sexta-feira, 8 de maio de 2015

The Simpsons

            Há mais de 20 anos conhecemos o seriado de desenho The Simpsons. Uma família com uma mãe que jamais mudou seu cabelo e que se mostra ser a base da família, um pai que de inteligente não tem nada e só vive praticando coisas surreais, uma filha nerd que espera um dia ver sua família mais “normal”, um filho que apronta todas e que vive buscando a atenção dos pais e uma filha que nunca cresce e que é a menos problemática da família.
            Nos divertimos com esse desenho, até por isso já são 2 décadas de apresentações. Achamos o modo como esta família vive muito engraçado e, talvez, pela cor da pele, não conseguimos entender o quão esta família é próxima de nossa realidade. Inicialmente o desenho se mostra apenas um desenho, mas quando verdadeiramente observamos a vida dos Simpsons começamos a enxergar muitas peças que se encaixam em nossa vida familiar.
            Quantas pessoas não vivem em uma família onde os parentes são mais legais quando estão longe? Quantos de nós, filhos, não praticamos atos ilegais apenas para buscar a atenção dos pais? Quantos de nós não estudamos, nos tornamos cultos e inteligentes, mas ainda assim não sentimos a alegria de estar com nossa família? Quantos de nós não vivemos em uma família que só vai a igreja para cumprir um rito religioso, mas fora das portas da igreja nos distanciamos daqueles que verdadeiramente podem nos ajudar na caminhada com Deus? Quantos pais não vivem com se não fossem “o homem do lar”, preferindo passar suas noites com os amigos em um bar? Quantos de nós não visitamos nossos irmãos ou irmãs apenas para provocar seu cônjuge? Sim, as aparências não enganam. Existem no mundo milhares de famílias Simpsons.
            Família foi um dos projetos mais bem elaborados por Deus. Perfeitamente Deus fez esta criação para que o mundo tivesse bases para sobreviver aos tempos. O homem não apenas como o provedor da casa, mas principalmente como aquele que ínsita mulher e filhos a terem a verdadeira comunhão com Deus e viverem um vida como Deus deseja. A mulher como a auxiliadora, a que mostra ao marido possíveis “buracos” no futuro, a que ensina os filhos, dá colo e baseia sua vida em criar filhos para serem pessoas de caráter irrepreensível. Os filhos buscando aprender e levar para as demais gerações os ensinamentos dos pais, se transformarem em pais e mães verdadeiros.
            E cá estamos nós. A mais de 20 anos rindo de nós mesmos. A mais de 20 anos vendo na tela de uma TV o que somos e não conseguindo entender a urgência da mudança. Deus não nos fez para, sozinhos, agüentarmos tudo o que nossa família faz. Ele nos fez, uniu uma família, para que todos possam cumprir sua parte. Deus não nos fez para vivermos alienados e jogarmos todas responsabilidades em alguém da nossa casa, Deus nos fez para ajudarmos uns aos outros. E Deus não nos fez para cumprirmos rituais religiosos, Deus nos criou para, com nossa família, nos achegarmos à Ele.

“Responderam-lhe: Crê no Senhor Jesus e serás salvos, tu e tua casa.”

Atos 16:31




Nenhum comentário:

Postar um comentário