quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Impeachmamos a Deus

"Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas, por dentro, estais cheios de hipocrisia e de iniquidade."
Mateus 23:28

O dia 31 de agosto será mais um dia marcado na história de nossa nação. Se decide nesta data se a presidente do Brasil, Dilma Rousseff, será afastada ou não de seu cargo. Teremos a conhecida e esperada votação do impeachment. O fato é sim, por si só, marcante. Havendo ou não o impeachment a data já será histórica. Com Dilma ou com Temer novos dias virão sobre nós. A economia dará sua resposta. O país terá novos caminhos. Isso tudo é certo. Nos lares há a preocupação de quem busca emprego, de quem não quer perder suas benesses, de quem espera que venham dias melhores, de quem não quer perder o bolsa daquilo ou daquilo outro. Os olhos da nação estão sob Brasília. Todos aguardando pela decisão. A preocupação não é exclusividade de pró Dilma ou pró impeachment, todos tem do que se preocupar.
Mas será que podemos nos recordar de uma data muito mais marcante? A data em que impeachmamos a Deus?! Será que podemos nos recordar quando Deus deixou de ser nossa esperança, quando Deus deixou de ser nosso refúgio, quando Deus deixou de ser nosso Criador, quando Deus deixou de ser nosso Salvador, quando Deus deixou de ser Deus em nossas vidas?
O senado federal traz inúmeros artigos da constituição nacional e de decretos e leis para julgar ou vitimar nossa presidente. E nós, conhecemos de fato a constituição de Deus, a bíblia? Sabemos com exatidão o que Ele quer de nós?! Conhecemos por direito o que temos de direito? Estamos atentos ás Suas doutrinas? Zelamos pelo que Deus zela? Buscamos conhecer e viver em Seus caminhos? De fato a resposta é não. Nada que é de Deus nos importa. Nos importa sim, sermos religiosos. Nos importa sim, termos a carcaça, nosso exterior bem perfumado e polido de palavras, mas ao nosso interior, isto nada mais nos importa. Nos importa sim, sermos participantes ativos de cada vez mais enterrar a Deus de nossas vidas. Deus de fato não é mais Deus, é apenas um guru espiritual. Nos basta um amuleto no carro, um quadro na parede, um silêncio numa capela e tudo está resolvido.
De fato, a muito tempo demos o voto de sim para o impeachment de Deus em nossas vidas. De fato, a alegria não nos está mais em construir o Reino de Deus em nossas vidas, queremos mesmo é ser o líder de todas as tribos, tomar aquela preciosa lora gelada no abençoado descanso, partir para a balada, esnobar nosso carro novo, pouco nos importar se comemos caviar e milhares nem comem, queremos mesmo é ser prósperos em nossa profissão, queremos mesmo é ver nossas igrejas lotadas de espíritos mortos. Não nos importamos mais com Deus. Não queremos mais a Deus. De fato consumado, o impeachment de Deus já foi promulgado em nossas vidas.

O Reino de Deus é alegria. Talvez as palavras acima descrevam bem porque cada vez mais somos tristes, porque nos tornamos mais e mais consumistas, porque stress e depressão se tornaram doenças que saíram do baú para estar na boca de todos. O Reino de Deus é alegria. Ela não se confunde com a alegria do mundo. Você tem a alegria do Reino de Deus?!



terça-feira, 30 de agosto de 2016

A alegria no ministério

"Os discípulos, porém, transbordavam de alegria e do Espírito Santo."
Atos 13:52

Quando nos apresentamos ao senhorio de Cristo imediatamente ganhamos o que se chama de ministério. Hoje as igrejas tem milhares de ministérios. Cada qual desenvolvendo sua parte, quer seja para igreja, quer seja para o Reino de Deus. Mas no fim todos devem convergir em uma coisa, a glória de Deus. "Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus." (1 Coríntios 10:31). Leia também Filipenses 4:8 e Colossenses 3:23. E ministério não é algo apenas de igreja. Devemos também nos atentar que isto é um pensamento equivocado. Tudo é um ministério. Família é ministério. Trabalho é ministério. Dirigir no trânsito é um ministério.
E como como nada é fácil nesta vida, os ministérios também tem lá suas enormes dificuldades. Por sempre envolver pessoas num mesmo propósito, é natural que os conflitos cheguem. Raciocínio diferente, sentimentos diferentes e talvez o que traga o maior número de conflitos, estar no ministério errado.
Mas o que então nos faz estar no ministério correto e agir da forma correta? Aprendamos com Paulo. Seu ministério nunca foi fácil, mas Paulo jamais desistiu. Paulo ficou doente (leia Gálatas 4:13-15). Foi abandonado por João Marcos (leia Atos 13:13). Paulo foi apedrejado até quase a morte (leia Atos 14:19). Paulo foi preso e açoitado (leia Atos 16:19-26). E isto nem é tudo.
Estar num ministério é ter amor pelo ministério. É ser apaixonado pela família, ainda que ela não seja calorosa. É amar acordar cedo para trabalhar, não visando apenas o ganho financeiro. É fazer sem pensar em recompensa. É se doar. É fazer algo bom, sem comparações. É não esperar que os outros façam. O ministério não é errado por ter lutas e conflitos, o ministério é errado quando até mesmo as facilidades nos causam peso.

Se alegre com o seu ministério. Não faça apenas o seu melhor, faça o que você tem de fazer. Ame sua família. Dê o seu melhor no seu trabalho. Desenvolva o máximo que puder dentro da sua igreja. Exerça o que Paulo exerceu. Lembre-se que no fim, tudo irá convergir para a glória de Deus. Não se preocupe se você está sendo visto pelas pessoas, sua visão deve estar apenas no que Deus está vendo de você. 



sábado, 27 de agosto de 2016

Aos perdidos!

“Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido.”
Lucas 19:10

            Todos nós estávamos perdidos. Todos tínhamos como futuro garantido o inferno. Então, Jesus veio. E Jesus veio para buscar os perdidos, salvar-nos do que não podíamos nos salvar, ser a corda que se lança para nos tirar do abismo negro. Jesus não veio para os religiosos. Jesus não veio para aqueles que não se sentem perdidos. Jesus não veio para aqueles que se vangloriam de tantas conquistas. Não, Jesus veio para se colocar diante daqueles que sabem que sem ajuda, sem Ele, nada são. Dentre isto, há 6 verdades hoje para destacarmos das que Deus espera dos perdidos:
1- Deus quer que sejamos salvos. “Isto é bom e aceitável diante de Deus, nosso Salvador, o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade.” (1 Timóteo 2:3-4). Para sermos salvos precisamos então ser filhos de Deus. “Mas, a todos quantos O receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no Seu nome;” (João 1:12).
2- Deus quer que sejamos santos. “para que, no tempo que vos resta na carne, já não vivais de acordo com as paixões dos homens, mas segundo a vontade de Deus.” (1 Pedro 4:2).
3- Deus quer que sejamos obedientes. “Servos, sede submissos, com todo o temor ao vosso senhor, não somente se for bom e cordato, mas também ao perverso;” (1 Pedro 2:18).
4- Deus quer que, se necessário, venhamos a sofrer para fazer o que é certo. “porque isto é grato, que alguém suporte tristezas, sofrendo injustamente, por motivo de sua consciência para com Deus.” (1 Pedro 2:19).
5- Deus quer que sejamos gratos. “Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.” (1 Tessalonicenses 5:18).
6- Deus quer que sejamos cheios do Espírito Santo. “E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito,” (Efésios 5:18).
Qual a sua condição hoje? Você vive os desejos de Deus para você que é filho?! Você se sente sempre na necessidade de praticar tais verdades? Ou você crê que é salvo mas que alguma ou várias destas condições não são verdades?! Você realmente está perdido?! Ou você hoje vive numa condição onde Jesus apenas lhe é agradável, nada mais. Você não se sente perdido. Entende que este mundo é seu pedacinho do céu?!
Jesus veio aos perdidos. Àqueles que entendem de que sem Ele, e sem viver Suas vontades, nada é verdadeiro. A graça e a misericórdia de Deus abriu-se em mais um dia para nós, ainda há tempo de descobrirmos que há alegria em se saber que se é um perdido, afinal, assim, temos salvação em Jesus Cristo.


