sexta-feira, 29 de maio de 2015

A nossa história

            Gênesis á Apocalipse. Para muitos ouvir isto é logo ser remetido á bíblia. Simples assim? Nem tanto. Gênesis á Apocalipse são sim de fato o início e o fim, ou melhor, o início e a revelação do final dos tempos da bíblia. Mas o correto é pensar nisto como “O início e o fim de minha vida”. Sim, A bíblia é a história humana, a nossa história, a sua história. Quer pensar melhor? Então pense na sua descendência. De onde são seus descendentes? Ásia, Europa ou África? Com isto em mãos pense o seguinte. Pense em Noé. Não o do filme, o da bíblia. Com isto em mãos sabemos que Noé teve 3 filhos, Sem, Cam e Jafé. Ao final do dilúvio os filhos de Noé saem da arca e vão povoar tudo o que conhecemos como mundo antigo. Jafé inicia o que hoje conhecemos como Europa. Sem começa a povoar a Ásia e o Oriente Médio com o povoado dos Semitas que depois viraram os judeus, e depois os mulçumanos. Cam vai e inicia a África. No fim, todos nós temos um tatatata..., mais uns tatás e chegamos em Noé.
            Porque dessa história toda? Porque ao desconsiderarmos a bíblia desconsideramos a nossa própria história. Porque ao desconsiderar a bíblia não estamos apenas esquecendo o nosso passado, mas garantindo que o nosso futuro também seja esquecido. Porque ao nos interessarmos mais por livros de histórias que jamais existiram estamos desconsiderando a história daqueles que deram sua própria vida para que hoje tivéssemos a bíblia.
            A bíblia foi feita por mãos humanas, mas com total inspiração Divina. Não há sequer um livro no mundo que se compare ao livro da sua história. O livro da sua vida se completa por si só. O livro da sua vida te ensina, te mostra o caminho e te salva das armadilhas do futuro. O livro da sua vida é igual receita de bolo de família, nunca fica velho. O livro da sua vida é a pura demonstração de preocupação e amor de Deus com você. O livro da sua vida é uma das maiores formas que Deus encontrou pra te mostrar a Si mesmo. Deixar de ler a bíblia é deixar de dar importância a si mesmo. Nem mesmo dar uma oportunidade á bíblia é dar a si o valor que se acha merecedor.
            Deus deu o Seu filho pela bíblia. Deus deu muitas pessoas para que o livro da sua vida hoje não fosse uma peça de museu ou um simples conto de algo que um dia existiu. E você, qual a importância que você está dando hoje para a sua vida?! Será que sua vida vale mesmo ficar ganhando poeira num criado mudo? Será que sua história vale menos que uma revista de banca de jornal? Hoje, amanhã e sempre, leia a bíblia. Viva não a história dos outros, viva a sua história. Descubra a si e descubra a Deus. Comece hoje a conhecer o seu passado, presente e futuro.

Um dia abençoado.

“Toda palavra de Deus é pura; Ele é escudo para os que nele confiam.”

Provérbios 30:5




quarta-feira, 27 de maio de 2015

Amigo de verdade

            Jesus teve por volta de 120 discípulos. Destes, 70 Ele enviava para um ou outro lugar. Destes, 12 Ele chamou pelo nome e andavam com Ele todos os dias. Destes, um era seu grande amigo, Pedro era seu nome. Pedro era o amigo que viu todos os milagres de Jesus. Pedro era o amigo que havia sido escolhido para junto com outros 2 (João e Tiago) estar junto num dos momentos mais maravilhosos da vida de Cristo, a transfiguração com Moisés e Elias (leia Lucas 9:28-36). Pedro era o amigo que ouvia todos os ensinamentos de Jesus. Pedro era o amigo que quando resolveu usar uma espada e ferir um soldado cortando sua orelha pôde ver Jesus o ajudar restaurando a orelha do soldado. Pedro era o amigo a quem Jesus jamais se esquecia. Pedro era o amigo que falava verdades á Jesus – “Respondeu-lhe Simão Pedro: Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras da vida eterna; e nós temos crido e conhecido que Tu és o Santo de Deus.” - (João 6:68-69).
            Porém vieram os soldados. Veio a prisão para Jesus. Com ela veio o açoite. Chicotes, murros, socos, cuspes, uma coroa de espinhos e uma cruz. Durante todo este período o amigo Pedro não estava presente. Fugiu e traiu negando Jesus por 3 vezes. Enquanto Jesus era levado pelos soldados a Sinédrio, Herodes e Pilatos para decidirem o que fazer com Ele, Pedro continuava distante, longe de tudo. Enquanto Jesus carregava uma cruz pesada por uma via de dor, Pedro continuava longe. Jesus foi crucificado. Morreu. E Pedro sequer esteve presente em Sua crucificação e enterro. Pedro, o grande amigo de Jesus, simplesmente não esteve nos momentos em que Jesus mais precisou de um amigo.
            E nós, quantos de nós não passamos por isso? Calma, não estamos aqui falando dos amigos que nos traíram. Estamos falando dos amigos que nós traímos. Em muitas amizades nos parecemos com Pedro! Quantos amigos deixamos de lado porque simplesmente o dinheiro acabou e agora eles não nos podem mais acompanhar nos locais onde vamos?! Quantos amigos deixamos de lado porque eles não gostam mais das mesmas coisas que gostamos?! Quantos amigos deixamos de lado porque os dias bons se foram e agora ele passa por dias complicados?! Quantos amigos nos ensinaram tanto e agora, bem, agora resolvemos que já sabemos demais?! Quantos amigos que nos traíram e então decidimos que perdoar não é uma sugestão favorável?! Quantos amigos passam dias e noites ao nosso lado, mas quando se encontram num leito de hospital, nossa vida se torna difícil demais para se tirar um tempo de ir visitá-lo?! Que amigo de verdade nós somos?!
            A história da bíblia conta que Jesus e Pedro foram grandes amigos, mas isto só veio a acontecer depois da ressurreição de Cristo. Sim, porque quando Cristo ressuscitou Ele foi ao encontro de Pedro. Jesus realmente era um amigo. Tão amigo que perdoou a traição de Pedro. Tão amigo que deu a Pedro o direito de ser, verdadeiramente, Seu amigo. Tão amigo que deu a Pedro o direito de ainda ser um dos maiores homens da história cristã. E nós, o que estamos fazendo com nossas amizades?!
            Jesus foi o grande e maior amigo de Pedro. Mas Ele quer e pode ser teu amigo também. Você quer ser amigo de Jesus? Para ser amigo de Jesus você precisa apenas de uma coisa, buscá-Lo. Querer verdadeiramente saber quem é Jesus. Jesus não é amigo de facebook ou whatsapp, Jesus é amigo que está sempre do lado. Jesus não é amigo de revista Caras, Jesus é aquele amigo que está contigo no dia bom, mas no dia mal também. Hoje Jesus quer ser teu amigo também, você o quer como amigo?!

