quarta-feira, 27 de maio de 2015

Amigo de verdade

            Jesus teve por volta de 120 discípulos. Destes, 70 Ele enviava para um ou outro lugar. Destes, 12 Ele chamou pelo nome e andavam com Ele todos os dias. Destes, um era seu grande amigo, Pedro era seu nome. Pedro era o amigo que viu todos os milagres de Jesus. Pedro era o amigo que havia sido escolhido para junto com outros 2 (João e Tiago) estar junto num dos momentos mais maravilhosos da vida de Cristo, a transfiguração com Moisés e Elias (leia Lucas 9:28-36). Pedro era o amigo que ouvia todos os ensinamentos de Jesus. Pedro era o amigo que quando resolveu usar uma espada e ferir um soldado cortando sua orelha pôde ver Jesus o ajudar restaurando a orelha do soldado. Pedro era o amigo a quem Jesus jamais se esquecia. Pedro era o amigo que falava verdades á Jesus – “Respondeu-lhe Simão Pedro: Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras da vida eterna; e nós temos crido e conhecido que Tu és o Santo de Deus.” - (João 6:68-69).
            Porém vieram os soldados. Veio a prisão para Jesus. Com ela veio o açoite. Chicotes, murros, socos, cuspes, uma coroa de espinhos e uma cruz. Durante todo este período o amigo Pedro não estava presente. Fugiu e traiu negando Jesus por 3 vezes. Enquanto Jesus era levado pelos soldados a Sinédrio, Herodes e Pilatos para decidirem o que fazer com Ele, Pedro continuava distante, longe de tudo. Enquanto Jesus carregava uma cruz pesada por uma via de dor, Pedro continuava longe. Jesus foi crucificado. Morreu. E Pedro sequer esteve presente em Sua crucificação e enterro. Pedro, o grande amigo de Jesus, simplesmente não esteve nos momentos em que Jesus mais precisou de um amigo.
            E nós, quantos de nós não passamos por isso? Calma, não estamos aqui falando dos amigos que nos traíram. Estamos falando dos amigos que nós traímos. Em muitas amizades nos parecemos com Pedro! Quantos amigos deixamos de lado porque simplesmente o dinheiro acabou e agora eles não nos podem mais acompanhar nos locais onde vamos?! Quantos amigos deixamos de lado porque eles não gostam mais das mesmas coisas que gostamos?! Quantos amigos deixamos de lado porque os dias bons se foram e agora ele passa por dias complicados?! Quantos amigos nos ensinaram tanto e agora, bem, agora resolvemos que já sabemos demais?! Quantos amigos que nos traíram e então decidimos que perdoar não é uma sugestão favorável?! Quantos amigos passam dias e noites ao nosso lado, mas quando se encontram num leito de hospital, nossa vida se torna difícil demais para se tirar um tempo de ir visitá-lo?! Que amigo de verdade nós somos?!
            A história da bíblia conta que Jesus e Pedro foram grandes amigos, mas isto só veio a acontecer depois da ressurreição de Cristo. Sim, porque quando Cristo ressuscitou Ele foi ao encontro de Pedro. Jesus realmente era um amigo. Tão amigo que perdoou a traição de Pedro. Tão amigo que deu a Pedro o direito de ser, verdadeiramente, Seu amigo. Tão amigo que deu a Pedro o direito de ainda ser um dos maiores homens da história cristã. E nós, o que estamos fazendo com nossas amizades?!
            Jesus foi o grande e maior amigo de Pedro. Mas Ele quer e pode ser teu amigo também. Você quer ser amigo de Jesus? Para ser amigo de Jesus você precisa apenas de uma coisa, buscá-Lo. Querer verdadeiramente saber quem é Jesus. Jesus não é amigo de facebook ou whatsapp, Jesus é amigo que está sempre do lado. Jesus não é amigo de revista Caras, Jesus é aquele amigo que está contigo no dia bom, mas no dia mal também. Hoje Jesus quer ser teu amigo também, você o quer como amigo?!

Um dia abençoado.

“Em todo o tempo ama o amigo, e na angústia se faz o irmão.”

Provérbios 17:17




Nenhum comentário:

Postar um comentário