"Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?"
Marcos 8:36
Nabucodonosor. Um nome complicado, mas um homem mui grande em seu tempo. Nem mesmo os presidentes americanos podem ser comparado a este homem em sua época. Nabucodonosor não era o mais respeitado, ele era "o" respeitado, o mais temido. Não governou sobre uma parte da humanidade, governou sobre todos os que viviam em sua época. De fato, levou o seu reino a ser o maior entre todos. E diante de tanto poder, compreendeu que era deus. Se considerava mais uma divindade no mundo. O deus na terra. Cria que com sua mão e seus lábios o mundo se movia. Ordenava sobre a vida e a morte. Com soberba e orgulho fez o que bem quis, mandou e desmandou. Ouviu e viu com seus próprios olhos quem era Deus. Viu Daniel ter revelado seu sonho com a revelação de Deus e ele próprio viu 3 homens serem libertos de uma fornalha de fogo por não se prostrarem a sua imagem por só adorarem a Deus. Ainda assim Nabucodonosor se manteve firme em seu orgulho e sua soberba. Confiou em seu poder, sua riqueza e na força de seu exército. Imaginou-se que jamais cairia. Até que Deus repentinamente quebrou sua dura cerviz. De rei o transformou num habitante com os animais. A quem se servia em mesas fartas, viu-se comendo do que os animais comiam. A quem vivia com as melhores roupas viu-se ter seus pelos crescerem e suas unhas ficarem como a de animais. O maior de todos os homens de sua época virou bicho. Porém, o seu vale foi melhor do que o seu melhor dia de glória. Foi em uma vida animal que Nabucodonosor se humilhou e reconheceu a Deus. Após isto, Nabucodonosor foi restaurado ao seu trono. Porém, jamais deixou de reconhecer quem de fato era o Deus da vida: "Agora, pois, eu, Nabucodonosor, louvo, exalto e glorifico ao Rei do céu, porque todas as suas obras são verdadeiras, e os seus caminhos, justos, e pode humilhar aos que andam na soberba." (Daniel 4:37).
Soberba e orgulho. Certamente diremos que não temos isto. Certamente nos colocaremos como o mais humilde dos humildes. Certamente imaginamos que soberbos e orgulhosos são os ricos, os poderosos. Nós, que vivemos de um salário, fazendo contas para pagar as contas e com poucos recursos, não somos soberbos. Será mesmo?! Soberba e orgulho não se escondem atrás de ouro ou bens, não são crias de poder, ainda que isto as faça transparecer mais. Soberba e orgulho está também quando vivemos a vida do nosso jeito, crendo que Deus não merece honra e glória. Acreditando que a vida nasce apenas de um sexo bem feito. Soberba e orgulho estão nos pecados que cometemos e nem nos traz o arrependimento. Soberba e orgulho estão nos nossos planos e projetos aos quais não incluímos a Deus. Soberba e orgulho apresentam-se disfarçadas quando cremos que temos todo o conhecimento do mundo e tudo o que nos é dito não é superior ao que pensamos. Soberba e orgulho está no trabalho ao qual deixamos de ouvir sugestões. Soberba e orgulho estão sempre a nossa frente. Sim, elas não querem se promover. Preferem ficar por trás da cortina de nossa alma, afinal, é em seus sussurros que elas ganham mais vida em nós.
Quantas vezes você já ouviu, viu ou leu a respeito de uma vida com Deus? Quantas inúmeras vezes já te foi apontado que sua vida não está de acordo com o que Deus coloca como um caminho certo?! E ainda assim você persiste no caminho que desenhou para si?! Até quando sua soberba e seu orgulho te desviarão dos caminhos de Deus?! Não espere que a mão de Deus recaia sobre você. Corra para a misericórdia de Deus enquanto é tempo. Deus ainda tem graça para você.
Nenhum comentário:
Postar um comentário