Um dia abençoado.

“Em todo o tempo ama o amigo, e na angústia se faz o irmão.”

Provérbios 17:17




terça-feira, 26 de maio de 2015

Quem quer ficar em Sodoma?

            Certa vez, no tempo de Abraão, Deus viu que duas cidades cometiam pecados absurdos. Sodoma e Gomorra já não tinham mais nenhuma luz de Deus, apenas de trevas. Neste tempo Deus enviou a Abraão anjos para lhe confirmarem a promessa de Deus, a de que ele teria um filho, o filho da promessa. E então Deus anunciou que destruiria as cidades e Abraão suplicou pela cidade, mas o pecado era tal que não havia ali nenhuma pessoa boa. Ainda assim, Ló, sobrinho de Abraão e que morava em Sodoma recebeu os anjos de Deus. A cidade era de tal perversidade que os moradores, quando ficaram sabendo que pessoas de fora vieram até a casa de Ló queriam pegá-los para abusar, maltratar e matar aquelas pessoas (mal eles sabiam que eram anjos de Deus). Ló se interpôs entre os moradores e demonstrou ainda ter caráter. Com a ajuda dos anjos Ló conseguiu parar aquele intento de ataque feroz dos moradores. E então os anjos levaram Ló e sua família para fora da cidade, antes que Deus a destruísse. Quando fugiam da cidade Ló e sua família ouviram que então Deus estava destruindo a cidade. Advertidos pelos anjos a não olhar para trás eles seguiram em frente, porém a esposa de Ló olhou para trás e imediatamente se transformou numa estátua de sal (leia Gênesis 18 e 19).
            Alguns fatos desta história nos remetem aos dias de hoje. 1- Deus decidiu por destruir as cidades de Sodoma e Gomorra porque não via mais nelas sinal de bondade ou de pessoas justas e nem mesmo uma intenção de mudança. Pelo contrário, Deus viu que dia a dia aquelas cidades só pioravam. E o tempo em que vivemos? Estamos caminhando cada dia mais para a igualdade de Sodoma. Hoje bandidos matam mesmo sem a reação da vítima. Hoje não nos atentamos as leis de trânsito e somos mestres nas reclamações. Hoje brigamos por qualquer motivo. Hoje filhos matam pais e pais matam filhos. Hoje não visamos o bem do próximo, mas sim o nosso. Hoje vemos todas cadeias governamentais corrompidas pela corrupção. Hoje já não temos compaixão pelas terríveis destruições, só queremos as imagens para ver melhor o que foi destruído. Hoje visamos apenas sermos favorecidos, não importa a que custo; 2- Deus nos mandou um Salvador a nossa casa, Jesus. Mas muitos de nós não O queremos. Muitos de nós vivemos querendo mesmo é que Jesus saia da cidade, que não venha com suas regras morais. Adoramos viver no pecado. Amamos as coisas erradas. 3- Muitos de nós somos como a mulher de Ló. Aceitamos Jesus, ou melhor, dizemos aceitar, mas estamos mesmo é querendo olhar para trás, a nossa vida tão interessante. Sentimos tanta falta do que vivíamos que a estrada com Jesus para a salvação de nossa vida se torna cansativa e monótona logo no começo. Então olhamos para trás.
            Deus viu que a humanidade não tinha como se salvar. Já corrompido em todos aspectos Deus resolveu então nos dar o Seu plano perfeito de salvação, Jesus. Ele veio, viveu entre nós, nos mostrou o que devemos fazer e que caminho seguir. Nos ajudou e ainda nos ajuda, mas muito de nós ainda continuamos gostando de Sodoma. Rejeitamos o Anjo de Deus. Um novo fim virá. Será a nova destruição de Sodoma. Há duas escolhas, ir com os anjos ou ficar. Até mesmo os muros serão derrubados. Para nós ainda há tempo, o Anjo de Deus, Jesus, está em nossa casa para nos mostrar o caminho. Querer ou não depende apenas de nós.

Um dia abençoado.
           

“Disse mais o Senhor: Com efeito, o clamor de Sodoma e Gomorra tem-se multiplicado, e o seu pecado se tem agravado muito.”

Gênesis 18:20





segunda-feira, 25 de maio de 2015

Quando tudo diz que não

            Quando tudo diz que não, Deus age em seu favor. Quando médicos dizem não ter mais o que fazer, é Deus quem faz. Quando o desemprego bate á porta, é Deus quem traz a mão amiga. Quando as esperanças se vão, é Deus quem fica ao seu lado. Quando não temos mais nada, ainda temos Deus, o nosso tudo.
            Certo homem chamado Jó era rico, tinha uma família maravilhosa e abençoada. Amava a Deus não pelo que tinha, mas sim porque ele sabia quem era Deus. Certo dia Jó perdeu tudo. Riqueza e filhos. Teve de sepultar não 1 ou 2, mas 10 filhos ao mesmo tempo, e isto na miséria. Jó se viu mais tarde com uma doença terrível da época. Parecia o fim da vida para Jó. Sua mulher, num ato de desespero pediu para que ele amaldiçoasse Deus e morresse. Jó não lhe deu ouvidos. Certo dia Jó orou, mesmo em meio a tanta miséria, pelos poucos amigos que havia lhe sobrado. Então Deus restaurou sua sorte. Lhe deu a saúde de volta. O que havia sido perdido foi restaurado em dobro. E então Jó pode dizer: “Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te vêem.” (Jó 42:5).
            Hoje a semana se inicia para muitos sendo apenas mais uma semana. Para outros, a semana se inicia com uma esperança no coração. A esperança de que será nesta semana que Deus abrirá uma porta de emprego, ou então que Deus trará a notícia de uma cura, ou então que o que estava perdido reapareceu. Os desejos são muitos. Mas também há os que já não tem mais esperança. A semana começa apenas porque é uma obrigação do calendário. A esperança se foi. Olhos, coração e mente já não anseiam mais visualizar um dia feliz. O que fazer neste caso?
            Olhe para Deus. Olhe para o que Ele já fez em sua vida. Sim, em algum momento Ele já produziu algo de muito bom em sua vida. Olhe para a sua própria vida. Não busque hoje o milagre, deseje o dono do milagre. Recorde-se de que milagre é muito pouco quando estamos na presença de Deus. Em Sua presença, qualquer milagre é mero acaso. Hoje levante-se. Olhe para o sol desta tarde e saiba que é Deus quem lhe deu para aquecer seu coração. Ainda que a respiração de sua esperança esteja fraca, creia, Deus pode lhe dar um ar novo. Hoje renove-se no Senhor. Seja você o canal que fará a maravilha de Deus.


