É em nosso coração que todas emoções fluem, todos sentimentos se desembocam. Se nosso cérebro é a razão, nosso coração é além de emoção, é onde declinam todas nossas atitudes. Passamos a vida enxergando o coração como nosso órgão das grandes e maravilhosas emoções. O definimos como algo maravilhoso. Mas não é bem assim.
Nosso coração é enganoso. Nosso coração tem amor, mas também tem ódio. Nosso coração é inclinado a saciar o desejo de nossa carne. Adão e Eva tinham a razão que lhes dizia para não comer do fruto proibido, o coração pulsava pela vontade de comer do fruto. Caim tinha a razão da intenção de maldade, mas seu coração jorrada ódio por seu irmão Abel. A mulher de Ló tinha a razão que lhe dizia para não olhar para trás, mas seu coração ansiava por voltar-se mais uma vez para a cidade destruída. Davi lhe tinha a razão que lhe gritava sobre o pecado, mas seu coração ardia no desejo do adultério.
A história, a vida, nos mostra o como nosso coração se inclina para os desejos mais terríveis do ser humano. Quantos pais não mataram filhos? Quantos filhos não mataram pais? Quantas traições não ocorrem diariamente? Quantas vezes nos negamos a fazer o bem? Quantas vezes não buscamos a maldade? Quantas vezes não deixamos de perdoar por orgulho? Quantas vezes não deixamos de conversar por rancor? Quantas vezes não demos a segunda chance? Quantas e quantas vezes. Nosso coração é sim maldoso. Nosso coração é sim um mar de esgoto a céu aberto.
Mas também há nele algo que teima em viver. Há em nosso coração o amor, o amor que Deus acrescentou. Há uma raiz que leva á um manancial escondido em nós. Há o manancial que vem de Cristo. Quanto mais o conhecemos e o seguimos, mais este manancial vem limpar o mar negro que vive em nosso coração. Jesus é o exemplo de que podemos sim ter um coração totalmente limpo. Em todas suas atitudes Jesus fazia com que a razão sobrepujasse a emoção. Cristo "educou" seu coração a fazer o bem. Cristo não permitiu que Seu coração tivesse a lama da maldade. Cristo sabia quem era, ele tinha total conhecimento da razão.
Hoje decida limpar seu coração. Perdoe. Reconcilie-se. Ame. Seja fraternal. Faça o bem. Jogue fora o lixo que entulha o manancial do amor em seu coração. Busque o que Deus quer de você. E Ele quer que você ame. Hoje não deixe que seu coração seja o comandante de sua vida, entregue o comando á Jesus.
Um dia abençoado.
"Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida."
Provérbios 4:23
Nenhum comentário:
Postar um comentário