segunda-feira, 11 de julho de 2016

Uma vida amarga

    Noemi um dia seguiu seu marido na busca por fugir da fome. Acabou encontrando o luto de seu marido e de seus dois filhos. Em pouco tempo viu com seus próprios olhos a morte chegar e ceifar toda sua família. Lhe sobraram apenas as noras. Sem filhos Noemi teve como ato de misericórdia aos seus olhos dispensar suas noras a suas famílias de origem, para que assim, pudessem voltar a se casar. Uma se foi, Rute ficou. Ainda assim, seu coração gelado e cheio de tristeza lhe trouxe grande amargura. Este sentimento foi tamanho que ela decidiu mudar seu nome, de Noemi (minha doçura) para Mara (amarga). Mas a fidelidade de Rute trouxe bênçãos á Noemi. Seu casamento com Boaz, um parente próximo da família de Noemi lhe trouxe a alegria de volta. A fidelidade de Rute não permitiu que a amargura de Noemi mudasse o curso da história. Jesus vem da linhagem de Boaz.
Quantas vezes não tomamos pancadas da vida? É difícil de se esquecer. As lutas estão ai, dia a dia. Uma notícia horrenda, uma morte inesperada, um sonho perdido. Nossos projetos sempre parecem caminhar em fios muito curtos. Basta um piscar, e tudo pode desmoronar. Não apenas enfrentar, mas saber como enfrentar os problemas da vida é algo importante. Deixar que as torrentes da vida nos levem para mais longe nos traz um amargo na alma. Vamos criando cascas que muitas vezes bloqueiam até mesmo a alegria, as conquistas. Nossa alma não foi criada para se viver o luto, quer seja ele qual for. Se nos deixamos inundar pela amargura, nossa alma fica amarga, nossos olhos só vem escuridão e nossos lábios só proferem coisas negativas. Então não mais conseguimos enxergar saída para nada. Nos tornamos amargos.
"Melhor é morar no canto do eirado do que junto com a mulher rixosa na mesma casa." (Provérbios 21:9). Não podemos nos permitir nos transformarmos num mar de amargura. Não devemos nos permitir de que nossa boca saia água amarga. Isto não é bom para nós, e também para quem está ao nosso lado.
Noemi estava amarga, mas Rute lutou com fé e venceu. Trouxe a doçura novamente á vida de Noemi. A vitória de Rute não esteve em livros de auto ajuda, não foi construída pela sorte e muito menos não se deu pelas muitas palavras. A vitória de Rute, a volta da alegria de Noemi veio pela fé em Deus. Por Rute ter entendido quem era Deus.
O inimigo de nossas vidas sempre procurará nos derrubar nas desventuras desta vida. Sempre teremos mil motivos para esmorecer e nos transformarmos em uma planta carnívora, cheia de amargor. Sempre teremos centenas de argumentos para aceitar a tristeza reinando em nossa vida. Mas, temos Jesus, a brilhante estrela da manhã, o sol da justiça. É confiante Nele em que podemos vencer cada desafio. É operando com a fé Nele que podemos até ter centenas de desafios tristes pela vida, mas bem sabemos que todos são apenas obstáculos para a vitória e para a alegria.
Não se deixe cair nas garras negras da amargura. Olhe para Jesus. Ele foi traído, sofreu numa cruz, morreu. Mas ressuscitou e se alegrou. Seja feliz hoje pelo simples fato de que a maravilhosa graça de Jesus te alcançou. Seja como Rute, não permita que "mortes" te transforme em um cemitério. Lute, ainda há fôlego de vida. Tenha fé, Jesus tem a alegria para sua vida nas Suas mãos.

"Desvia de ti a falsidade da boca e afasta de ti a perversidade dos lábios."

Provérbios 4:24




Nenhum comentário:

Postar um comentário