segunda-feira, 18 de maio de 2015

Língua de cobra

            “De uma só boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não é conveniente que estas coisas sejam assim. Acaso, pode a fonte jorrar do mesmo lugar o que é doce e o que é amargoso?” (Tiago 3:10-11). Skype, whatsapp, facebook e conversas entre pessoas, o que estas coisas tem de mais comum?! Apenas uma coisa. O falar mal das pessoas. Usamos estas situações para diversas coisas interessantes, mas também adoramos transbordar nossa maldade contra o próximo através delas. Fofocar de alguém, falar mal do próximo não é maldade? Então porque você se aborrece quando sabe que fizeram isso contigo?
            No livro de Provérbios (leia Provérbios 6:12-19) Deus esclarece - deixa cristalino - de que há algo que Ele abomina. Deus abomina quando criamos inimizades. Deus tem para aqueles que falam mal do próximo e criam brigas e discórdia entre as pessoas o mesmo que Ele diz em Apocalipse á igreja de Laodicéia: “Assim, porque és morno e nem és quente e nem frio, estou a ponto de vomitar-te da minha boca;” (Apocalipse 3:16). Forte? Sim, mas é exatamente isto que buscamos quando nos colocamos a falar mal de alguém.
            Muitos de nós usamos o termo “justiça” como uma muleta para colocarmos com certo estarmos falando mal de alguém. Mal percebemos que na verdade não temos uma muleta nas mãos, mas sim uma bela âncora para nos afogar no veneno que destilamos no meio das fofocas.
            Hoje muitas famílias estão desfeitas porque um dia alguém jogou o seu veneno. Muitos relacionamentos se acabaram porque houve uma amizade que foi muito legal. Muitos empregos foram perdidos porque alguém se julgou ser mais capacitado. Hoje, infelizmente, muitas pessoas dizem que amam a Deus, mas não conseguem amar ao próximo. Hoje, muitas pessoas deixaram de se relacionar com outras pessoas porque alguém um dia lhe deu uma “boa dica” sobre aquela pessoa.
            Não julguemos. Não falemos mal. Para Deus somos todos iguais. Se você fala mal de alguém, está falando mal de alguém que Deus ama, como você quer que Ele te ame? Tome cuidado com sua língua. Não permita que de ti saia destruição sobre a vida de alguém. Erros e pecados todos cometem. Falhas todos temos. Não podemos acreditar que somos seres perfeitos, precisamos acreditar que somos seres que mudam uma vida com uma palavra de amor. Faça um propósito entre si e Deus hoje. Comprometa-se de que você não fará parte das rodas de fofocas. Lembre-se de que um dia a roda um dia chega em você. Viva em paz, fale sobre paz. Plante bênção para colher vitória. De fofoca dos outros o inferno está cheio.

Um dia abençoado

“Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Aquele que fala mal do irmão ou julga a seu irmão fala mal da Lei e julga a Lei; ora, se julgas a Lei, não és observador da Lei, mas juiz. Um só é Legislador e Juiz, aquele que pode salvar e fazer perecer; tu, porém, quem és, que julgas o próximo?”
Tiago 4:11-12




Nenhum comentário:

Postar um comentário