Uma tarde abençoada.

“não temas, porque Eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel.”

Isaías 41:10




sábado, 23 de maio de 2015

Voltar a enxergar

                Havia um cego em Jericó. Seu nome era Bartimeu. Quando este homem descobre que Jesus está na cidade ele não se importa com as pessoas ou com o que irão dizer sobre si. Esbraveja o mais alto que pode e clama por Jesus. Quando Jesus o chama, ele lança sua capa e corre a Jesus. Quando Jesus lhe pergunta o que ele quer ele responde que quer apenas ver. Então ele é curado (leia Marcos 10:46-52).
                Em outra oportunidade havia um paralítico em Jerusalém. Já se passavam 38 anos naquela situação. Certo dia Jesus vai até um local chamado tanque de Betesda. Lá ficavam todos doentes que queriam ser curados pois criam que quando as águas do tanque se moviam um anjo curava a quem tocava primeiro. Quando Jesus se aproxima do paralítico logo pergunta se ele quer ser curado. Então o paralítico lhe diz que não há ninguém que o leve ao tanque. Então Jesus o curou (leia João 5:1-18).
                Duas histórias. Duas curas. Dois milagres de Jesus. Porém diferenças importantes que nos ensinam muito. Bartimeu não enxergava e creu em Jesus. O paralítico viu Jesus mas cria mais no tanque e suas águas. Bartimeu clamou por Jesus. O paralítico continuou a esperar pelo anjo vir as águas. Bartimeu queria apenas ver. O paralítico queria antes de um milagre falar sobre o egoísmo das pessoas.
                Há entre essas duas histórias pontos muito em comum com o que vivemos hoje e, infelizmente, nos parecemos mais com o paralítico. Quantos de nós precisamos de um milagre em nossas vidas mas não buscamos a Jesus, buscamos a outros curandeiros, misticismos e formas para nos salvar? Quantos de nós precisamos de um milagre, mas não clamamos á Jesus por vergonha do que vão dizer de nós? Quantos de nós não nos chegamos a Jesus não com pedidos de salvação, mas com reclamações da vida que vivemos e do que nos fazem?
                Tudo o que Bartimeu tinha era uma capa. Ela o protegia do frio. Ela o protegia do sol. Ela era o seu tudo. Ainda assim, quando Bartimeu foi a Jesus, deixou seu tudo para trás. Bartimeu poderia ter feito várias reclamações da vida que levava, do que faziam a ele, poderia ter pedido que antes Jesus lhe vingasse contra aqueles que o fizeram mal algum dia. Mas não, Bartimeu só tinha o desejo de ver.
                Hoje, como você se encontra? Como o paralítico esperando por um milagre ou como Bartimeu desejando apenas ouvir falar de Jesus para correr ao seu milagre? Você guarda em seu coração mágoas do que te fizeram ou está ansioso pelo dia em que Jesus virá a você? Você está preparado para dizer á Jesus as coisas ruins que lhe aconteceram pela vida ou está pronto para lançar sua capa fora e ir sem nada ao encontro de Jesus? Há uma notícia para ti. Jesus já está ai, na sua cidade, na sua casa, no seu coração. A todo instante Ele te pergunta: “Queres ser curado?”; Não se importe com o que vão dizer, não perca seu tempo falando sobre o que te fizeram, diga apenas “Sim” para Jesus e receba o colorido da vida em seus olhos. Seja hoje Bartimeu.

“Respondeu-lhe Jesus: Que queres que eu te faça? Respondeu-lhe o cego: Mestre, que eu torne a ver.”
Marcos 10:51


Um fim de semana abençoado





sexta-feira, 22 de maio de 2015

Mundo cor de rosa



                No início da década de 60 houveram os primeiros passos. As mulheres saem das sombras para buscar os seus direitos. A ordem era a dos direitos iguais. E de lá para cá muitas coisas foram conquistadas pelas mulheres. Ainda há muito o que é reivindicado, mas também muito já se conquistou. A mulher que antes ocupava apenas o lar agora ocupa presidência de países. A mulher que antes mal podia estar em meio a conversas agora se envolve nas grandes decisões mundiais. A mulher que antes trabalhava apenas em casa agora se encontra em praticamente todas funções do mundo. A mulher que antes era mandada agora cada vez mais manda.
                Ainda que no meio profissional haja disparidades de ganhos salariais a mulher cada vez mais ganha força. Ainda que o rótulo frágil seja usado para sinalizar uma mulher cada vez mais se vê mulheres com força no meio masculino. E a mulher vai ganhando seu espaço, dia a dia. E o mundo vai ganhando cada vez mais tons de rosa.
                Com todas estas mudanças em pouco tempo a mulher resolveu quebrar as algemas da escravidão masculina e voou para os seus desejos. Dia a dia a mulher avança, rumo ao que imagina ser a condição perfeita feminina. A busca pelo corpo perfeito, pela juventude na velhice e pelo status superior fazem com que a mulher se perca em seu próprio propósito. Hoje não vemos mais mulheres preocupadas com filhos. Hoje o sonho das jovens mulheres não é mais de ser mãe, mas sim bem sucedida profissionalmente. Hoje não vemos mais mulheres que buscam a unidade da família. Hoje a mulher busca a sua própria felicidade. Hoje não vemos mais mulheres que prezam por valores. Hoje vemos mulheres aceitando todas condições para se ter o melhor da vida.
                Há sim em tudo isso um grande erro masculino. Sim, os homens permitiram - ao não tomar o seu posto de cabeça segundo a vontade de Deus – que as mulheres iniciassem a posse do que era seu. Homens são culpados, tão mais que as mulheres.
                Mal se percebe, mas a mulher voltou ao desejo de Eva. Decidiu comer o fruto proibido quando foi lançado aos seus olhos tudo o que ela poderia conquistar. Assim como com Eva que foi seduzida, as mulheres hoje se seduzem pelos seus desejos.
                Há algo que as mulheres deixaram de pensar e se preocupar no meio de suas buscas pessoais. A pergunta é: “O que Deus espera de mim? Não como pessoa, mas como mulher?!”; O mundo mudou. As mulheres mudaram. O temor a Deus e Suas palavras já não fazem mais sentido no mundo cor de rosa. Mulheres não mais se preocupam com a vontade de Deus, mas sim com o gosto da maçã. Mulheres buscam hoje serem reconhecidas pelo mundo, mas se esquecem que a escolha sempre foi, sempre é e sempre será, ser reconhecida por Deus ou pelo mundo?! Nunca haverá reconhecimento de ambos. Afinal, quem ama ao mundo não ama a Deus (leia 1 João 2:15).
                Ainda há mulher o tempo de voltar-se para Deus. Ainda há o tempo de fazer o que é certo perante Deus. Mundo ou Deus, a maior decisão feminista não está nos direitos iguais humanos, mas sim nas honras de Deus concedidos só ás mulheres.

