sábado, 23 de maio de 2015

Voltar a enxergar

                Havia um cego em Jericó. Seu nome era Bartimeu. Quando este homem descobre que Jesus está na cidade ele não se importa com as pessoas ou com o que irão dizer sobre si. Esbraveja o mais alto que pode e clama por Jesus. Quando Jesus o chama, ele lança sua capa e corre a Jesus. Quando Jesus lhe pergunta o que ele quer ele responde que quer apenas ver. Então ele é curado (leia Marcos 10:46-52).
                Em outra oportunidade havia um paralítico em Jerusalém. Já se passavam 38 anos naquela situação. Certo dia Jesus vai até um local chamado tanque de Betesda. Lá ficavam todos doentes que queriam ser curados pois criam que quando as águas do tanque se moviam um anjo curava a quem tocava primeiro. Quando Jesus se aproxima do paralítico logo pergunta se ele quer ser curado. Então o paralítico lhe diz que não há ninguém que o leve ao tanque. Então Jesus o curou (leia João 5:1-18).
                Duas histórias. Duas curas. Dois milagres de Jesus. Porém diferenças importantes que nos ensinam muito. Bartimeu não enxergava e creu em Jesus. O paralítico viu Jesus mas cria mais no tanque e suas águas. Bartimeu clamou por Jesus. O paralítico continuou a esperar pelo anjo vir as águas. Bartimeu queria apenas ver. O paralítico queria antes de um milagre falar sobre o egoísmo das pessoas.
                Há entre essas duas histórias pontos muito em comum com o que vivemos hoje e, infelizmente, nos parecemos mais com o paralítico. Quantos de nós precisamos de um milagre em nossas vidas mas não buscamos a Jesus, buscamos a outros curandeiros, misticismos e formas para nos salvar? Quantos de nós precisamos de um milagre, mas não clamamos á Jesus por vergonha do que vão dizer de nós? Quantos de nós não nos chegamos a Jesus não com pedidos de salvação, mas com reclamações da vida que vivemos e do que nos fazem?
                Tudo o que Bartimeu tinha era uma capa. Ela o protegia do frio. Ela o protegia do sol. Ela era o seu tudo. Ainda assim, quando Bartimeu foi a Jesus, deixou seu tudo para trás. Bartimeu poderia ter feito várias reclamações da vida que levava, do que faziam a ele, poderia ter pedido que antes Jesus lhe vingasse contra aqueles que o fizeram mal algum dia. Mas não, Bartimeu só tinha o desejo de ver.
                Hoje, como você se encontra? Como o paralítico esperando por um milagre ou como Bartimeu desejando apenas ouvir falar de Jesus para correr ao seu milagre? Você guarda em seu coração mágoas do que te fizeram ou está ansioso pelo dia em que Jesus virá a você? Você está preparado para dizer á Jesus as coisas ruins que lhe aconteceram pela vida ou está pronto para lançar sua capa fora e ir sem nada ao encontro de Jesus? Há uma notícia para ti. Jesus já está ai, na sua cidade, na sua casa, no seu coração. A todo instante Ele te pergunta: “Queres ser curado?”; Não se importe com o que vão dizer, não perca seu tempo falando sobre o que te fizeram, diga apenas “Sim” para Jesus e receba o colorido da vida em seus olhos. Seja hoje Bartimeu.

“Respondeu-lhe Jesus: Que queres que eu te faça? Respondeu-lhe o cego: Mestre, que eu torne a ver.”
Marcos 10:51


Um fim de semana abençoado





Nenhum comentário:

Postar um comentário