quanto Deus o ensinou e o quanto ele se entregou totalmente á vontade do Espírito Santo. Dentre tantos sábios Divinos ensinamentos encontramos uma preciosidade. O ensinamento sobre a ira. É fato que nos iramos com facilidade. Por mais que existam os "pavios curtos" da vida, até mesmo a pessoa mais calma do mundo se iram. Nos iramos por muitas coisas. Basta que algo saia da rota de nossos planos e lá estamos nos irando. Lá estamos bradando (mesmo que seja em silêncio) a nossa "justiça".
E a ira é um grande perigo. Ela é um dos mais ardilosos frutos de nossa carne. É utilizada pelo diabo nos dias atuais com uma maestria impressionante, afinal, quem não pensa que é o dono da razão? Porém em Efésios 4:26 Paulo, nos deixa tudo esclarecido. O ser humano é falho, por isso a ira faz parte de nossas vidas, mas isto não nos dá o direito de pecar. Irar não é pecado, mas a nossa atitude diante da ira é que produz santidade ou pecado. 
A ira nos afasta de Deus. A ira produz falsa justiça. A ira provoca o pecado. Caim se irou, e pecou matando seu irmão Abel. Jonas se irou e acabou não fazendo o que Deus lhe mandou. Pedro se irou e cortou a orelha de um soldado. Em nenhum destes casos a ira fez justiça. 
Responda a si. Alguma vez você se irou e pediu perdão? Alguma vez você se irou por ter feito algo errado? Se sua resposta imediata é sim, pense melhor. Isso não foi ira, foi arrependimento genuíno. Paulo ainda nos ensina de que a ira não deve produzir seus frutos em nossas vidas. Muitas vezes nos iramos e deixamos de falar com o próximo. Muitas vezes nos iramos e não perdoamos. Muitas vezes nos iramos e deixamos de amar. Muitas vezes nos iramos e damos verdadeiramente o lugar ao diabo. Sim, toda vez que a ira produz seus frutos em nossas vidas o diabo é o agricultor. Na ira não há reconciliação. Na ira não há paz. Na ira não há comunhão. Na ira não há alegria. A ira nos afasta de Deus. A ira nos afasta de Jesus. É na ira onde deixamos Jesus de fora para resolvermos do nosso jeito.
Hoje, você está irado? Hoje, ainda existem frutos de ira na sua vida? Quem está regando sua vida, Jesus ou o diabo? Lembre-se de que o agricultor Jesus cultiva paz, amor, perdão, longanimidade e frutos de arrependimento e amor ao próximo. O outro agricultor cultiva justiças pessoais, a falta do perdão, a não existência do amor ágape, a falta da comunhão, a falsa paz, e todos são frutos egocêntricos. Hoje faça uma faxina em seu coração, examine-se a si mesmo (leia 1 Coríntios 11:28). Há algo em seu coração que foi criado por uma ira? Hoje faça o que Jesus te ensinou a fazer (Mateus 5:21-26). Ame seu irmãos, perdoe, entre em acordo pelas iras e tenha comunhão (leia Salmos 133:1).

Uma tarde abençoada

"Irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira, nem deis lugar ao diabo."
Efésios 4:26-27




Nenhum comentário:

Postar um comentário