quarta-feira, 3 de maio de 2017

Presos livres. Livres presos

"O justo tem o bastante para satisfazer o seu apetite, mas o estômago dos perversos passa fome."
Provérbios 13:25

    Presos livres. Livres presos. Parece uma frase sem muito nexo, mas ela explica a situação humana quando estamos buscando caminhar com Jesus ou quando estamos vivendo daquilo que queremos, em meio aos nossos desejos e aos pecados. Com Jesus até parecemos estar presos em Leis e regras, mas somos livres pela graça, e nenhuma regra é regra, tudo se transformar em vida e liberdade. A graça se baseia na Lei e a Lei é correspondida pela graça. Cumprimos a Lei quando cumprimos a graça. Vivendo nas paixões e no pecado nos sentimos o pássaro mais livre do mundo, mas na verdade, somos presos. 
    Muitos de nós deixamos de caminhar e ser obedientes á Deus por crer que Seus caminhos são cheios de portas fechadas e com muitos "não". Não é assim. Todos mandamentos e todos os caminhos de Deus são como um freio para que não caíamos naquilo que estamos mais propensos a fazer e ser, estar em pecado. Todos os caminhos de Deus nos parecem pesados pois isto é o peso da paixão ao pecado. Não é fácil em nenhuma instância. 
    Nós somos assim, dados ao pecado. Qual é o homem que não precisa de Deus para ser liberto da prostituição, da masturbação e dos olhares desejosos pela mulher alheia? Qual é a mulher que também não sofre hoje pelos mesmos males? Qual é o ser humano que não precisa ser obediente a Deus para não cair na ganância de roubar e mentir para ganhar dinheiro? Qual é a pessoa que não precisa estar nos caminhos de Deus para não cair em ira, em desamor, na falta do perdão, na boca cheia de palavrões e tantas outras coisas? A lista dos pecados é imensa. A lista das coisas que desagradam a Deus é enorme sim. 
    Caminhamos por dias onde não olhamos para nossos caminhos. Nossas paixões pelas coisas erradas é tão gritante, nossa prisão é tamanha, que ao primeiro que busca nos dar luz em meio ás trevas corremos ao seu pescoço e gritamos que ele não pode nos julgar. Muitos de nós está tão apaixonado pelo pecado que já não vê mais o próprio pecado. Absurdamente até mesmo se utiliza das coisas de Deus para lhe dar a razão. É o tal do "Deus é amor", do "agora não vivo mais na Lei, mas na graça", do "não me julgue, você não é Deus!", do "Deus me ama do jeito que sou", e tantos e tantos outros argumentos bíblicos que lhe dão consolo. É a síndrome da pedra que vira pão (leia Mateus 4:3-4). 
    Precisamos viver livres do pecado. Olhar não para o que achamos certo, mas para o que Deus diz ser o certo. Precisamos deixar de ser tão amiguinho do mundo. Jesus é o caminho da graça. Seus caminhos são caminhos de paz. Seus caminhos são caminhos retos. Precisamos nos desprender das nossas verdades e viver sobre a Verdade de Deus. Apenas Ele é capaz de nos livrar de tão grande prisão.




Nenhum comentário:

Postar um comentário