quarta-feira, 17 de maio de 2017

Deus é bom!

"O Senhor é bom, é fortaleza no dia da angústia e conhece os que Nele se refugiam."
Naum 1:7

    Deus é bom! Diferentemente de nós, do nosso entendimento, Sua bondade não está em nos fazer apenas brilhar, conquistar, alcançar, ganhar, estabelecer ou qualquer mérito que nos eleve. Deus é bom até mesmo quando tudo nos vai mal. Sim, isto se torna altamente complexo ao nosso entendimento pois somos historicamente e diariamente induzidos a padronizar bondade com coisas boas. Se alguém me dá comida todos os dias, essa pessoa é boa. Se alguém me dá de comer mas me lança a buscar a comida do dia seguinte, esse pessoa não é tão boa. Se diante de problemas que eu mesmo plantei alguém os repara por mim, essa pessoa é boa. Se diante de problemas aos quais eu mesmo me conduzi alguém apenas me corrige e me instrui, essa pessoa não é boa. Se eu caminho por caminhos perigosos e alguém se sacrifica para me livrar, essa pessoa é boa. Se diante destes caminhos alguém deixa com que eu leve tombos, essa pessoa é má. Dentro destes e tantos exemplos conseguimos enxergar o quanto está embaçado o nosso espelho da bondade. 
    Sim, amar, ser piedoso, misericordioso, longânimo, perdoador, acolhedor, se doar, se sacrificar, tudo isto é um sinal de bondade, mas não é a bondade por completo. Bondade não se mede apenas por tais situações. E neste plano, inserimos Deus e Sua bondade. Se Ele não nos dá de comer, Ele é mal. Se Ele não nos livra, Ele não é bom. Se Ele não toma a frente de encrencas as quais nós mesmos buscamos, Ele é fingido. 
    Deus é bom. E isto esta inserido em Seu caráter. Sua bondade se mostra sim em Seu amor para conosco. Ela é presente todos os dias quando praticamos tantos atos e mais atos contrários á Sua vontade, aos Seus caminhos, e ainda assim, com misericórdia, amor e bondade Ele se põe a nos sustentar. Sua bondade está sim no fato de que Ele até permite que venhamos a partir por caminhos escuros, mas deixa Sua luz para quando quisermos voltar. 
    Aos que se enrolam em caminhos que trilharam, a bondade de Deus O faz permanecer a espera de que possamos correr ao Seu refúgio. Sim, a bondade de Deus está a um palmo de nosso nariz, basta-nos estender as mãos. Nos dias maus, é Deus quem nos livra, é Deus quem opera coisas grandiosas, é Deus quem traz o milagre. Mas, a isto não está atrelado Deus simplesmente nos teletransportar de nossas consequências. Livrar de consequências por caminhos e decisões erradas não é bondade, é mimar alguém. 
    Se há hoje algo que precisamos tanto de Deus é de Sua bondade. Se hoje estivermos em dias difíceis, Deus é bom para nos livrar e nos trazer de volta aos Seus braços. Lembre-se hoje de Misael, Azarias e Hananias que um dia, por amor e fé em Deus, não foram poupados de uma fornalha mortal (leia Daniel 3). Deus não foi bom com eles? Lembre-se que, ao manterem sua fé e compreenderem de que Deus os livraria ou não, e continuaria sendo bom, então Deus colocou um anjo para os livrar de seu destino de morte. Hoje caminhe pela bondade de Deus e saiba que, Deus é bom!






Nenhum comentário:

Postar um comentário