Agradecimento: Devocional inspirado na ministração feita pelo irmão Carlos Miguel junto ao grupo da Palavra.



sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Com o nome nas palmas das mãos

"Aquele que dá testemunho destas coisas diz: Certamente, venho sem demora. Amém! Vem, Senhor Jesus!"
Apocalipse 22:20

Certamente o mundo possui diversas belezas. Certamente são incontáveis as maravilhas que podemos ter. Há uma enormidade de alegrias e prazeres que podemos ter nesta vida. Tudo nos é muito maravilhoso. Quem não se admira com um por do sol? Quem não fica por alguns segundos sem palavras para um mar de águas azuis ou verdes? Quem não consegue achar palavras no dicionário para lindas cachoeiras? As sete maravilhas do mundo? É muito pouco para tanta beleza. Certamente nem em toda nossa vida conseguiremos desfrutar de tantas possibilidades, de tantas belezas.
Porém, nenhuma outra beleza ou maravilha pode se comparar com a mais bela e maravilhosa situação a que temos disposto a nosso alcance. A maravilhosa graça e á maravilhosa salvação em Jesus. E para isto não precisamos de dinheiro, não precisamos de intelecto acima da média, não é necessário esforços e mais esforços. Há apenas a necessidade de um coração arrependido e disposto por conhecer e se relacionar com Jesus. Aos que assim decidem, não há dicionário que indique a palavra correta para tal maravilha e beleza. Só por acordar e ter a certeza de que seu nome está escrito nas mãos de Jesus já é uma maravilhosa dádiva, algo que traz grande alegria.
"Eles, pois, o venceram por causa do sangue do Cordeiro e por causa da palavra do testemunho que deram e, mesmo em face da morte, não amaram a própria vida." (Apocalipse 12:11). Sim, Ele venceu a morte não porque precisava disto, mas porque nós precisávamos vencer. Ele fez o que não podíamos por nós. E assim, nos relacionou com Seu sangue no Livro da vida. Aos que se dão a aceitar tal graça, os caminhos são diferentes. Não há como ser amigo do mundo e seus prazeres e ser amigo de Deus.

No dia de hoje. Nesta leitura. Em seu devocional. Há em ti a certeza de que seu nome está nas mãos de Jesus?! Você se relaciona mais com o mundo ou com Cristo? Jesus não é religião, por isso não basta-nos uma igreja. Jesus é vida e por isso, basta-nos viver uma vida conforme a Sua vontade. Não se detenha hoje em muitas teologias ou filosofias. Apenas seja sincero e franco consigo mesmo, você está com Jesus? Hoje é um dia muito especial. Jesus te chama. Aceite-O. Em seu coração permita que Ele entre. Deixe que Ele te mostre os caminhos. Certamente você descobrirá que nem toda alegria, riqueza e prazer do mundo se compara ao seu nome escrito no Livro da vida.




quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Passam-se céus e terras, mas a Minha Palavra não passará!

“Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.”
João 14:6

“Seu casamento pode ser restaurado”; “Você vai vencer as adversidades”; “Vença o seu Golias em meio á crise”; “Deus gera hoje seus desejos”; “Jesus te cura”; “O anjo do Senhor é quem está contigo na fornalha das suas lutas”; Mensagens tremendas não?! Todas válidas. Todas verdadeiras. Todas sem pecado algum. Quem não quer ter um casamento feliz?! Deus criou o casamento! Quem não quer vencer na vida, ser bem sucedido?! Deus é quem nos impulsiona a trabalhar e conquistar. Quem não busca uma cura para uma doença grave?! Deus realmente cura qualquer doença. Quem não quer descanso e paz em meio ás lutas?! Jesus é o príncipe da paz.
Mas será que não estamos nos esquecendo de algo, do mais importante? Jesus. O Salvador. Jesus. O Senhor. Jesus. Aquele que sem pecado se fez pecado por nós! Será que não estamos vivendo tempos em que nos esquecemos do mais importante?! Trocamos os próprios valores de Cristo ao no lugar de adorar o Criador, solicitar ao Criador? Parece não nos bastar a salvação, ela está ficando pequena demais diante de tantas e tantas expectativas e necessidades mais urgentes. Não sorrimos mais por tal feito, o Rei que virou servo. O Santo que virou profano. Tudo para nos salvar. Será que não estamos como Esaú? Trocando nossa primogenitura por um prato de cozido? Reflita. Você daria a vida por quem ama? Fácil resposta não?! Mas, você daria a vida por quem lhe odeia?! Você daria sua vida por quem lhe humilha, por quem só te fez mal?! Pois é, Jesus fez.
Igrejas já não falam mais do sacrifício de Cristo. Padres, mentores e pastores não apregoam mais a simples verdade. “[...] Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.” (João 14:6). Parece não haver tempo para isso. As necessidades das pessoas falam mais alto do que a maior e mais urgente verdade.
Será que nós estamos conseguindo reconhecer isto, que sem Jesus não há meio, não há porta, não há dinheiro, não há teologia, não há bondade que nos faça ver Deus?! Mais nos parece que salvação apenas em Jesus Cristo, o Senhor, virou utopia até mesmo nas igrejas.
Que tal deixarmos a idiotice humana não consumir a nós mesmos?! Um casamento feliz? Quem anda com Cristo tem um casamento feliz. Vitórias nas dificuldades? Quem está com Jesus já é vencedor. Conquistas? Quem coloca Jesus em primeiro lugar conquista mesmo não buscando. Cura e milagre? Quem está sob o senhorio de Cristo sabe que a cura é questão de tempo.

Hoje remodele suas falas. Mude o visual da sua visão de Jesus. Olhe-O como Ele realmente é. Rei e Senhor dos senhores. Caminhe com Jesus. Não caia no erro de acreditar que há outros caminhos para Deus. Jesus, o autor da vida é o único caminho, verdade e vida!



quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Deus da nossa alegria

    Deus é justo. Nele não há variação alguma. Em seus preceitos e mandamentos não há "porém", "se", "talvez"; Não se existe brechas. O que Deus diz não tem duplo entendimento. Mas o Deus da justiça também é o Deus do amor. É o Deus da alegria. É o Deus da paz. Ninguém ama mais que Deus. Ninguém traz mais alegria que Deus. Ninguém concede maior paz do que Deus.
É em seus caminhos que o amor resplandece. É pelos seus estatutos que a paz reina. É em Sua salvação que a alegria chega ao seu ápice. Saber de que de Deus não se zomba é certo e necessário (leia Gálatas 6:7), no entanto, também é preciso sempre se recordar de que não há pecado que Ele não possa perdoar, não há coração arrependido de que Ele não possa ter misericórdia.
A alegria está Nele. O amor é Dele. Há festa no céu para todos aqueles que se arrependem e se voltam para Deus (leia Lucas 15:7). No amor de Deus descobrimos que Ele lança no mar do esquecimento os tempos passados e os pecados arrependidos: "Quem, ó Deus, é semelhantes a Ti, que perdoas a iniquidade e te esqueces da transgressão do restante da Tua herança? O Senhor não retém a Sua ira para sempre, porque tem prazer na misericórdia. Tornará a ter compaixão de nós; pisará aos pés as nossas iniquidades e lançará todos os nossos pecados nas profundezas do mar." (Miquéias 7:18-19).
Sim, Deus alcança a qualquer um, por mais profundo que esteja. Não há onde possamos nos esconder Dele (leia Salmos 139:7-10). Ler Sua Palavra, a bíblia, não é ler um livro de histórias ou contos, é ler uma própria carta de amor que o Criador fez para nós. Seus poemas estão lá. Seu amor está lá.
Deus não espera grandes esforços de nós. Ele espera apenas que nos voltemos para Ele. Há Nele apenas o desejo de que olhemos para a vida e, por mais prazerosa e alegre que ela possa nos transparecer, ainda assim descubramos que sem Ele nada é bom o suficiente. Hoje não retarde seus olhos para Deus. Abra suas mãos e Ele lhe esticará os braços. Você não precisa ir longe, basta declarar: "Deus, me aceite!"; e então Ele te receberá com todo Seu amor.

