quarta-feira, 20 de maio de 2015

Poupando para resgatar daqui 500 anos

            O mundo vive hoje uma das suas maiores crises hídricas. Até mesmo o Brasil, considerado um manancial de águas vive tempos difíceis e nunca visto antes. É bem provável que em mais algumas poucas décadas petróleo e minerais não sejam mais as maiores riquezas do mundo, mas sim a água.
            Israel teve 120 anos de monarquia. Neste tempo reinaram Saul, Davi e Salomão. Todos anos marcados pela presença de Deus junto ao rei. Porém, a partir da morte de Salomão as 12 tribos que formavam Israel se dividem, 10 ficam conhecidas como o reino do norte e são reinadas por Jeroboão I. Esse reino do norte durou 209 anos e foi marcado por 19 reinados. A bíblia relata apostasia, idolatria, maldade e perversidades em praticamente todos os reinados. Dentre estes 19 reis houve um que foi considerado o pior de todos, Acabe. E se não bastasse, casou-se com a pior mulher do mundo, Jezabel. Mulher feiticeira, assassina e que tirou de uma vez por todas qualquer marca que ainda houvesse de Deus.
            Mas o que há de comum entre estes dois relatos?! Alguns podem inicialmente pensar de que há o fato de que no reinado de Acabe Israel ficou 3 anos sem que nem mesmo o orvalho caísse sobre a terra. Sim, a falta de água também aconteceu. Mas o fato comum entre estes dois relatos é algo muito mais importante, e que damos nenhuma importância. São as plantações a longo prazo.
            Se vivemos hoje uma crise de água isto não é porque não choveu no ano passado exclusivamente, mas sim porque jamais tivemos uma população que se importasse em economizar água, porque nunca tivemos uma política verdadeira que se preocupasse com o futuro de nossa água e assim, não criamos uma cultura populacional de como conviver com esta fonte de vida que Deus nos deu. Se Israel viveu tempos terríveis, chegando até mesmo a sair de reinado para escravo, perdendo-se de Deus, não foi porque um rei foi mal apenas, mas sim porque durante o tempo, de geração a geração, as preocupações eram para o que se tinha hoje, e no máximo amanhã, e jamais para o que se teria nas próximas gerações.
            E nós, e você? Estamos plantando o que para o nosso futuro, para os nossos netos, bisnetos e nossas próximas gerações? O que eles vão colher deste mundo e de sua família? Deus ainda estará com eles? Será que eles saberão quem é Deus? Será que haverá uma cultura diferente? Será que seus pensamentos serão de um mundo melhor ou o será cada um por si mesmo?! Você faz a sua próxima geração. Se ela será abençoada ou não depende sim do que você faz hoje.
            Hoje muitas estrelas que vemos no céu já estão mortas. Porém a luz que elas emitem vaga pelo universo e devido a distância de anos-luz até a terra nos faça sempre enxergar o brilho que uma estrela lançou a muito tempo atrás. E você, qual é o brilho que sua próxima geração irá ver?! Será o brilho da Luz de Deus ou o brilho das feitiçarias?!

Um dia abençoado.

“Porque o que semeia para a sua própria carne da carne colherá corrupção; mas o que semeia para o Espírito do Espírito colherá vida eterna.”

Gálatas 6:8



Nenhum comentário:

Postar um comentário