domingo, 11 de junho de 2017

Crente Nutella

“Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceiras nos ouvidos;”
2 Timóteo 4:3

                Vamos refletir hoje sobre o cristão contemporâneo. Sim, o crente dos dias atuais. É o crente na gíria do momento chamado de crente nutella.  Somente para início devemos continuar o texto em apresso: “e se recusarão a dar ouvidos à verdade, entregando-se às fábulas.” (2 Timóteo 4:4).
                Sim, o crente nutella não tem amor a não ser por si mesmo. É cheio de vaidades. Vive em busca de dinheiro, não para ajudar ao próximo, mas para comprar uma casa com piscina e um jaguar para ter na garagem. Ele não tem reverência nem temor á Deus. Vai aos cultos como se fosse um favor que estivesse fazendo á Deus. Chega em pleno domingo atrasado e é um tal de um olho na pregação outro no celular. É desobediente e mimado. Ingrato, jamais se recorda do que lhe fizeram, mas sempre tem na língua o que fez pelos outros. A vida dos outros não lhe é para oração, mas para fofocação. Odeia as bem-aventuranças do próximo, tem em seu coração mesmo é a vontade de que todos lhe peçam favores. Olha para o pecado dos outros como mortal, mas os seus são apenas deslizes. É arrogante. Vive buscando ministérios que o façam estar a vista de todos, mas nunca lavou um banheiro da igreja. Adora as tais “profetadas”, afinal, os profetas contemporâneos mais parecem o Silvio Santos com o programa “A porta da Esperança”, sempre tendo uma novidade de encher os olhos e jamais confrontando o pecado (por favor, me mostre um profeta assim na bíblia!). Não ora, não jejua e não lê a bíblia, afinal, sua vida é muito corrida (que o diga Skype, instagram, twitter e as muitas horas com o dedo escorregando sobre o facebook). Não é dado aos mandamentos de Deus, afinal, agora ele vive o tempo da graça de Jesus (que mais parece uma desgraça). Seu coração palpita de alegria com as pregações de “como vencer”; “Deus é contigo”; “Deus tem riquezas pra sua vida”; e tantas outras. Ele ama encontros da busca pelos livramentos de suas aflições. Falou que Jesus prospera ele sente o poder! Ama falar o dom de línguas, mas não sabe abençoar uma vida sequer. É pregador, tem oratória, mas só fala de esperança em dias melhores e vitória, e se esquece de que o mundo não precisa disto, mas de salvação em Cristo. Vive uma família de teatro, cheia de problemas internos, mas dentro da igreja é o exemplo. Não tem domínio sobre si, é o tal do “eu não tenho sangue de barata” (talvez o certo seria mesmo ter o sangue de Jesus!!). Dizima e oferta na igreja só para poder cobrar a Deus. Não é dado ao perdão. É contra o homossexualismo, mas não vê problema algum no divórcio. Nunca chorou em oração por uma vida perdida, aliás, que todos estes vão para o inferno. Não se preocupa em ser a carta e o perfume de Cristo fora da igreja, xinga no trânsito, no serviço odeia conversa sobre o evangelho e sempre procura se beneficiar, mesmo que isto lhe custe algumas mentirinhas brancas. Crê piamente que o evangelho mudou. Agora não é mais o Espírito Santo quem convence do pecado, mas sim as festas sem álcool, os carnavais sem passistas e todo tipo de modernidade que existe no mundo (é o evangelho geração Y). Por fim, não há em seu coração o desejo de se estar com Jesus na eternidade. Se fala de morte é o primeiro a dizer que ainda quer viver muito tempo.

                “Sabe, porém, isto: nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis, pois os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes, desafeiçoados, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, enfatuados, mais amigos dos prazeres que amigos de Deus, tendo forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder.[...]”(2 Timóteo 3:1-5). Muitos de nós estamos nesta lista. Muitos nem o sabem, pois sequer querem saber, preferem ser ignorantes, dado o tamanho de suas paixões pelo pecado e pelo mundo. Outros preferem esconder seus “bichinhos de estimação”. No fim, estamos vivendo mesmo o tempo do crente nutella. Como muito bem descreveu certa vez um autor: “Se os crentes de hoje vivessem na época em que Nero queimou Roma e culpou os cristãos queimando vivo milhares, a história seria diferente, os crentes se uniriam a Nero para fazer uma grande marcha pra Jesus terminando num apoteótico show gospel no Coliseu.”





Um comentário:

  1. Até o momento não tinha lido um texto,,, tão verdadeiro,,,, infelizmente está assim mesmo,,,,Tem crente Também achando que e estrela,,,E esquecem que Jesus e a única estrela,,,, estão até pintando as igrejas de preto,e o OLOFORT em destaque no homem,,,,o foco não está sendo Jesus
    Que Deus venha ter misericórdia desta geração

    ResponderExcluir