"tu, porém, Senhor, és o Altíssimo eternamente."

Salmos 92:8



terça-feira, 23 de agosto de 2016

Sorte na sorte!

    Pé de coelho, trevo de quatro folhas, dólar na carteira, figa e tantos são os misticismos que muitos apregoam em suas vidas para que o mal não lhe suceda. É como um seguro espiritual. Mas, a vida sempre encontra uma forma de nos mostrar que nada disto tem resultado. Não há uma receita mágica. um pirilim-pim-pim que nos traga uma sorte definitiva. E a sorte existe mesmo? "A sorte se lança no regaço, mas do Senhor procede toda decisão." (Provérbios 16:33).
Crer que as coisas tendem a acontecer, seja favoravelmente ou negativamente, porque se tem sorte ou não é desacreditar de si mesmo. Um vestibulando nunca passa em uma faculdade por ter muita sorte, antes, houve muita dedicação nos estudos. Do contrário, ninguém é reprovado pela falta de sorte, mas sim porque preferiu não estudar. Um empresário jamais é bem sucedido por ter muita sorte, o que há de fato é uma capacidade e feeling empresarial para conquistar o espaço e passar pelos momentos difíceis. Do contrário, ninguém entra em falência por má sorte, mas sim por má gerência. Assim é nossa vida. Deus claro sempre abre ou fecha as portas, conforme seja adequado, porém, Ele mesmo espera de nós dedicação em nossa vida e em nossas coisas. Moisés não foi o libertador de Israel porque Deus jogou dados da sorte. Se assim o fosse, Deus poderia lhe ter recrutado ainda quando estava nas delícias do palácio do Egito. Antes, Moisés precisou se capacitar e entender quem era Deus. Não se confunda, sorte não existe.
Capacite-se. Caminhe com Deus. Deixe Jesus guiar teus passos e tuas decisões. Quanto mais Jesus comanda nossa vida, mais somos "sortudos" na vida. Quanto mais Jesus é a luz de nosso mundo, mais enxergamos os caminhos que devemos seguir.
Hoje muitos podem pensar que estão dando "sorte" em suas vidas sem Jesus. Afinal, o dinheiro está entrando, os prazeres estão caindo no colo. Cuidado, um dia a "sorte" acaba para todos.
No mundo não precisamos de uma criação que não existe. No mundo, precisamos de Jesus. Ele é quem muda saúde, financeiro, vida pessoal e espiritual. Com Jesus não precisamos nos amarrar nos misticismos da vida. Com Jesus, temos certeza de que não nos afogaremos nem nos queimaremos.

"Quando passares pelas águas, Eu serei contigo; quando, pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti."

Isaías 43:2



segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Como pássaros na gaiola

    Sempre me questionei como os pássaros poderiam cantar numa gaiola. Tendo um mundo, ainda assim se alegram e se satisfazem com uma gaiola. Cantam lindamente pela manhã. Pulam em seus puleiros como se estivessem transpassando a Amazônia. Fazem rasantes como se voassem através dos oceanos. Não há em seus olhos tristeza. A canção não vira choro. Não morrem de desgosto. Vivem sua vida numa gaiola.
Interessante pois descubro que este mistério não se revela no fato de tais pássaros terem nascidos em gaiolas. A revelação se encontra no próprio ser humano. Muitos de nós vivemos como os pássaros, felizes na gaiola. Temos o mundo, mas queremos a gaiola. Sabemos que podemos ser sustentados por Deus, mas estamos felizes com o que a gaiola nos traz. Sabemos que Deus existe, conhecemos um pouco ou muito dos Seus caminhos, mas ainda assim preferimos a gaiola. O mundo nos satisfaz. Há muitos felizes assim. Com uma Amazônia para se conhecer, um oceano para se atravessar, mas seu prazer está na gaiola.
A gaiola tem facilidades. A gaiola sempre tem uma comidinha diferente. Na gaiola descobrimos que as regras podem ser quebradas. A gaiola até é bonitinha. Na gaiola não precisamos bater muito nossas asas. E assim, muitos de nós resolvemos nos manter no mundo e dizer não á Deus pelo simples fato de que queremos nos manter no conforto que o mundo nos oferece.
Não há como negar. Muitos de nós não queremos Deus porque sabemos que ao dizer sim para Ele, teremos de mudar nossos prazeres. Queremos mesmo é estar nas farras, não ter placas proibitivas, ser feliz da nossa maneira, viver uma religião, alcançar sucesso, ter família mas não ter família, dar um belo "dane-se" para a moral, esquecer quando necessário que precisamos ter caráter, poder xingar, expressar nossos loucos sentimentos, dar uma "brisa" quando bem queremos, viver nossa vida na loucura da nossa sabedoria. Queremos mesmo é saciar e gozar os prazeres que a vida nos oferece. Loucos. Como somos loucos. "Tornamo-nos como aqueles sobre quem Tu nunca dominaste e como os que nunca se chamaram pelo Teu nome." (Isaías 63:19).
A gaiola está aberta. Jesus está de braços estendidos. Há sustento para os pássaros que decidem por sair da gaiola. Há alegria incomparável para os que decidem atravessar mares e oceanos com Jesus. Com Cristo, não há regras fadonhas. Há sim um mundo totalmente novo a se conhecer. "E ali haverá bom caminho, caminho que se chamará o Caminho Santo; o imundo não passará por ele, pois será somente para o seu povo; quem quer que por ele caminhe não errará, nem mesmo o louco." (Isaías 35:8).

"Observai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo, vosso Pai celeste as sustenta. Porventura, não valeis vós muito mais do que as aves?"

Mateus 6:26

sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Tenha alegria no coração

    "O coração alegre aformoseia o rosto, mas com a tristeza do coração o espírito se abate." (Provérbios 15:13). A alegria no coração é o banquete da alma e do espírito. Quem é alegre vê mais cor na vida. Quem é alegre enxerga além dos problemas. Quem é alegre sorri independente das circunstâncias. Quem tem alegria não vê as situações corriqueiras como um fardo. Quem é alegre ama mais e perdoa mais fácil. Uma pessoa alegre não precisa de posses, bens e riquezas, ela já tem o melhor de tudo. Uma pessoa alegre sabe ser feliz com o que tem, ainda que seja muito pouco.
Do contrário o coração triste adoece sua alma e seu espírito. A vida é opaca e sem cor. Tudo lhe é pesado demais. Uma pessoa triste fica amarga e não enxerga o amor das pessoas. Uma pessoa triste permite que a vida lhe empobreça a alma. A tristeza pesa no coração, encurvando os olhos para as coisas boas da vida. A tristeza no coração não nos faz enxergar a vida como ela é verdadeiramente. A tristeza transforma brisas em tornados. A tristeza nos faz perder amizades. A tristeza envelhece, não só nossa pele, mas nosso espírito. A tristeza nos apaga.
A alegria e a tristeza não se relacionam com as coisas solúveis da vida. Bens e riquezas nunca são sinônimos de alegria. Há casas de dispensa vazias mas com uma família feliz. Há triplex que são consumidos pela negritude da tristeza. Há pessoas que tem fama, mas não tem alegria. Há pessoas que estão escondidas, mas distribuem alegria. E há o mais importante e onde está a chave da alegria e da tristeza. Há pessoas que não tem nada, mas tem a alegria por estar com Jesus. Há pessoas que tem tudo que o mundo pode oferecer, mas são tristes pois caminham sem Jesus.
O mundo pode até nos enganar trazendo sempre coisas que nos deixem felizes e assim nos mostrar que não dependemos de Cristo para sermos alegres. Logo o coração nos mostrará o quanto estamos enganados. Logo o tempo fará seu papel de nos mostrar o quanto fomos enganados. Não se permita a partir de hoje buscar a alegria que não é verdadeira. Encontre-se com o Criador, receba Jesus em sua vida e descubra que a cada dia há uma alegria nova em sua vida.