Um dia abençoado

“Enganosa é a graça, e vã, a formosura, mas a mulher que teme ao Senhor, essa será louvada.”
Provérbios 31:30




quinta-feira, 21 de maio de 2015

O que os olhos não vêem o coração não sente

            Homens desejam carros. Mulheres desejam sapatos. Homens adoram futebol. Mulheres adoram roupas. E o mundo se consome pelo olhar. Nosso olhar é tão importante que até mesmo para a questão de como julgamos as pessoas Jesus usou o nosso olhar: “Por que vês tu o argueiro no olho de teu irmão, porém não reparas na trave que está no teu próprio?” (Mateus 7:3).
            Nosso olhar é onde tudo se inicia para o pecado. Adulteramos porque primeiro vimos. Desejamos obcecados porque primeiro vimos. Idolatramos porque vimos. Usamos nossa mente em pensamentos errados porque antes olhamos. Deixamos de ter fé porque não vimos. E até mesmo deixamos de crer em Deus e no reino espiritual com os milhares de demônios porque não vemos. Nosso olho é a fonte de tudo. Nossa visão é a raiz de tudo. Se nossa mente e nosso coração tem grande importância em como levamos nossa vida, o nosso olhar é a porta para tudo, é a matéria prima. Basta imaginar, o quanto você crê na existência de Deus hoje?! E se você o visse em sua frente, sua crença aumentaria?! Não é preciso nenhum aparelho para descobrirmos que a resposta para todos nós seria sim. Jesus também indicou sobre o ver e o quanto ao crer: “Disse-lhe Jesus: Porque me viste, creste? Bem-aventurados os que não viram e creram.” (João 20:29).
            Não cremos na volta de Jesus não porque isso é dito a muito tempo e nada acontece, mas porque não vemos os indícios de Sua volta. Porque o mundo nos mostra diariamente que a vida segue, que o amanhã está na palma da mão. Porque nossos olhos não se colocam mais diante da Palavra de Deus para refletir sobre os fatos e acontecimentos dos últimos dias. Muitas vezes somos assim, fechamos os olhos, colocamos uma trave em nossos olhos, para não enxergar o que está diante de nós.
            Há um ditado muito conhecido que diz: “o que os olhos não vêem o coração não sente!”. Isso é verdadeiro. Para tudo que sentimos ou pensamos precisamos ver. Vivemos neste mundo do faz de conta onde quem procede mal contra o próximo é bem visto simplesmente porque faz personagem com as pessoas. Vivemos no mundo do conto de fadas onde a falsidade foi colocada no lugar do caráter e da honestidade. Vivemos no mundo onde o ver é sempre mais importante do que o ser. Buscamos mostrar nossa espiritualidade para as pessoas. Buscamos demonstrar o quão bondosos somos nas obras assistenciais. Buscamos ganhar elogios e apertos de mão passando aos olhares das pessoas o que não somos. Mal nos esquecemos que os olhos do Senhor estão por toda a terra (leia Provérbios 15:3). Nos esquecemos de olhar para nós mesmos e buscar a mudança necessária para termos uma vida plena com Deus. Nos esquecemos de colocar nossos olhos naquilo que realmente precisamos.
            Onde estão seus olhos hoje? O que você vê e observa? Olhe para si. Olhe para o que deve ser mudado. Deixe que seus olhos vejam quem é você realmente. Para mudar pessoas você precisa mudar a si primeiramente.

Um dia abençoado.

“Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e, assim, coma do pão, e beba do cálice;”

1 Coríntios 11:28




quarta-feira, 20 de maio de 2015

Poupando para resgatar daqui 500 anos

            O mundo vive hoje uma das suas maiores crises hídricas. Até mesmo o Brasil, considerado um manancial de águas vive tempos difíceis e nunca visto antes. É bem provável que em mais algumas poucas décadas petróleo e minerais não sejam mais as maiores riquezas do mundo, mas sim a água.
            Israel teve 120 anos de monarquia. Neste tempo reinaram Saul, Davi e Salomão. Todos anos marcados pela presença de Deus junto ao rei. Porém, a partir da morte de Salomão as 12 tribos que formavam Israel se dividem, 10 ficam conhecidas como o reino do norte e são reinadas por Jeroboão I. Esse reino do norte durou 209 anos e foi marcado por 19 reinados. A bíblia relata apostasia, idolatria, maldade e perversidades em praticamente todos os reinados. Dentre estes 19 reis houve um que foi considerado o pior de todos, Acabe. E se não bastasse, casou-se com a pior mulher do mundo, Jezabel. Mulher feiticeira, assassina e que tirou de uma vez por todas qualquer marca que ainda houvesse de Deus.
            Mas o que há de comum entre estes dois relatos?! Alguns podem inicialmente pensar de que há o fato de que no reinado de Acabe Israel ficou 3 anos sem que nem mesmo o orvalho caísse sobre a terra. Sim, a falta de água também aconteceu. Mas o fato comum entre estes dois relatos é algo muito mais importante, e que damos nenhuma importância. São as plantações a longo prazo.
            Se vivemos hoje uma crise de água isto não é porque não choveu no ano passado exclusivamente, mas sim porque jamais tivemos uma população que se importasse em economizar água, porque nunca tivemos uma política verdadeira que se preocupasse com o futuro de nossa água e assim, não criamos uma cultura populacional de como conviver com esta fonte de vida que Deus nos deu. Se Israel viveu tempos terríveis, chegando até mesmo a sair de reinado para escravo, perdendo-se de Deus, não foi porque um rei foi mal apenas, mas sim porque durante o tempo, de geração a geração, as preocupações eram para o que se tinha hoje, e no máximo amanhã, e jamais para o que se teria nas próximas gerações.
            E nós, e você? Estamos plantando o que para o nosso futuro, para os nossos netos, bisnetos e nossas próximas gerações? O que eles vão colher deste mundo e de sua família? Deus ainda estará com eles? Será que eles saberão quem é Deus? Será que haverá uma cultura diferente? Será que seus pensamentos serão de um mundo melhor ou o será cada um por si mesmo?! Você faz a sua próxima geração. Se ela será abençoada ou não depende sim do que você faz hoje.
            Hoje muitas estrelas que vemos no céu já estão mortas. Porém a luz que elas emitem vaga pelo universo e devido a distância de anos-luz até a terra nos faça sempre enxergar o brilho que uma estrela lançou a muito tempo atrás. E você, qual é o brilho que sua próxima geração irá ver?! Será o brilho da Luz de Deus ou o brilho das feitiçarias?!

