sexta-feira, 20 de março de 2015

O meu ídolo

Responda a si mesmo. O que você mais ama? O que te faz se sentir sem chão quando algo acontece com isso? Seria um carro? dinheiro? terras e imóveis? a poupança que a tantos anos você guarda e preserva? Ou talvez sua vida dependa de outras coisas. Talvez então seu ídolo seja seu cônjuge? ou um filho? ou até mesmo seu animal de estimação? Ou você viva acerca de outras coisas. Talvez seja sua juventude? ou suas muitas amizades? ou o seu cargo na empresa, na sociedade ou na igreja? ou seu status? Mas então, o que é um ídolo afinal?! 
Infelizmente o pai da mentira, satanás, trouxe algo muito mentiroso para todos nós. Fez com que crescemos que um ídolo é apenas quando nos colocamos diante de outro deus. Sim, isto é também um pecado e um erro, mas não menos diferente de qualquer outro ídolo. É como se satanás tivesse uma lista com mil coisas que podem ser um ídolo e ele tirasse 999 e deixasse apenas 1. Assim, em seu plano, ele conseguiria com que travássemos batalhas entre irmãos e achássemos que estaríamos muito bem com as demais coisas.
"Certo homem de posição perguntou-lhe: Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna? Respondeu-lhe Jesus: Por que me chamas bom? Ninguém é bom, senão um, que é Deus. Sabes os mandamentos: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não dirás falso testemunho, honra a teu pai e tua mãe. Replicou-lhe ele: Tudo isso tenho observado desde a minha juventude. Ouvindo-o Jesus, disse-lhe: Uma coisa ainda te falta: vende tudo o que tens, dá aos pobres e terás um tesouro nos céus; depois, vem e segue-me. Mas, ouvindo ele estas palavras, ficou muito triste, porque era riquíssimo." (Lucas 18:18-23).
Nesta história percebemos que Jesus não colocou deus algum sobre a conversa. No tocante, Jesus falou sobre o verdadeiro ídolo do rapaz, que não era um deus, mas sim seu dinheiro. E assim é nossa vida. Ainda que vivamos anestesiados vamos criando nossos ídolos. Vamos o idolatrando. Jesus pediu ao jovem que deixasse seu dinheiro, e ele não quis. E você, e se Jesus lhe pedisse o seu bem mais precioso, você deixaria ou faria igual ao jovem?! Se Deus pedisse que você entregasse seu emprego, ou desse todo seus bens, ou seu cargo, ou o que fosse necessário, você entregaria por Deus?
Amar a Deus sobre todas as coisas (leia Mateus 22:36-40). Este é o grande mandamento. Se nosso amor á Deus está alicerçado em outras coisas que temos, então não amamos á Deus, amamos o que temos. E viver neste amor é erro muito grande. Quem nos dá a vida é Deus. Nossas coisas quem dá é Deus. Há uma diferença grande nisto. 
Muitos de nós vemos a passagem do jovem rico e achamos que Jesus foi duro com ele. Que Jesus pediu para que ele se transformasse num andarilho, sem dinheiro algum. Olhe novamente no texto. Jesus não disse á ele que deveria amar á Deus. Porque? Será que Jesus se esqueceu do maior mandamento? Não, Jesus já conhecia qual era o grande deus daquele rapaz, seu dinheiro. 
Hoje busque construir uma vida boa e agradável. Deus lhe ajuda a todo instante. Porém, jamais deixe que sua vida lhe proporcione outro deus que não seja Deus. Disto depende sua eternidade.

Um dia abençoado.

"Com efeito, eu sei que o Senhor é grande e que o nosso Deus está acima de todos os deuses."
Salmos 135:5



Nenhum comentário:

Postar um comentário