"Com efeito, grandes coisas fez o Senhor por nós; por isso, estamos alegres."

Salmos 126:3



quinta-feira, 18 de agosto de 2016

É para Deus!

    "Eu tenho dado a Cristo incontáveis razões para não me amar. Nenhuma delas têm sido forte o suficiente para mudá-lo." (Paul Washer). O que tal frase tem a ver com o sentido de que tudo quanto fizermos devemos fazer como se fosse para Deus? Absolutamente tudo! Deus fez o melhor por nós. Ainda sem merecimento nenhum, Ele não se esforçou 110%, Ele não foi além de onde Seu braço podia alcançar, Ele não superou Seus próprios limites. Por amar a cada um de nós, Ele foi além de tudo isto. E ainda que tudo se resumisse a apenas uma única pessoa, eu ou você, Ele faria o mesmo, sem mudar um ato sequer.
Muitas vezes cremos que devemos dar o nosso melhor pra Deus na igreja. Fazemos de tudo. Pintamos as paredes quando preciso, ajudamos nas missas, nos cultos, nas festas, organizamos grupos e buscamos fazer tudo com muita felicidade e com muito esforço. Mas tudo pára ali? Evidente que não. "Tudo quanto fizerdes [...]" (Colossenses 3:23); é assim que o apóstolo Paulo define a nossa vida. Se estamos em casa, devemos fazer o melhor. Se estamos no trabalho, devemos desenvolver o nosso melhor. Se estamos num cinema, devemos agir da melhor forma. Tudo refletindo em uma pergunta: "Isto é o melhor que estou fazendo para Deus?!"; essa é a pergunta. Não devemos nos importar se seremos aplaudidos pela multidão, nossa preocupação deve consistir se Deus estará feliz com nossas ações.
Por amor Jesus fez o melhor por nós. Não por um momento, não por um dia, não por um mês. Ele fez o tempo todo! Se precisamos de um parâmetro, Jesus nos posiciona esse parâmetro. Faça o melhor de dia ou de noite, com sol ou com chuva, no dia alegre ou no dia triste. Não importa onde você está, em que posição está, com quantas pessoas está. A ideia de Deus nunca é te colocar onde outros já estão. Ele precisa de você exatamente onde se encontra neste momento. Então, faça o melhor, e faça para Deus.

"Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens,"

Colossenses 3:23



quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Você está na arca?

    Sejamos sinceros, os caminhos de Deus não são fáceis. Cada dia se tornam mais difíceis. Dentro do próprio meio cristão a relatividade das coisas tem trazido grandes malefícios a quem quer realmente estar com Deus. Os exemplos de uma vida reta e justa são cada vez mais minguados e a cada segundo há a certeza de que as pessoas caminham cada vez mais no seu próprio sentido. "Do lado de fora" da vida cristã, aqueles que realmente pouco se importam de quais são os pensamentos e caminhos de Deus a vida chega a assustar. O que era certo agora é errado e o que antes era condenado agora é aplaudido. Estamos mesmo caminhando para os últimos dias desta vida que conhecemos: "Pois assim como foi nos dias de Noé, também será a vinda do Filho do Homem. Porquanto, assim como nos dias anteriores ao dilúvio comiam e bebiam, casavam e davam-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca, e não o perceberam, senão quando veio o dilúvio e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do Homem." (Mateus 24:37-39).
Jesus voltará! Essa frase com certeza já ouvimos dezenas de vezes. Mas certamente é a frase que menos damos importância em nossas vidas. Vejamos, o que nos preocupa hoje?! Casamento, profissão, dinheiro, prazeres, estudos, crescimento pessoal, honras, festas e a lista vai além.
Noé para se salvar precisou fazer uma arca, exatamente da forma como Deus ordenou. Hoje, temos a nossa arca, temos Jesus. A vida de Noé e sua família na arca já nos mostra muito da nossa vida - verdadeira vida - com Jesus hoje. Na arca Noé não tinha regalias, com Jesus também não temos. Na arca o dilúvio não dava a Noé tempos bons, com Jesus também temos dias difíceis. Na arca Noé aprendeu a confiar em Deus, com Jesus também aprendemos a confiar Nele. Na arca Noé tinha regras para sobrevivência, com Jesus também temos regras para salvação. A arca foi feita por homem mas planejada e instruída por Deus, com Jesus até buscamos com nossas mãos a santificação mas vem de Deus os dons para tal. A arca não tinha timão para Noé decidir para que lado navegar, com Jesus também temos de aprender a entregar nossos caminhos para que Ele os guie. A arca não era bonita, não tinha grandes regalias e banquetes mas Noé saiu ao fim do dilúvio salvo, com Jesus até temos perseguições e críticas, os prazeres do mundo mostram que estamos perdendo o "melhor da festa", mas no fim, estaremos salvos. Na arca Noé foi salvo, com Jesus sou salvo!
Lembremos: "[...]até o dia em que Noé entrou na arca, e não o perceberam, senão quando veio o dilúvio e os levou a todos,[...]" (Mt 24:38-39). Estamos na arca? Estamos com Cristo? Ou será que as muitas luzes do mundo nos fazem não enxergar as águas subindo?! Ou será que os muitos devocionais lidos, as muitas palavras ouvidas nos fazem continuar não percebendo que as nuvens já se fecharam?! Ou será que as alegrias do mundo são tão grandes e nossos desejos são tão intensos que deixamos de olhar para a arca, para Jesus? A melhor pergunta que podemos nos fazer hoje é: Eu estou na arca?!

"Contigo, porém, estabelecerei a minha aliança; entrarás na arca, tu e teus filhos, e tua mulher, e as mulheres de teus filhos."

Gênesis 6:18



terça-feira, 16 de agosto de 2016

E perdoe como Deus lhe perdoou

    Perdoar. Fácil demais de se falar. Difícil demais de se fazer. Ainda que muitas vezes a palavra perdão esteja em nossos lábios, o perdão só acontece quando está no coração. O perdão não é fácil pois não precisamos perdoar coisas simples. O perdão não está quando se derruba o café na roupa ou quando deixamos de arrumar o quarto. O perdão não é necessário quando esquecemos um compromisso. O perdão não é cogitado quando deixamos de falar algo. O perdão sempre envolve coisas importantes demais para nós. O perdão sempre se faz necessário quando somos confrontados com coisas que damos muito valor.
    A falta do perdão causa traumas, raízes profundas em nós. Cremos que o sofrimento está em quem não recebeu o perdão e mal entendemos de que na verdade o sofrimento é todo nosso. Sem o perdão cremos que estamos nos vingando da dor sofrida e infelizmente deixamos de entender que a nossa dor é que cresce a cada dia. Sem o perdão temos a certeza de que a outra pessoa não está recebendo amor e então não enxergamos de que nós é que deixamos de ser amados.
    Talvez o nosso maior erro nem mesmo esteja em não perdoar, mas o de não entender o perdão que recebemos. Jesus nos perdoou. Deus nos deu o Seu perdão sem que nós tivéssemos pedido.
    Muitas vezes nos vangloriamos com a falta de perdão, nos achamos justos demais, corretos demais e temos para nós que somos merecedores de tantas coisas que perdoar não é uma honra, uma justiça que podemos fazer a quem nos ofendeu. Sim, nos exaltamos com a falta do perdão. Como somos nariz empinados! Talvez se olhássemos verdadeiramente para o que fizemos com Jesus e procurássemos de verdade entender o Seu perdão para conosco, talvez, assim, perdoaríamos com mais facilidade.
    Certa vez um rei perdoou um de seus devedores. Ele devia algo em torno de mais de 166 mil anos de trabalho. Porém, este mesmo servo não perdoou um homem que lhe devia 100 dias de trabalho. (leia Mateus 18:23-35). Pois uma história que nos parece tão longe de nós na verdade dia a dia se apresenta sendo nossa realidade. Adoramos o perdão de Deus, que jamais teríamos como pagar, mas não perdoamos quem nos ofende por tão pouco. Não perdoamos, e ainda se possível, tratamos de maldizer a pessoa.
    Não podemos ser hipócritas de dizer que perdão é simples e fácil, não é. Porém, também não é impossível. A dificuldade do perdão não pode nos fazer nos sentir mais leves. Pelo contrário, deve nos fazer lutar mais pelo perdão.
    Hoje perdoe. De nada adianta orações a Deus se não perdoarmos. Assim como Jesus ensinou: "e perdoa-nos os nossos pecados, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido." (Mateus 6:12).
 
