quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Uma bênção longe de Deus

“Eles, porém, não se importaram e se foram, um para o seu campo, outro para o seu negócio;”
Mateus 22:5

                “Os convidados exclamaram: “Feliz quem pode participar de uma festa no Reino de Deus!”. Jesus concordou: “Sim. Certa vez, um homem deu uma grande festa e convidou muita gente. Na hora do jantar, enviou um criado para avisar: ‘Venham, a comida está na mesa’. “Estranhamente, todos começaram a apresentar desculpas, um após o outro. O primeiro disse: ‘Comprei algumas terras e preciso vê-las. Aceite minhas desculpas’. “O segundo disse: ‘Comprei cinco juntas de bois e preciso testá-las. Aceite minhas desculpas’. “Outro disse: ‘Acabei de me casar e preciso ficar com minha esposa’.” (Lucas 14:15-20 – Bíblia A Mensagem).
                Responda a si. O que há de errado nos versículos das palavras de Jesus acima? É impróprio trabalhar? Seria pecado ir verificar as papeladas, reformas e tudo o que envolve a aquisição de terras ou algum imóvel? E casar-se e se preocupar com o casamento, é erro grave e pecado também?!
                Tais palavras de Jesus parecem não conectar-se com as Escrituras por um todo não é mesmo? Afinal, foi o próprio Deus quem fez o trabalho para o homem (leia Gênesis 3:19). Foi também Deus quem criou o casamento e por ele tem zelo (leia Efésios 5:31-32). Então, onde Jesus está querendo atingir?
                É certo de que o que Jesus nos mostra é o quanto nos preocupamos com as coisas terrenas, ainda que sejam bênçãos, mais do que as coisas de Deus. Muitas vezes nos afastamos de Cristo porque queremos dar tudo de nós em nosso trabalho. Ocupamos nosso tempo para trabalhar e para nos desenvolver profissionalmente. Na busca do crescimento profissional não medimos esforços ou práticas. Também nos afastamos de Deus conforme vamos conquistando coisas. Nossos bens precisam ser cuidados, quando não, quanto mais vamos “crescendo” na vida, mais precisamos ganhar para sustentar o que temos. O casamento que é um bênção maravilhosa de Deus também é motivo de nos afastarmos de Deus. Casados, nossa preocupação se torna em manter nosso lar. Quando os filhos vem, logo eles se tornam um “problema” para um relacionamento com Deus, pois todo nosso tempo é tomado por eles (talvez seria termos como bom exemplo Susanna Wesley, a mãe de John Wesley).
                É certo que profissão, bens e casamento não são errados. Temos sim o direito e devemos lutar por isto. Devemos batalhar para ser o melhor profissional. Temos direito de buscar melhorar nossa vida. É desejo de Deus que tenhamos cônjuges. Todavia, nada deve estar acima da busca de vivermos um relacionamento com Deus. Apenas o relacionamento sério e sadio com Deus pode dar o fervor que nosso espírito precisa. É somente quando buscamos a Deus que todas estas coisas são acrescentadas. Há um perigo iminente em nos afastarmos de Jesus por tais coisas.
                Com Jesus, aprendemos a trilhar a profissão de uma forma ética, profissional e com caráter. Assim, nos tornamos melhores profissionais. Longe de Jesus puxamos qualquer tapete e fazemos qualquer ato ilícito para nos beneficiar. Com Jesus, aprendemos a batalhar por bens, e com paz no coração sabemos planejar e esperar o tempo certo. Longe de Jesus fazemos a falcatrua que for necessária para conseguir o que queremos. Com Jesus não nos lançamos como loucos em casamentos Titanics, antes, aprendemos que esperar também é se preparar para a pessoa certa. Longe de Jesus nossa única preocupação é quanto a pessoa tem no banco.
                Nenhuma destas coisas é pecado, mas todas elas são sementes que podem nos afastar do Pai. Não fique desatento. Jesus nunca quis fazer uma disputa com seu trabalho, com seus bens ou com seu relacionamento, Ele sempre desejou estar acima de tudo isso.






Nenhum comentário:

Postar um comentário