segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Não vamos á igreja, somos a igreja!

            Do capítulo 12 ao capítulo 16 do livro de Romanos Paulo procura demonstrar sobre o que é ser um cristão. Desta forma ficamos conhecedores um pouco mais do que devemos fazer e como devemos agir. Logo após isto Paulo nos leva a considerar algo muito mais importante: “Acaso, não sabeis, que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois vós mesmos?” (1 Coríntios 6:19). Um pouco antes, em 1 Coríntios 6:15, Paulo traz um terceiro nível constatando que nós somos membros de Cristo, e diz: “E eu, porventura, tomaria os membros de Cristo e os faria membros de meretriz?”. Paulos nos leva a refletir sobre verdadeiramente o que somos, a igreja de Deus.
            Muitos de nós cremos que para que Deus fique feliz conosco é necessário que estejamos em dia com nossas idas á igreja. Só nos esquecemos de que Deus não é o Silvio Santos, e a salvação não depende de estarmos em dia com o carnê do baú! Igreja tem sim uma importância altíssima, porém, mais importante é o que fazemos com a nossa real e verdadeira igreja, nós mesmos! Se não praticamos a santidade e a doutrina do evangelho de Cristo de nada nos adianta viver em missas e cultos, isso se torna apenas religiosidade. De nada nos adianta ler a bíblia e fazer cultos domésticos se nos amontoamos ao pecado. De nada nos resolve muitas orações se nosso corpo não estiver sendo santificado.
            Infelizmente hoje cremos que a chegada ao céu é por muitas vezes conquistada pelas muitas horas dentro de uma igreja. Não é (leia Hebreus 12:14). Ainda que a igreja da forma que conhecemos, ainda que a comunhão com as pessoas seja extremamente importante e necessária, isso tudo só se torna um canal, uma fonte, para que possamos prosseguir no objetivo maior, manter a nossa igreja limpa e santa.
            Antes da vinda de Jesus Deus estabeleceu com o homem o tabernáculo e a arca para viver no meio da humanidade (leia Êxodo 25:1-16). Para se achegar ao tabernáculo ou tocar na arca haviam regras, pessoas destacadas. Ser contrário a isto causava morte, basta nos recordamos de Nadabe e Abiú (leia Levítico 10:1-7) e Uzá (leia 2 Samuel 6:1-11) que morreram porque simplesmente não seguiram as Leis de Deus quanto aos cuidados que deveriam ter. Então porque muitos de nós, que praticamos o pecado e não santificamos nosso corpo á Deus não somos mortos?! Dois motivos se fazem presentes hoje. 1- Jesus e seu sacrifício; 2- Estamos mortos espiritualmente.
            Que possamos hoje refletir com cuidado e zelo sobre o que estamos praticando e fazendo com nosso corpo, a igreja de Deus. Esta morada Divina deve sempre estar limpa. Nela não deve haver sombra nem variação de luz. Suas decorações devem sempre nos remeter ao céu. Suas fotos de recordação devem estar coloridas com a santidade que Deus requer. E como está sua igreja? O que há nela? Se Deus lhe dissesse que estava chegando, você teria algo a esconder? Pensemos sobre isto. Se queremos templos feitos por mãos humanas santos primeiro nós temos de ser santos.

“Não sabeis que os vossos corpos são membros de Cristo?  E eu, porventura, tomaria os membros de Cristo e os faria membros de meretriz? Absolutamente, não.”

1 Coríntios 6:15



Nenhum comentário:

Postar um comentário