"e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores;"
Mateus 6:12



segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Uma aliança com Deus!

    Adão e Eva. Noé. Abraão, Isaque e Jacó. Moisés e Josué. O povo de Israel. Davi. Desde a criação do universo Deus faz alianças, procura estabelecer em um povo Seus princípios e Seus mandamentos. Ele jamais desistiu. Ainda que todas estas alianças sempre tenham em algum dado momento se quebrado pelo homem pela sua ganância em acreditar que poderia ser deus, ainda assim, Deus sempre buscou estabelecer novas alianças com aqueles que se mostravam verdadeiramente tementes ao Seu Nome. E todas estas alianças fazia com que Deus olhasse para um povo e o chamasse de "escolhido". Não que os demais povos fossem menosprezados por Deus ou que Ele não os amasse. Mas havia um povo escolhido para ser o exemplo aos demais. Mas isso acabou sempre dando errado. Até que então Jesus veio e estabeleceu uma nova aliança, uma aliança perpétua, uma aliança para um povo separado e escolhido. Quem seria este povo?! Todos! Não havia mais distinção. A partir de Jesus judeu e qualquer outro povo ou nação do planeta teria a mesma aliança e para isto bastava uma única coisa, reconhecer a Jesus como Senhor de sua vida. Tudo o que passar disto não é aliança de Deus!
Por mais que a religião, que a cultura, que a astrologia, que a evolução tente declarar e afirmar que há outros meios, não há. "Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo." (Romanos 10:9). E assim ainda hoje Deus busca manter aliança com aqueles que tem Jesus como Senhor. Sim, não fazendo o que desejam, mas fazendo o que Jesus deseja.
Deus jamais esteve longe de nós. Deus jamais se esqueceu de nós. Basta falarmos o Seu nome e Ele responde: "Eis-me aqui!"; Basta querermos buscá-Lo, e Ele se fará presente. Não importa o local, pode ser em uma igreja ou a frente da TV, o que importa mesmo é o coração disposto a conhecê-Lo.
Os muitos atos religiosos não nos fazem ter um aliança com Deus. Uma cultura "clássica" não nos faz ter uma aliança com Deus. Uma teologia extremamente polida não nos faz ter uma aliança com Deus. Nossa aliança com Deus só se encontra em uma pessoa, Jesus. Nossa aliança só é válida com o único Jesus verdadeiro, o Senhor. Tudo o que for fora isto, não é aliança. Hoje busque o verdadeiro Jesus. Hoje tenha o direito de estabelecer uma aliança com Deus, tenha o Senhor em sua vida.

"Fui buscado pelos que não perguntavam por mim; fui achado por aqueles que não me buscavam; a um povo que não se chamava do meu nome, e Eu disse: Eis-me aqui, Eis-me aqui."

Isaías 65:1



sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Alegria!

    De todo modo o que sempre buscamos é trazer a alegria ao nosso coração. Se lutamos contra a balança ou priorizamos os exercícios físicos é para que nos sintamos bonitos, tenhamos saúde e, sejamos felizes. Se batalhamos em graduações, aprendizados profissionais e trabalhos com bons rendimentos é para que nos sintamos vencedores e, alegres. Se buscamos o par perfeito para nossas vidas é porque queremos ter uma família maravilhosa e assim sermos felizes. Se buscamos o bom convívio com as pessoas e sempre procuramos por novas amizades é para que isto produza em nós a alegria.
Sim, sendo o ponto central ou não a alegria sempre está em nossos planos. Isso é nítido pois ninguém quer ser rico e infeliz. Ninguém quer ter sucesso e ser triste. Ninguém quer ter saúde e não se sentir alegre. Todos queremos sorrir. Todos queremos acordar com a alegria no banquete do café da manhã.
Mas quando observamos a vida descobrimos que nada do que façamos parece ser algo que preserve sempre a alegria. No carrossel que é a vida a alegria que conseguimos conquistar sempre se mostra ser muito frágil, ilusória. Basta nossa saúde sofrer um baque inesperado que a alegria foge e deixa em seu lugar um vazio. Basta-nos uma rescisão para a alegria sumir e deixar a apreensão. Basta apenas um "está tudo acabado" para as flores da alegria murcharem em nosso coração. E com tudo é assim. Somos alegres, enquanto tudo está bem.
E como ter uma alegria real? Como ser alegre mesmo que tudo vá mal? Há como ser assim? Sim! O problema é que sempre nos desviamos dela. A alegria está ai, palpável, entre nossos dedos, mas sempre buscamos aquela que tanto foge de nós.
A verdadeira alegria está em Jesus. Quando caminhamos com Cristo somos alegres. Quanto mais O conhecemos, mais alegres somos. Quanto mais Cristo é em nós menos o carrossel do mundo nos causa um frio na barriga.
E porque essa, e somente esta, é a alegria verdadeira? Simples. Porque ela já existia antes de tudo existir. Antes que existisse casamento, a alegria estava lá. Antes que existisse carros, casas, viagens e bens, a alegria já era existente. Antes que existisse qualquer profissão, a alegria já era viva. Antes que existisse qualquer coisa, Jesus, o Verbo, a verdadeira alegria já existia.
Podemos hoje até dizer: "Sou alegre sem Jesus"; Basta uma brisa para que essa alegria se esvaia. Basta um tremor para que as muralhas desta alegria se rompam. Se queremos ser felizes, devemos caminhar em direção da alegria verdadeira, devemos abrir os braços pra Jesus.

"Quanto a mim, bom é estar junto a Deus; no Senhor Deus ponho o meu refúgio, para proclamar todos os Seus feitos."

Salmos 73:28



quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Prove e veja!

    "Oh! Provai e vede que o Senhor é bom; bem-aventurado o homem que Nele se refugia." (Salmos 34:8). Estar sozinho no mundo é algo difícil. Se encontrar sozinho nos momentos mais difíceis é pior ainda. Na alegria sempre vivemos em multidões, mas quem estará conosco no momento de angústia?! Pois Deus nos diz: "Provai e vede...".
Não que Deus aceite barganhas, mas Ele aceita provações a Si. Onde está a diferença? A diferença está no coração, nas atitudes. Aqueles que estão em tempos ruins e provam a Deus apenas querendo Seus benefícios logo são pegos pela tristeza e pela murmuração. Tão logo desistem e difamam á Deus. Não entendem que a vitória, que o milagre e que a mão de Deus não age do dia para noite. Antes, há muito o que ser provado de nós. Deus não trabalha por sistema de entrega rápida. Deus trabalha por sistema de ensino e provação, somente depois Ele entrega o diploma. Deus não é cambista. Ele jamais resolve os assuntos mais complexos como se nada tivesse existido. Antes, espera que passo a passo caminhemos em fé pelos ventos mais gelados. Antes, espera de nós superação de muitos limites. Antes, espera que aceitemos colher muitas coisas que plantamos. E só assim Deus age verdadeiramente, de uma forma surpreendente, sempre agindo onde nós jamais poderíamos agir.
Devemos entender que antes de provar a Deus, nós é que somos provados. É como quando queremos entrar em uma universidade, para termos seus melhores ensinos e suas melhores qualidades não nos basta assinar a ficha de cadastro, antes somos provados e devemos ser aprovados.
Aos que confiam em Deus e caminham pela fé em Suas obras Deus aprova suas atitudes. As lutas vem, mas isso não lhes tira a alegria. Os ventos fortes chegam mas a confiança continua inabalável. Os socos da vida chegam, mas a sua força está em Deus. As palavras amargas são ditas, mas maior são as palavras de Deus. Somos inundados pelas dificuldades, mas maior é o que está em nós. Muitas vezes ajudamos quem sofre com a mesma angústia, sem pensar em nós, agindo apenas pelo Espírito de Deus.
"Provai e vede..."; Quer provar a Deus? Esteja preparado para a prova. O que lhe será cobrado? Fé e alegria no Senhor são requisitos iniciais. É difícil as provas? Com certeza, mas para todos que são aprovados a vitória é certa e o prêmio é maravilhoso.
Não espere um milagre sem antes ter de mostrar a quem você realmente confia e tem fé. Alegre-se. São nas provas da vida onde Deus mais nos vê e nos ouve. Ele jamais te abandona.