Um dia abençoado.

“Porque o que semeia para a sua própria carne da carne colherá corrupção; mas o que semeia para o Espírito do Espírito colherá vida eterna.”

Gálatas 6:8



terça-feira, 19 de maio de 2015

Supere-se

            Para Deus te fazer um vencedor, Ele não precisa dos palpites alheios. Para Deus te transformar numa pessoa de destaque, Ele não precisa de assessores. Para Deus te fazer prevalecer sobre as lutas Ele não precisa de muitos treinadores. Para que Deus te faça prevalecer sobre as montanhas da vida Ele precisa apenas de uma coisa para ti, você mesmo!! Deus não precisa de dinheiro, não precisa de pessoas, não precisa da oportunidade certa e de nada mais, Deus precisa apenas de você.
            Para o povo judeu há 2 homens de grande destaque. Um é Moisés, e o outro não é Jesus. Elias é seu nome. Moisés foi um homem muito conhecido. Viveu num palácio, abriu o mar, trouxe as Leis, fez maravilhas. Elias simplesmente fez o seu nome, com a ajuda de Deus. Elias decidiu ser mais do que lhe diziam que ele era. Elias saiu de uma cidade onde ninguém nunca viu no mapa (Tesba) para confrontar o rei, conforme a ordem de Deus (leia 1 Reis 17:1-7). Após isto Elias foi preparado por Deus e derrotou, sozinho, 450 profetas de Baal no monte Carmelo (leia 1 Reis 18:20-40). E por fim Elias não morreu, foi elevado ao céus em carros e cavalos de fogo (leia 2 Reis 2:9-14).
            Elias nos mostra o quanto estar com Deus faz do pequeno o grande, do fraco o forte e o nada alguém. Elias não era nada e hoje é um dos homens mais conhecidos. Elias de simples homem se transformou no homem que trouxe um povo de volta a Deus. Na presença de Deus Elias se transformou. Com a bênção de Deus Elias foi muito mais do que um dia imaginou ser.
            E você, o que pensa sobre si? Você realmente olha apenas para o que tem em mãos ou para o que Deus quer te fazer ter em mãos? O que você pensa sobre si? Para Deus não há impossíveis, não há barreiras nem limites. Para Deus tudo o que há é o limite que você se impõe. Hoje não pense naquilo que você é, pense naquilo que Deus pode fazer com você. Não há diferença entre você e Elias. Suba hoje no monte Carmelo da sua vida para que Deus possa te fazer um campeão. Vença hoje, com Deus, os 450 obstáculos que lhe dizem que você não pode vencer. Poeirinha do universo ou estrela brilhante, a decisão é sua. Deus tem muito mais pra tua vida hoje.

“Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o Senhor, teu Deus, é contigo por onde quer que andares.”

Josué 1:9







segunda-feira, 18 de maio de 2015

Língua de cobra

            “De uma só boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não é conveniente que estas coisas sejam assim. Acaso, pode a fonte jorrar do mesmo lugar o que é doce e o que é amargoso?” (Tiago 3:10-11). Skype, whatsapp, facebook e conversas entre pessoas, o que estas coisas tem de mais comum?! Apenas uma coisa. O falar mal das pessoas. Usamos estas situações para diversas coisas interessantes, mas também adoramos transbordar nossa maldade contra o próximo através delas. Fofocar de alguém, falar mal do próximo não é maldade? Então porque você se aborrece quando sabe que fizeram isso contigo?
            No livro de Provérbios (leia Provérbios 6:12-19) Deus esclarece - deixa cristalino - de que há algo que Ele abomina. Deus abomina quando criamos inimizades. Deus tem para aqueles que falam mal do próximo e criam brigas e discórdia entre as pessoas o mesmo que Ele diz em Apocalipse á igreja de Laodicéia: “Assim, porque és morno e nem és quente e nem frio, estou a ponto de vomitar-te da minha boca;” (Apocalipse 3:16). Forte? Sim, mas é exatamente isto que buscamos quando nos colocamos a falar mal de alguém.
            Muitos de nós usamos o termo “justiça” como uma muleta para colocarmos com certo estarmos falando mal de alguém. Mal percebemos que na verdade não temos uma muleta nas mãos, mas sim uma bela âncora para nos afogar no veneno que destilamos no meio das fofocas.
            Hoje muitas famílias estão desfeitas porque um dia alguém jogou o seu veneno. Muitos relacionamentos se acabaram porque houve uma amizade que foi muito legal. Muitos empregos foram perdidos porque alguém se julgou ser mais capacitado. Hoje, infelizmente, muitas pessoas dizem que amam a Deus, mas não conseguem amar ao próximo. Hoje, muitas pessoas deixaram de se relacionar com outras pessoas porque alguém um dia lhe deu uma “boa dica” sobre aquela pessoa.
            Não julguemos. Não falemos mal. Para Deus somos todos iguais. Se você fala mal de alguém, está falando mal de alguém que Deus ama, como você quer que Ele te ame? Tome cuidado com sua língua. Não permita que de ti saia destruição sobre a vida de alguém. Erros e pecados todos cometem. Falhas todos temos. Não podemos acreditar que somos seres perfeitos, precisamos acreditar que somos seres que mudam uma vida com uma palavra de amor. Faça um propósito entre si e Deus hoje. Comprometa-se de que você não fará parte das rodas de fofocas. Lembre-se de que um dia a roda um dia chega em você. Viva em paz, fale sobre paz. Plante bênção para colher vitória. De fofoca dos outros o inferno está cheio.

