segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Bênção não significa aprovação de Deus

“Ora, irmãos, não quero que ignoreis que nossos pais estiveram todos sob a nuvem, e todos passaram pelo mar,”
1 Coríntios 10:1

                Quantos de nós hoje caminhamos sob a nuvem de Deus, recebendo Suas bênçãos, mas não estamos aprovados por Deus?! Quantos de nós já provamos de grandes milagres em nossas vidas, mas não estamos vivendo sob a aprovação de Deus?! Como diriam: “uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa”; ser abençoado e receber milagres da parte de Deus não é e nunca foi parâmetro para nos indicar que estamos sob a aprovação de Deus. Isso se chama graça, amor e misericórdia.
                Paulo escreve no capítulo 10 da carta aos Corintios coisas que devem chamar muito nossa atenção e nos indicam como podemos estar encharcados de bênçãos e/ou milagres, viver sob a nuvem de Deus, mas não sermos aprovados por Deus (leia 1 Coríntios 10:1:13).
                “Entretanto, Deus não se agradou da maioria deles,[...]” (1 Coríntios 10:5). Paulo resume todas as bênçãos de quem vivia com Deus. Porém agora ele inicia nos mostrando como é possível caminhar sob a graça, o amor e a misericórdia de Deus, mas não ter a aprovação Divina.
                “Não vos façais, pois, idólatras,[...]” (versículo 7). Quantos ídolos temos? Os evangélicos costumam zombar dos católicos por cultuarem santos, mas quem disse que apenas isto é ídolo? Muitos idolatram bens, trabalho, idolatram a si mesmo, a pessoas, idolatram filhos! “[...]o povo assentou-se para comer e beber e levantou-se para divertir-se.” (versículo 7). Estamos nos divertindo. Idolatramos o divertimento de tal forma que colocamos nossas muitas raves gospels como algo aceitável para Deus.
                “E não pratiquemos imoralidade,[...]” (versículo 8). A imoralidade está no ar. Sexo antes do casamento virou carne de vaca. Ser virgem é ser brega. Esperar que Deus nos abençoe com a pessoa certa é motivo de chacota. Cair no pecado do sexo com namorado ou noivo não gera pecado, mas apenas pode sobrevier sobre si bênção. O homossexualismo está cada vez mais aceitável pela sociedade. O que vale agora é ser feliz. As roupas femininas a cada dia perdem mais pano. O ser humano imoral parece viver num eterno cio. O relativismo traz o conceito de que tudo é aceitável para Deus. Mães largam seus filhos para terceiros, tudo pelo status profissional (afinal, mulher foi feita por Deus para ser bem sucedida no trabalho! (???) ). Pais deixam seus filhos órfãos da paternidade terrena. A nossa imoralidade faz com que dar a volta por cima seja agora dar uma rasteira no próximo. A busca pelo dinheiro virou UFC, vale tudo.
                “Não ponhamos o Senhor à prova,[...] Nem murmureis,” (versículos 9 e 10). Talvez o que mais façamos em nossa vida. Colocamos Deus à prova diariamente. Reclamamos todos os dias. Se Deus não faz o que queremos, então Deus não é Deus. Se Deus não realiza, então ficamos de birra com Deus. Não nos saciamos das bênçãos, se recebo uma hoje, quero outra amanhã. Somos mimados e egocêntricos. Não temos um coração grato.
                Não viva apenas na nuvem. Não interrompa os sonhos e planos de Deus para sua vida por ídolos, imoralidade, provações ou murmurações. Não busque milagres, busque o Deus dos milagres. “[...]Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além de vossas forças;[...]” (versículo 13).


Agradecimento especial – Devocional inspirado na ministração do dia 13/11, no culto noturno do Pr. Flavio (Igreja Nazareno – Comunidade da Esperança).




Nenhum comentário:

Postar um comentário