"Os que confiam no Senhor são como o monte Sião, que não se abala, firme para sempre."

Salmos 125:1




quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Olhe dentro de si

    Quando a sagacidade de satanás fez com que Adão e Eva comessem do fruto proibido muita coisa mudou. Ali o pecado se fez no homem. Ali o pecado trouxe uma enxorada de consequências. Triste é ver que o homem antes falava com Deus de uma forma que a nossa mente não conseguirá jamais compreender (leia Gênesis 3:8) e então, com o pecado, ele se esconde de Deus.
E de lá para cá anos e anos se passaram e nada mudou. Continuamos a nos esconder de Deus. Continuamos a querer fugir de Deus pelos nossos pecados. Continuamos colhendo cardos e abrolhos pela inconsequências de nossos atos. Continuamos a nos julgar vestidos, quando estamos nus para Deus. Continuamos a apontar para todos os lados para nos justificar de nossos erros.
Quem disse que não somos filhos de Adão?! Basta olharmos para nossos feitos e veremos o gene, o DNA Adamico. Nos colocamos como profundos inocentes de tudo que nos acontece. Se roubamos é porque não tivemos chances na vida. Se mentimos é porque melhor benefícios nos trará. Se invejamos a pessoa mais próspera é porque a vida é fácil para ela e difícil para nós.
Não nos avaliamos corretamente. Deixamos que a sagacidade de satanás venha diariamente nos dominar com questionamentos e perguntas, com argumentos sugestivos de que o pecado, fazer coisas erradas é justificável. "Ora, Deus conhece e sabe como somos fracos. Ele nos ama e por esses dois fatos seremos salvos e iremos para o céu."; Quem nos disse isso?! Nosso eu, satanás ou Deus?! Uma coisa é certa, Deus jamais falará isso.
Ao pecarem Adão e Eva foram lançados fora do jardim. Deus é amor, mas Deus é justo. Viver no erro acreditando de que Deus desconsiderará nossas fraquezas é falta de quem pouco ou nada conhece de Deus. Crer ser tão vítima é falta de um olhar profundo em si mesmo.
O erro de Adão não foi comer o fruto proibido (ainda que isso lhe trouxesse consequências). O erro de Adão foi não ter vergonha de seu ato, foi não olhar para si, foi não fazer uma auto análise profunda para descobrir que ele, somente ele, havia errado com Deus.
Hoje faça uma análise profunda em si. Que nós possamos olhar somente para o interior de nós. Que olhemos até onde nossos olhos alcançam. Facilmente descobriremos coisas que nunca imaginaríamos existir em nós. Ter a forma de vítima não comove o coração de Deus. Deus se comove com um coração verdadeiramente quebrantado e aberto.

"Ele respondeu: Ouvi a tua voz no jardim, e, porque estava nu, tive medo, e me escondi."

Gênesis 3:10



terça-feira, 9 de agosto de 2016

Quem é Deus para você?

    Nós brasileiros somos um povo engraçado (e burro). Temos um carro avaliado em mais de R$ 50 mil mas deixamos de pagar a C&A. Vivemos entre lanchonetes e restaurantes, mas em casa o melhor que temos é ovo. Dos pés ao cabelo parecemos um modelo cheio de marcas mas nossa educação e caráter continuam sendo de boca de lixo. Assim somos, sepulcros caiados, querendo transparecer qualquer coisa, menos nós mesmos. Buscando de tudo, mas no fim, buscando o vento.
E essa total falta do que é ser uma pessoa realmente acaba por se inserindo também nas igrejas. Pode inicialmente parecer uma comparação idêntica o que vivemos em nossa vida social e o que vivemos em nossa vida na igreja, mas não é, acaba sendo pior, visto o fato de que, a forma como somos no mundo só nos afeta no mundo e a forma como somos com Deus nos afeta eternamente.
Será que conhecemos mesmo Deus? Pelo contrário, o que mais se encontra em nossa nação são aqueles que conhecem somente deus. O que era para ser igreja, não é igreja (nem chega perto). O que era para ser cristão não é cristão, é pagão. Assistimos diariamente pessoas que dizem que conhecem a Deus, mas ou estão tentando enganar ou estão se enganando. É muito fácil achar hoje em dia aqueles que, como bom brasileiro, inventam um deus para benefícios próprios. Conhecemos mesmo a Deus? Sabemos mesmo quem Deus é? Então responda a si mesmo, diga 1 atributo de Deus (e não considere o amor e a bondade)!
Ser cristão é viver o dia a dia conforme imagem e semelhança de Cristo. Mas ser cristão também é cultuar a Deus da forma como se deve. E aqui há um ponto que demonstra tudo o que não somos. Vemos hoje igrejas que dizem fazer culto, mas apenas fazem oba oba. Pessoas que chegam atrasadas, conversas, saidinhas, louvores misturados com risadas, falta de respeito e reverência, busca por milagres. É tanta coisa que um livro seria pequeno demais para descrever tanta falta de conhecimento de Deus. O dia a dia é a mesma coisa. Quem levantou a mão para adorar Deus no domingo aponta o dedo do meio no trânsito na segunda. Quem gritou "aleluia" agora berra palavrões. Quem chorou de tanta emoção agora fica vermelho de tanta raiva. Quem rodopiou dizendo estar no Espírito Santo agora desce do salto. Quem tanto pregou de amor ao próximo agora não consegue nem mesmo parar no semáforo para falar de Deus para o mendigo.
De Deus não se zomba. Podemos até viver a falsidade de nossas vidas para as pessoas, para Deus, jamais seremos falsos. Ele nos conhece. Viver levando o mesmo "lixo" de culto á Deus que levamos não é culto, é encontro entre pessoas.
Deixe de ser bode e vire ovelha de Jesus. "Glória a Deus"; "Aleluia"; "Graças a Deus"; "Meu Deus"; são jargões muito pobres no meio de um povo tão incrédulo. Deus não salva pelo muito falar no Seu nome. Deus salva pelo muito agir no Seu nome e imagem e semelhança.
Por mais duro que seja qualquer palavra em um devocional, ela nunca será mais dura do que a sentença de justiça de Deus para aqueles que continuam querendo agir como seu coração lhe diz para agir. Hoje olhe para si. Renove-se na presença de Cristo. Dê um culto verdadeiro á Deus 24 horas por dia. Deixe as modinhas brasileiras de lado e receba a moda que jamais mudou, a moda de Jesus. Dela depende toda sua vida.

"Quanto a vós outras, ó ovelhas minhas, assim diz o Senhor Deus: Eis que julgarei entre ovelhas e ovelhas, entre carneiros e bodes."

Ezequiel 34:17



segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Pokemon go?!?!