Um dia abençoado

“Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Aquele que fala mal do irmão ou julga a seu irmão fala mal da Lei e julga a Lei; ora, se julgas a Lei, não és observador da Lei, mas juiz. Um só é Legislador e Juiz, aquele que pode salvar e fazer perecer; tu, porém, quem és, que julgas o próximo?”
Tiago 4:11-12




domingo, 17 de maio de 2015

As muitas voltas para a vitória


Inesquecível. Todos os domingos acordávamos bem cedinho para assistir ao esporte número 1 dos brasileiros, e não estamos falando de futebol. Ao invés de uma bola, um carro. Ao invés de 11 jogadores, 1 homem só. Ayrton Senna, mais conhecido como Ayrton Senna do Brasil. Um homem corajoso, visionário, conhecedor de suas limitações e capacidades, sem medo de dizer, e mostrar, que era de um país de terceiro mundo, e acima de tudo, com fé em Deus. Muitos outros pilotos já se passaram pela fórmula 1, alguns já quebraram seus recordes, mas nenhum até hoje conseguiu superar o espetáculo que era ver Ayrton Senna nas pistas.
                Isso foi há mais de 20 anos, mas qual não é o brasileiro que ainda não se recorda de Ayrton Senna?! Talvez, dentre tantos espetáculos, 2 são capítulos a parte. Em 1993 no GP da Europa, debaixo de chuva, Senna ultrapassou 4 carros em uma única volta. Deu show. Venceu. E não a mais espetacular, mas a mais importante, ao vencer o campeonato mundial de 1998 Ayrton declarou em certa ocasião: “Na última volta, que me daria vitória do campeonato, eu comecei a agradecer e nem conseguia acreditar que ia vencer, aquela tremenda tensão. Senti a presença Dele [DEUS], visualizei, foi uma coisa especial na minha vida. É uma coisa que tenho gravada na minha memória e tenho como parte de mim.”
                E hoje, domingo, não temos mais Ayrton Senna para torcer. Mas você tem a si. Adrianos, Josés, Célias, Marias, Carlos, Robertas, Fernandas, Paulos, Marcos, Camilas, Marcelas, todos do Brasil, todos de Jesus.
                Tenha calma hoje. Sua corrida ainda não acabou. Não importe-se com a chuva da sua vida, Deus lhe capacitou e lhe deu os pneus certos para que você ultrapasse seus obstáculos. Não se preocupe se algo não vai bem hoje, confie em si e tenha fé em Deus, sua sabedoria lhe faz arrancar nas próximas voltas. Não se deixe esmorecer por não começar bem algo, nem todo pole-position vence uma corrida. Pare de olhar para a capacidade dos outros, Deus lhe deu a capacidade e as necessidades essenciais e necessárias para que você vença sua corrida. Deixe de olhar para os pessimistas de plantão e olhe para o que Deus lhe diz, lembre-se que críticos e jornais também erram em seus “achometros”. Não esconda sua fé, seja sempre “de Jesus”. Abra espaço para o que Deus quer fazer na sua vida. Não se retraia. Não O busque apenas em 1 corrida, busque-O no campeonato todo. Levante a bandeira de Deus em suas vitórias. Erga seus braços, estenda-os em agradecimentos a tudo que Deus lhe dá. Hoje você pode ter começado o dia com o pé esquerdo, mas quando Deus é quem trabalha no carro da sua corrida o seu pé esquerdo só lhe fará acelerar para a vitória. Escute, a sua canção está chegando. Tã, Tã, Tã. Tã, Tã, Tã....

“Que diremos, pois, à vista destas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?

Romanos 8:31








sexta-feira, 15 de maio de 2015

Faxina completa

            Mal percebemos, mas diariamente vamos coletando em nossa vida as coisas que nos acontecem. O nosso hoje é muito mais coisas do nosso ontem. Pessoas otimistas sempre carregam na bagagem situações passadas favoráveis. Pessoas pessimistas trazem na lembrança sempre situações desfavoráveis. Pessoas alegres tem no baú de sua vida as melhores e mais engraçadas lembranças. Pessoas tristes não se cansam de se lembrar das coisas terríveis que passaram. E sem perceber vamos deixando que nosso passado seja nosso presente e construa nosso futuro. Incrível é o fato de que normalmente tais situações que nos fazem ser quem somos ficam escondidas no calabouço de nossos corações. São coisas que não falamos a ninguém.
            Mas há a necessidade de mudança. Há a possibilidade de mudança. Tristeza e pessimismo não trazem cura no corpo, na alma e no espírito. É preciso jogar o lixo do nosso passado fora. É preciso faxinar o coração e tirar até mesmo o que está debaixo do tapete. É preciso entender que coisas ruins acontecem todos os dias e que jamais seremos um ser a parte para Deus. É preciso compreender de que coisas boas e ruins são matérias da vida, todas com o único intuito de nos ensinar a viver melhor.
            Deus tem uma faxina completa para nossa vida. Deus pode nos colocar em Seus braços e trazer novos planos e novos projetos. Então porque cremos no amanhã e não cremos em Deus? No Seu poder? É preciso revelar ao Criador o que está oculto em nós. Mesmo Ele sabendo de todas as coisas, é preciso abrir espaço, dar a chave de nosso coração para que Ele nos invada com o Seu perdão, amor e graça. Não há passado terrível que não possa ser limpado por Deus. Hoje olhe sim para trás, veja o lixo que está lhe deixando mais pesado na caminhada em rumo ao que Deus tem preparado para ti. Não aceite este peso. Deus tem o refrigério e o alívio que você precisa. Aceite esta faxina de Jesus em sua vida.

Um dia abençoado.

“Entrega o teu caminho ao Senhor, confia Nele, e o mais Ele fará.”

