domingo, 4 de junho de 2017

Jeová-Jiré

“Pois eu lhe serei, diz o Senhor, um muro de fogo em redor e Eu mesmo serei, no meio dela, a sua glória.”
Atos 2:5

                É inquestionável de que todos ataques e guerras aos quais Israel sofreu, desde a época que foi tirada do Egito, a mais cruel e terrível foi a que sofreu pela Babilônia. Por décadas Israel sofreu com inimigos que buscavam dizimar um povo. Ora era um rei egípcio, ora era um vizinho filisteu, ora eram tantas outras lutas. Pouquíssimos foram os profetas, juízes e reis de Israel que não passaram por lutas. E em todas Deus mudou a sorte de um povo que era para ser destruído. Foram lutas em outras nações, foram lutas no deserto e foram lutas em seus próprios muros. Neste contexto o que Babilônia fez e o que o povo de Israel passou deixou todas antecessoras lutas “no bolso”.
                Então no meio deste profundo vale entra Zacarias, um profeta pós-cativeiro. Depois de 70 anos o povo retorna a sua terra. A cidade outrora bela agora era puro escombros. Havia inimigos por fora e muito desânimo no coração do povo. Embargos políticos impediam avanços das obras e os inimigos conspiravam para paralisá-la.
Nisto Deus chega através de Zacarias ao povo para reanima-los. E a promessa vem. Deus aquece o coração do povo prometendo que será um muro de fogo e a Sua glória estará presente.
Muitos de nós iniciamos a semana com grande amargura no coração. Muitos estão vivendo hoje com o coração partido, seus muros foram derrubados. Está difícil ter fé. Olhamos para dentro e para fora de nós e não encontramos nada que possa nos trazer algum conforto. Há também os que já enxergam os inimigos vorazes como lobos vindo sobre sua vida. Tudo está tão terrível. Nossas forças são poucas. Nossos pés estão vacilantes. Nossa mente está cansada. Nosso coração já não tem nem mesmo mais a adrenalina. Então o que fazer diante da derrota iminente?

Neste embate da vida olhe para o alto. Esqueça os meios humanos, corra para os meios do Altíssimo. É quando nos colocamos á Deus que Ele nos protege, nos sara e transforma nossa vida. É quando, verdadeiramente, nos dispomos a buscar á Deus que o Deus, O Jeová-Jiré (o Deus que provê) fará grandes coisas em nossa vida. Os muros derrubados serão suspensos. Os inimigos serão desbaratados sem tocar em você. As maldições serão quebradas. Os vícios serão apagados. E a sua história irá mudar. O livro da sua vida que marcava uma derrota terá uma borracha e uma nova escrita, algo escrito pelas mãos de Deus. Não olhe para o que você não tem hoje. Olhe para o Deus que você tem hoje. O Senhor muda a sua sorte para te restaurar e criar em ti uma nova história.





Nenhum comentário:

Postar um comentário