    E a febre do jogo Pokemon Go chegou ao Brasil. A uma semana estamos vendo milhares de adultos (??) correndo atrás de seus pokemons. As conversas claro, também não podem ser outra. Parques estão cheios de celulares ligados em busca do pokemon perdido. Já há indicativos de que as aquisições de planos de internet aumentaram em mais de 100% desde que o aplicativo chegou ao Brasil. Há quem diga que isso é idiotice. Há quem diga que isso é a oitava maravilha do mundo. Há quem faça grandes descrições ligando o aplicativo ao diabo. Há quem diga que isto é apenas uma brincadeira, uma febre, e logo passa. Mas o que é o pokemon go realmente?!
Não, ele não é do diabo. Não, ele não é uma maravilha do mundo. É apenas mais um jogo. E sim, muito em breve a febre acaba. Mas o que este aplicativo esclarece mais uma vez é que, cada vez mais nos distanciamos mais de Deus. Pokemon go nos mostra o quanto as sagacidades de satanás nos levam cada vez para mais próximo do abismo. Sim, o jogo não é do diabo, mas isso não isenta o seu uso pelo mesmo para nos desviar do que deveria ser verdadeiramente importante.
"Buscai o Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto." (Isaías 55:6). Haverá um dia onde Deus não poderá mais ser achado. Haverá um dia onde Deus não poderá mais ser invocado. Isso te preocupa? Ou será que você se preocupa mais se a sua carga de bateria ou dados de internet não vão acabar? Será que sua preocupação está em saber onde está o pokemon ou onde estão as palavras de vida eterna? Será que você anseia por saber de Deus ou seu maior pensamento hoje é o que cada pokemon pode te oferecer?
E vamos ser realistas. Pokemon não é o problema mais sério. Antes fosse. O aplicativo é apenas a ponta do iceberg. Pokemon go apenas nos mostra, mais uma vez, nossa realidade. Não vemos milhares de pessoas na febre do pokemon porque é um jogo legal. Vemos milhares de pessoas assim porque Deus perdeu a importância, porque podemos até dizer que cremos em Deus, mas não cremos verdadeiramente. Deus virou pra nós apenas um mantra, algo que nos fortalece. Já não buscamos a Deus, nem O invocamos. Então, nunca saberemos quando Ele não poderá mais ser achado ou invocado.
Quão felizes verdadeiramente seríamos se nós estivéssemos vivendo a febre a bíblia go, da oração go ou da santificação go. Quão maravilhoso seria nossa vida se nossa preocupação não fosse com o número de pokemons temos, mas sim, com a quantidade de vezes em que nos dispusemos á Deus. É triste, é lamentável, mas é a vida que vivemos, onde um jogo fútil é melhor e mais importante do que Deus. Busque-O enquanto se pode achar. Não precisamos de GPS. Invoque-O enquanto está perto. Não precisamos sair do lugar.

Agradecimento. Inspirado na ministração do pastor Daniel Kolodziejska Antonio na igreja Nazareno Comunidade da Esperança neste dia 07/08.

"Buscai o Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto."

Isaías 55:6



sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Lute hoje. Lute amanhã. Lute sempre com Jesus!

    A vida é formada por lutas constantes. Já nascemos com lutas. Num universo de mais de 2 milhões de espermatozoides apenas 1 vence. O processo todo de gestação por mais lindo que seja, tem as suas aventuranças. Somos formados para lutar. Lutamos contra a vida que procura sempre nos colocar ao chão. Se hoje estamos fazendo esta leitura é porque já tivemos muitas lutas. Algumas perdemos, mas outras tantas ganhamos. Passamos por lutos, por furtos, por vendavais na nossa alma, e aqui ainda estamos, lutando.
As muitas tribulações da vida vem sem avisar. Nunca sabemos de onde vem. Criamos barricadas para nos proteger, mas os males da vida sempre encontram nossas brechas. Como já deveríamos saber: "Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar;" (1 Pedro 5:8). O adversário de nossas vidas é assim, com um instinto animal buscando aqueles a quem ele pode derrotar. E procurar viver um conto de fadas é estar de peito aberto ao diabo, pronto para virar comida de leão.
Crer em relacionamentos perfeitos é crer no sapo que vira príncipe. Não se preparar para os dias de faturamento instável é quase que um pedido de falência. Sonhar com uma família perfeita é idiotice. Viver em constantes tratamentos crendo na saúde plena é desconhecer as forças do próprio corpo. Ter a confiança no saldo bancário é ser ignorante á história da economia.
Sim, no mundo passaremos por muitos problemas. Teremos muitas horas de aflição e muitos momentos onde não gostaríamos de estar neles. A vida é assim e na história dos dramas somos o personagem principal. Bem-vindo ao clube! Mas não se desespere, você não é o único. Ainda que sempre possamos dar maior ênfase em nossas lutas, há milhares de outras que estão no mesmo patamar. Como transpor cada tribulação? Sim, até podemos fazer tudo sozinhos, mas não chegaremos tão longe. Uma hora, o leão nos devora.
No meio desta selva que é a nossa vida, há um leão que pode calar o nosso adversário e devorador. É o leão da tribo de Judá. Jesus! Ele mesmo. Jesus, aquele que nos alertou (leia João 16:33). Jesus, o leão que ruge mais alto.
Jesus nunca nos disse que com Ele não teríamos momentos difíceis, mas Ele nos afirmou que com Ele venceríamos o mundo. Podemos fazer duas escolhas para nossas vidas, enfrentar o leão sozinho (você crê no Tarzan?) ou enfrentarmos nossas adversidades com Jesus ao nosso lado.
Ainda que as lutas pareçam que vão nos derrubar, quando estamos com Jesus até mesmo a maior tempestade se acalma. Deus não nos colocou no mundo para sermos vencidos por ele. Deus nos colocou no mundo para que governássemos o mundo. Hoje não caminhe por esta selva que se chama mundo sem estar com o Rei da selva. Coloque-se ao lado de Jesus e Ele lhe mostrará os caminhos da vitória.

"Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo."

João 16:33



quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Imagens escondidas

    Qual é a sua verdadeira imagem?! Nem sempre o espelho revela quem realmente somos. Nos dedicamos tanto ao intelecto e ao corpo e nos esquecemos de algo primordial, nossa alma. É na alma onde tudo se enraiza. De nada resolve sermos fisicamente magros se nossa alma nos chama de gordos. De nada adianta estudarmos se nossa alma sempre nos chama de burro. De nada nos resolve as pessoas nos dizerem que somos bonitos se nossa alma sempre aponta para um defeito. De nada resolve as várias rezas, orações e promessas pagas se nossa alma sempre nos diz que estamos indo ao inferno. De nada nos adianta sermos confiantes em nossa cor se nossa alma é preconceituosa. O que sua alma diz sobre você?
Tudo se desenrola em nossa alma. É nela onde pessoas ofendidas perdoam, porque sua alma tem perdão e não guarda ofensas. É na alma onde o amor lança fora todo o medo, porque sua alma tem o amor de Jesus. É na alma onde os grandes gênios e sábios se despontam, pois não aceitam as palavras duras das outras pessoas. É na alma onde a esperança nasce, pois é lá onde a desesperança perdeu o fôlego. É na alma onde as dores são curadas, pois é lá onde temos a cura. É na alma onde tudo se transforma. É na alma onde aprendemos a não guardar mágoa, rancor, ódio, vingança. É a nossa alma que aprendemos que a paternidade de Deus é muito diferente da paternidade humana. O que sua alma diz sobre você?
Jesus foi traído, humilhado e injustiçado. Veio para os seus, mas eles não O quiseram. Foi chamado de filho do diabo, enganador. Ainda assim, Jesus fazia milagres, ensinava, curava, amava, perdoava e por fim, se entregou á uma cruz para nela nos dar o direito á vida. Se Ele fez isso porque era Deus? "E o Verbo se fez carne[...]" (João 1:14); "[...]antes, foi Ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado." (Hebreus 4:15); "Por isso mesmo, convinha que, em todas as coisas, se tornasse semelhante aos irmãos,[...] Pois, naquilo que Ele mesmo sofreu, tendo sido tentado,[...]" (Hebreus 2:17-18). Não, Jesus não fez porque apenas era Deus, mas porque a Sua alma lhe afirmava que Ele era Deus, que Ele era amor, que Ele era perdoador, que Ele era abençoador.
Não olhe hoje para o que você vê, olhe para o que você não vê. Sua alma é invisível aos olhos mas é tão mais importante quanto qualquer coisa que o espelho te mostre. Procure hoje fazer uma faxina na alma. Procure hoje limpar e tirar tudo aquilo que não convêm, tudo aquilo que não procede de Deus. Na sua criação Deus lhe colocou em sua alma o amor Dele, você ainda O sente ou tanto lixo já afogou esse amor?! Hoje, o que sua alma diz sobre você?!