Salmos 37:5




quinta-feira, 14 de maio de 2015

Deus x depressão

            Quando tudo que é bom é ruim e quando tudo que é ruim é péssimo temos a porta aberta para a depressão. Ela é assim mesmo. Chega sem aviso. Invade nossa vida dando tons de cinza em toda nossa vida. Nada mais faz algum sentido. Os pensamentos já se declinam á coisas pessimistas. Não conseguimos mais enxergar a esperança da vida. Muitas vezes a depressão vem após fatos traumáticos em nossas vidas, mas ela também pode ser inserida com doses homeopáticas de frustrações. A depressão é um inimigo letal em nossa vida. Além de estratégico. É usada com destreza por satanás, o inimigo de nossas vidas, para nos levar a ruína e depois á morte.
            Hoje milhares de pessoas ao redor do mundo convivem diariamente com esta doença. Aos que estão próximos fica a complicada missão de trazer a pessoa de volta a realidade. Aos que vivem com esta doença, buscar auxílio é o melhor caminho. Mas, para ambos os casos algo é imprescindível para o sucesso, voltar a ter fé e crer em Deus. Não que médicos e remédios não tenham importância, mas centralizar a vida em Deus é um diferenciador importante nesta luta.
            É com Deus que aprendemos que as perdas são importantes. É com Deus que aprendemos que muito daquilo que pensamos ser o melhor não é o melhor. É com Deus que aprendemos a ser feliz com muito, mas também com pouco. É com Deus que entendemos que há um lado do mundo espiritual que conspira a todo instante contra nós, tentando nos levar á total falência humana. É com Deus que aprendemos que o amor Dele nos basta. É com Deus que aprendemos que uma frustração ou perda nunca será maior ou sequer comparável com aquilo que Ele nos dá e nos promete dar dia a dia. É com Deus que aprendemos a enxergar além das nuvens escuras do dia mal.
            Hoje fortifique-se em Deus. Hoje busque Aquele que te conhece tão bem como qualquer pessoa. Hoje reúna suas forças em Deus. Hoje descubra que com Deus depressão não tem espaço. Ele é o seu maior amigo. Ele é fiel para te dar a força necessária para você vencer esta luta. Deus é contigo nesta hora.

Uma tarde abençoada.

“Então, na sua angústia, clamaram ao Senhor, e Ele os livrou das suas tribulações.”

Salmos 107:6




quarta-feira, 13 de maio de 2015

DEUS não existe

            Mas quanta bobagem não é mesmo! Hoje milhares de pessoas tentam lhe provar que Deus existe. Mas a vida é muito natural. Deus que nada, o homem e sua inteligência foi quem conseguiu evoluir além das outras espécies. E Deus existe mesmo? Oras, se vencemos enfermidades não é porque um ser celestial nos abençoou, mas sim porque tivemos remédios que foram com muito custo encontrados pelo homem para nos livrar da morte. Se nos safamos de acidentes perigosos não foi porque um tal de Deus resolveu nos livrar, mas sim porque a sorte estava do nosso lado. Bênção no trabalho? E quem disse que Deus ajuda?! Se hoje temos nosso trabalho, se ganhamos bem é porque estudamos, nos dedicamos e acordamos cedo todas as manhãs para lutar pelo nosso pão do dia. E essas tais regras que as pessoas tentam nos impor dizendo que Deus foi quem as criou e se não as seguimos então estamos em desacordo com Deus?! Isso tudo é balela. Pura criação dos antepassados como manobra para sustentar famílias ricas e povos em ordem. O que vale mesmo é a evolução humana, e isto traz consigo as atualizações do sentido humano de moralidade e civilidade. Crer que um ser Criador fala conosco?! Tolice. Isso nada mais é do que o nosso eu interior. Deus não existe de fato. Tolos são os que acreditam nessas historinhas contadas.
            Ok. Então sejamos nós mesmos. Sejamos o que sempre pensamos que deveríamos ser, o centro do universo. Sejamos nós a decidir o que é certo ou o que é errado, afinal, ser falso, falar mal, fazer o mal em benefício próprio, buscar ser rico, não se importar com o próximo não são coisas horríveis. Estamos buscando o nosso bem. Ok, então vamos dar a liberdade humana de amar sem restrições heterossexuais. Ok, vamos ser feliz num casamento tendo sempre a quem recorrer por fora. Vamos ser quem sempre fomos. Vamos buscar a nossa felicidade. Deus não existe. Porque me preocupar em viver longe das coisas boas da vida, afinal, uma balada sem uma bebida não é uma balada. Drogas nos ajudam a vencer dias mals. E sexo casual sempre é um prazer muito confortável. Deus não existe mesmo. Vamos viver essa vida da melhor forma possível, afinal, vai que na próxima encarnação eu venha como um animal selvagem?! E vamos exorta todos nossos carmas, até porque, queremos mesmo é poder ser melhor, de encarnação em encarnação. Acreditar nesse Deus?! Fala sério!!
            E assim vivemos hoje. No mundo atual 32% da população se diz cristã (em torno de 1,8 bilhão). Os demais todos seguem religiões que não tem nada a ver com Deus. E, infelizmente, este número vem diminuindo. Ainda dentro desta população cristã existem aqueles que se dizem cristãos, mas não vivem uma vida cristã. Podemos chamá-los de cristãos enganados.
            É uma pena pois por mais impactante que o início deste texto tenha sido, essa é a verdade. Muitos de nós não cremos em Deus. Podemos até dizer “meu Deus”, ter quadros em casa com uma imagem, ir á encontros religiosos, mas não cremos em Deus. Verdadeiramente Deus para muitos se tornou apenas uma possibilidade ou algo para nos dar alguma falsa esperança. Deixamos de viver a vida que Deus nos deu para vivermos a vida que nós nos demos.
            Mas isto nada muda a verdade. Deus não está atualmente precisando ir á um psicanalista por sofrer com a forma como vivemos. Deus continua sendo Deus. Deus continua sendo aquele que conhece a nossa vida. Ele continua sendo o mesmo. Enquanto muitos são estrela para as pessoas, para Deus eles são lâmpadas queimadas. Você crê realmente que Deus existe? Viva então uma vida cristã verdadeiramente. Muitos ficaram inconformados quando o Estado Islâ matou cristãos por decapitação a um tempo atrás. Mas e quantos de nós não decapitamos diariamente o cristianismo, Deus e Jesus com nossas atitudes incompatíveis com o que Deus tem pra nós? Creia hoje em Deus. Deus existe.

