sexta-feira, 1 de julho de 2016

Esperança em meio á desesperança

    No meio de tantos redemoinhos de crises e instabilidades em que vivemos nos dias de hoje talvez nossa maior busca atual seja por esperança. Algo que nos faça ver uma luz. Algo que nos permita deitar nossa cabeça no travesseiro a noite e descansar em paz. Por vezes até descobrimos em que ou em quem nos agarrar, mas isso é apenas uma leve, breve e passageira confiança. Logo estamos novamente envolvidos em nossos laços mortais.
E como é difícil viver a vida no meio de tantos problemas. Olhar para a frente e não ver boas perspectivas. Que futuro buscar? Que sonhos planejar? Literalmente nossas forças se perdem, nossos sonhos se vão e nossos planos são destruídos. Quem esperaria estar hoje aguardando uma resposta médica? Quem imaginaria que o sol viria para confirmar que a noite foi em claro? Quando foi que deixamos passar por despercebido tal tragédia? Que horas deixamos de nos atentar que o amor já havia se acabado? Tantos dilemas. Problemas em demasia. A vida mais parece um carrossel do trem fantasma.
Então o que buscar? No que confiar? No meio de nosso desespero buscamos tudo o que nos possa trazer algum alívio. E se não temos mais esperança naquilo que vemos, corremos para o que não vemos. Vamos atrás de santos, pais de santos, correntes e todo tipo de mandinga. Entregamos dinheiro, sacrifícios e até mesmo a vida. Tudo em busca do alívio. Saul também passou por isto. Em seu desespero procurou pela ajuda espiritual (leia 1 Samuel 28:1-25). Assim como com Saul e com todos que buscam ajudas invisíveis, isso não passa de mais um mero acaso passageiro.
Porém, para os que buscam a Deus, o refúgio é certo. É a paz que excede o entendimento. É a certeza da luz na escuridão. Deus dá aos que O buscam a certeza de que o tempo não é inimigo, mas sim um aliado. Deus traz a tona toda a força de que precisamos, Ele é a nossa força. Deus não nos permite carregar ou passar por nada que vá além daquilo que podemos suportar. Deus nos ajuda. É em Deus que devemos correr para o auxílio nos momentos de grandes dificuldades. Em Deus e com Deus, somos mais que vencedores. Somos bem aventurados mesmo se choramos. Somos bem aventurados ainda que estejamos nas desventuras da vida. Com Deus nossa fé pode até ser pequena, mas conseguimos abalar os montes.
Destruir as amarras da dor e do sofrimento de nossa vida está tão perto quanto podemos imaginar. Basta um olhar, basta um coração sincero. Deus espera de nós apenas isso, um coração totalmente voltado á Ele para então começar a agir.

"Confiai Nele, ó povo, em todo tempo; derramai perante Ele o vosso coração; Deus é o nosso refúgio."

Salmos 62:8


Nenhum comentário:

Postar um comentário