"Porque, como imagina em sua alma, assim ele é; ele te diz: Come e bebe; mas o seu coração não está contigo."

Provérbios 23:7



quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Quanto vale o céu?

    Ser rico não é pecado. Ser pobre não é ter o céu garantido. Almejar, sonhar, planejar e buscar um crescimento financeiro não é demoníaco. Viver na pobreza não é sinônimo de santidade. A diferença está no coração. A diferença está entre ser o senhor do dinheiro ou ter o dinheiro como senhor.
Há ricos que são pobres de espírito e há pobres que são escravos do dinheiro. Jesus jamais indicou que somente os pobres de dinheiro entrarão no céu e os ricos já tem o inferno garantido. Porém, Jesus faz o grande alerta: "[...]Filhos, quão difícil é [para os que confiam nas riquezas] entrar no reino de Deus!" (Marcos 10:24). Paulo também traz grandes ensinamentos: "Ora, os que querem ficar ricos caem em tentação, e cilada,[...] Porque o amor do dinheiro é a raiz de todos os males;[...]" (1 Timóteo 6:9-10).
Quando colocamos o dinheiro e a busca por riquezas como a coisa mais importante de nossa vida então perdemos a nossa vida. Trabalhamos mais, pois queremos mais dinheiro. Estudamos mais, pois isso nos ajudará a ganhar mais dinheiro. Nos doamos menos ás pessoas e mais as nossas necessidades, pois tudo vira uma necessidade urgente. É na busca insana pelo dinheiro onde mentimos e roubamos se for preciso. É buscando ter mais riquezas que lançamos nossos filhos ao mundo e os deixamos órfãos. O amor ao dinheiro acaba se tornando um vício. Os R$ 100,00 que antes valiam com o tempo é muito pouco. Sem perceber, vamos nos tornando cada vez mais dependentes do dinheiro. Quanto mais riquezas temos, mais queremos. Nos apegamos ao dinheiro e nossas riquezas como se elas fossem tudo que tivéssemos, e no nosso íntimo é tudo o que temos mesmo.
Muitos perdem a fé. Alguns deixam os caminhos de Deus para trilhar os caminhos da "verdinha". Outros, trocam a fé pela venda da fé. Usurpam aqueles que pouco tem. Usam o amor daqueles que querem mais.
Sim, o dinheiro leva muita gente para a perdição eterna. Assim como uma moeda, o dinheiro só tem 2 lados, bênção ou maldição. Podemos ter ricos e abençoadores, mas podemos ser ricos e amaldiçoados. Para se entrar no céu não é preciso de muito dinheiro. Na verdade, não precisamos de centavo algum. Para se entrar no céu é necessário ter um coração voltado para Jesus. O que o dinheiro e as muitas riquezas são para você hoje?

"Os discípulos estranharam estas palavras; mas Jesus insistiu em dizer-lhes: Filhos, quão difícil é [para os que confiam nas riquezas] entrar no reino de Deus!"

Marcos 10:24


terça-feira, 2 de agosto de 2016

Quem não se comunica se istrupica!

    Nóis capota mas num cai. Assim muitos relacionamentos poderiam ser definidos. Mas na verdade a falta de comunicação nos relacionamentos anda tão escassa que se capota e cai. Muitos relacionamentos tem fim não porque o amor acabou, mas porque a falta da comunicação trouxe péssimos resultados.
O erro já se inicia pelo namoro ou noivado. O slogan de que sexo é tudo num relacionamento cola como chiclete nas mentes e então não se conhece a pessoa, apenas se sabe se ela satisfaz na cama. Tanto homem quanto mulher não sabem os gostos do amado, não conhecem seus planos, seus desejos, não sabem o que ele ou ela pensa do futuro, não se vai numa atenção mais profunda. No fim, temos relacionamentos fracos e que basta uma primeira ventania para tudo ruir. As redes sociais também começam a dificultar as coisas, visto que seja no sofá, no ponto de ônibus ou numa mesa de restaurante não há tempo e muito menos vontade de se conversar.
Os casamentos não se mostram ser diferentes. Pelo contrário, trazem o péssimo vício da falta de conversa. Como ambos não praticaram a comunicação, entram num casamento onde tudo é novo e muitas coisas ficam a frente da comunicação. E o que fazer além do sexo?! Isto certamente não é uma pergunta, mas um enigma para muitos.
Casais felizes e bem sucedidos são aqueles que se comunicam melhor. A comunicação se mostra ser o melhor meio de se conhecer a outra pessoa. "É se comunicando que a gente se entende"; este deve ser o slogan dos casais. É na comunicação onde expressamos nossos conceitos de vida, nossos pontos e também que ouvimos a outra parte. É na comunicação onde conseguimos eliminar mais da metade dos problemas futuros que teríamos na falta dela.
Comunique-se com aquele que você escolheu para viver sua vida. Questione-se a si mesmo o que você ainda não conhece dele(a) e comunique-se! Descubra e revele-se. Tire o cadeado que bloqueia tantas comunicações. Lembre-se, mesmo se revelando na própria criação do mundo e de todas as coisas, Deus ainda assim resolveu se comunicar conosco. Comunique-se melhor com seu amor, grandes coisas você descobrirá!

"A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira."

Provérbios 15:1



segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Você gostaria de ser traído?

    Atualmente a novela global do horário nobre vem apresentando uma história que nos chama a atenção. Os personagens Santo e Tereza vivem uma história de romance com direito a sexo e juras de amor. O interessante deste história é que ambos são casados, com outras pessoas. Ou seja, é o típico caso de adultério. E tudo é feito para que o público ame essa história, aplauda e torça para que ambos finalmente fiquem juntos. Os noveleiros buscam ansiosos por saber cada novo passo do casal e pouco se importam com suas famílias, seus respectivos "cornos".
Poderíamos até pensar: "é somente uma história"; mas não é bem assim. A verdade é que a televisão só mostra o que vivemos e o que gostamos, afinal o que seria de uma novela sem ibope? A verdade é que as telenovelas não se mostram tão ficção assim, são simplesmente um retrato da sociedade que temos hoje.
Estudos já mostram que a grande massa da população vive em adultério ou já adulterou. É uma prática hoje muito comum. Os argumentos são infindáveis. "É pra apimentar o casamento"; "é pra experimentar novos sabores"; "é pra sair da mesmice"; e assim vai. O que antes era um péssimo hábito masculino agora também se aprofundou no sexo frágil. Mulheres cada vez mais entram em relações extra-conjugais. E se achamos que a lama do pecado é pouca, recordamos que ela vai muito além. Dentro das igrejas milhares de pessoas fazem o personagem do santo. A devassidão do adultério é cada vez maior e mais notória. Não há mais porque se esconder, afinal agora é bonito. O adultério já até dá direito a "troféus".
"Jerusalém, Jerusalém, que mata os profetas e apedrejas os que te foram enviados! Quantas vezes quis Eu reunir os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintinhos debaixo das asas, e vós não o quisestes!" (Mateus 23:37). Deixamos de dar ouvidos á Deus para dar ouvidos a nós mesmos. Caçoamos e mutilamos cada um daqueles que Deus levantou para tentar nos trazer a luz da restauração. Nos lançamos sem paraquedas nos prazeres do amor fora do casamento. Colocamos os desejos acima da santidade. Nos induzimos a entender que Deus é carrasco. Nos perdemos no conhecimento do nosso próprio eu. Não demos apenas 1 mordida no fruto proibido, comemos a fruta toda. Estamos cada vez mais aplaudindo aquilo que destrói vidas. Pergunte a um filho de pais separados pelo adultério se ele é feliz!
Precisamos parar. Precisamos lembrar que tais atos são abominações para Deus. Não que Ele não goste, Ele odeia. Deus jamais compactou com o adultério. Quando desejamos, quando beijamos, quando vamos pra cama com outra pessoa é como navegar num barco com furos, uma hora tudo afunda. Voltemos para Deus. Apenas quando rumamos para a luz de Jesus é que temos o escape deste terrível mal.

"Por que, filho meu, andarias cego pela estranha e abraçarias o peito de outra?"

Provérbios 5:20