“E, por haverem desprezado o conhecimento de Deus, o próprio Deus os entregou a uma disposição mental reprovável, para praticarem coisas inconvenientes,”

Romanos 1:28



terça-feira, 12 de maio de 2015

Meu futuro pertence ao Senhor

            Era chegado certo tempo no reino da Babilônia onde os escravos se sentiam mais escravos do que nunca. Um povo antes de grande valor, com força e poder, comandados pelo grande rei Davi, se encontrava agora como escravo. Sentindo-se destinados a não mais mandar, mas sim, serem mandados. As lembranças dos dias felizes ficavam a cada instante mais no passado. A alegria e os cânticos não existiam mais, agora era apenas histórias. Esse era o povo de Israel. De povo temido á escravo.
            Essa história parece ser apenas de um povo, mas ela é também de muitas pessoas. Hoje muitos olhares opacos ofuscam o que um dia já foi um olhar brilhante. Muitos lábios cerrados não mostram a tempos o sorriso de outrora. Muitos corações cravados pela dor tem as lembranças de palpitações aceleradas de alegria. E quantos não são assim?! Talvez uma cama de hospital tenha lhe dado esta personalidade atual. Talvez uma separação que você não aceita tenha lhe tirado a esperança. Talvez o dinheiro que a muito tempo não chega em suas mãos lhe tenha encurvado. Talvez as decisões equivocadas lhe tenham tirado a paz. Talvez a perda de algo tenha lhe trazido uma angústia terrível. Então você pergunta a Deus. Porque?! Porque?! E o Seu silêncio lhe dói mais que uma chicotada nas costas. Parece que o Único a quem você tinha esperança, lhe deu as costas.
            Este não é Deus. “Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o Senhor, porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos.” (Isaías 55:8-9). Este é Deus. Ainda que haja o silêncio de Deus em sua vida, em suas tribulações, Deus continua sendo o mesmo. E o Seu trabalho não pára. Mesmo quando você se deita, Ele continua trabalhando. Mesmo quando você faz uma pausa, Ele continua seguindo em frente. Mesmo quando você desiste, Ele não desiste de você.
            Não precisamos ter as respostas de nossos questionamentos. Precisamos apenas entender de que Deus é Deus. Precisamos nos lembrar de que quando o mundo foi criado, Deus estava lá, nós não. Precisamos nos recordar de que Deus faz o melhor em nossas vidas, hoje, amanhã e sempre. Nem todo time que começa ganhando ergue a taça da vitória, ela está endereçada aos que não desistem de acreditar e ter fé em Deus.
            Pense. Quem tem mais conhecimento sobre a vida, sobre o que é bom ou ruim, você ou uma criança de 5 anos de idade? Assim é Deus. Ele conhece cada detalhe da vida. Ele sabe onde tudo vai desembocar. Ele já conhece o final de nossa história, e essa história, não é de maldição, mas é de paz e alegria.
            Hoje, não desista diante de seus problemas. Não caia na amargura da descrença. Não se desespere diante de algo negativo. Olhe para o alto, confie no Senhor e não peça respostas, peça apenas que Ele lhe dê os pensamentos que tem a vosso respeito. Entregue sua vida nas mãos de Deus. Seu futuro pertence ao Senhor.

Tenha um dia abençoado.

“Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais.”

Jeremias 29:11




segunda-feira, 11 de maio de 2015

Unidade e bênção

            Sozinhos não somos nada. Não vivemos sozinhos e não vencemos sozinhos. Imaginar que todas nossas vitórias e conquistas foram devido á qualidades e virtudes pessoais é demonstrar o quão cegos, egocêntricos e soberbos somos. Deus nos criou para que uns ajudassem aos outros. Deus nos fez para que em harmonia e comunhão tivéssemos nossas conquistas. Sempre seremos dependentes de alguém, ainda que não enxerguemos. Um grande maestro só é um grande maestro porque tem uma grande orquestra. Grandes times vencem não porque tem o melhor do mundo, mas porque tem o melhor conjunto. Até mesmo em esportes considerados individuais a vitória só vem porque o atleta teve pessoas que se envolveram e o ajudaram. Nossa vida é assim, quando há união e harmonia entre pessoas, a vitória é certa. Quando pensamos ser o grande destaque e que tudo só caminha devido a nós, a derrocada é iminente.
            Talvez o maior exemplo de como não ser, tenha sido Davi. Saiu do anonimato pelas mãos de Deus para se transformar no maior rei de Israel. Conquistou reinados com grandes exércitos. Foi o maior de sua época, mas infelizmente não percebeu o quanto sua família não era unida. Deixou de levar para casa o que fazia no seu reino. Foi o devido exemplo 8 ou 80. O certo e o errado. O que fazer e o que não fazer. Como rei soube fazer as alianças certas, entendeu desde sempre de que sozinho logo cairia, então desenvolveu a visão para descobrir a quem deveria se juntar. Foi o grande rei de Israel. Um vitorioso. Em casa porém, como chefe de família, foi altamente descuidado. Não conseguiu enxergar o que estava sob seu nariz. Não corrigiu e não soube demonstrar a seus filhos o quanto era importante a união entre os irmãos. Com isto viu um filho abusar sexualmente da própria irmã (leia 2 Samuel 13:1-19). Um outro matar o próprio irmão por ódio do incesto (leia 2 Samuel 13:20-36). Davi teve de encarar a revolta e revolução de seu próprio filho que o quis matar (leia 2 Samuel 15:1-18). Encarou a morte de seu filho amado para ter o reinado de volta (leia 2 Samuel 18:9-18). E assim, Davi não criou raízes e bases em seus filhos para que se mantivessem unidos entre si e com Deus (leia 1 Reis 11:1-8). No fim, todas as grandes conquistas de Davi se esvaíram como areia no vento com a falta de união e harmonia de sua família.
            A vida nos ensina e nos mostra que pessoas, nós, só chegamos onde chegamos porque tivemos em toda nossa volta harmonia e união. Corremos grandes riscos quando pensamos que devemos estar e ser bem relacionados apenas profissionalmente. Devemos nos recordar diariamente de que o diabo, o inimigo de nossas vidas, nunca vai nos atacar por onde estamos mais protegidos. Sempre será por onde estamos com a porta aberta.
            Hoje não crie vínculos apenas por querer se dar bem na vida. Crie vínculos para que você faça o bem na vida dos outros. Lembre-se que ao fazermos o bem para alguém estamos automaticamente recebendo um bem muito maior de Deus em nossas vidas. Porém, também não deixe de se recordar que fazer o mal para alguém, gera a justiça de Deus sobre a sua vida. Hoje seja mais unido no seu trabalho, nas suas amizades e na sua família. Faça o bem. Ele é a certeza da bênção.

Um dia abençoado.

“e quem quiser ser o primeiro entre vós será servo de todos.”

Marcos 10:44