sexta-feira, 28 de agosto de 2015

A meia-noite está chegando

            Ler, pensar, refletir e aprender com toda a história de Moisés, de faraó e do povo hebreu causa um verdadeiro fascínio a muitos. De Êxodo á Deuteronômio. Cada capítulo possui tantas riquezas de Deus que nem mesmo todo ouro do mundo se compara. Naquela época o povo hebreu pagava um alto preço. Viviam escravos de faraó e sofriam com tantas injustiças. Milhares morreram no meio da escravidão esperando por uma ação Divina. E Deus então, ouvindo o clamor do povo trouxe Moisés para os libertar. Depois de 9 pragas então Deus trouxe a derradeira, a morte dos primogênitos do Egito. “Aconteceu que, à meia-noite, feriu o Senhor todos os primogênitos na terra do Egito, desde o primogênito de faraó, que se assentava no seu trono, até ao primogênito do cativo que estava na enxovia, e todos os primogênitos dos animais.” (Êxodo 12:20). Porém Deus, como havia prometido não feriu nem matou 1 sequer do povo hebreu: “porém contra nenhum dos filhos de Israel, desde os homens até aos animais, nem ainda um cão rosnará, para que saibais que o Senhor fez distinção entre os egípcios e os israelitas.” (Êxodo 11:7). Mas para que tudo isto acontecesse, era necessário que o povo fizesse um sinal. Deus ordenou que o povo cingisse nas portas um sinal, com o sangue de um cordeiro: “O sangue vos será por sinal nas casas em que estiverdes; quando eu vir o sangue, passarei por vós, e não haverá entre vós praga destruidora, quando eu ferir a terra do Egito.” (Êxodo 12:13).
            E com todo o fascínio que a história nos traz não podemos deixar de aprender com as palavras de Deus. Muitas vezes pensamos que Deus salvou os primogênitos pois eram o povo de Israel. Nos enganamos. É preciso reler: “O sangue vos será por sinal ...quando eu vir o sangue,...não haverá entre vós praga destruidora,...”. Deus não poupou os primogênitos do povo de Israel pelo longo tempo de escravidão ou por serem filhos da descendência da aliança entre Deus e Abraão, Isaque e Jacó. Deus poupou aqueles que fizeram o sacrifício. Deus poupou aqueles que tiveram fé em Suas palavras. Deus poupou aqueles que não duvidaram Dele. Deus poupou aqueles que obedeceram Suas palavras. Deus poupou apenas aqueles que não titubearam e creram de que somente daquela forma teriam sua família salvas da morte.
            Hoje encontramos igrejas abarrotadas. As TVs estão cheias de programas cristãos. Pastores e padres não se restringem mais á templos, agora também são conhecidos por seus aparecimentos em programas de TV. Cantores de músicas cristãs são conhecidos do público geral. As pessoas estão cada vez mais buscando á Deus e Seus benefícios. Mas será que o sangue do cordeiro está em suas portas?
            Deus enviou Moisés para libertar o povo e pediu o sacrifício do sangue na porta para marcar o Seu povo. Depois enviou Jesus para trazer ás pessoas a verdade, o sacrifício e pagar o preço de nossos pecados. E por fim, nos deu o Espírito Santo para que tivéssemos um relacionamento sem restrições. E hoje, será que estamos com o sangue de Cristo na porta de nossos corações? Será que verdadeiramente estamos vivendo sob as ordens de Deus? Será que Suas Leis nos são a bússola de nossa vida? Será que lotamos os bancos das igrejas por querer mais de Deus ou de Suas promessas? Será que nossas ofertas são para mostrar que somos bonzinhos demais ou porque realmente cremos que tudo é de Deus? Será que ir á uma igreja e ouvir a palavra de Deus é um ato de amor ou apenas porque o programa da TV é chato? Será que realmente nos importamos com nossa vida?
            Deus naquela noite veio com grande furor. Trouxe a morte ao Egito. A todos que não tinham o sangue do cordeiro em suas portas não houve misericórdia ou clemência de Deus. O Deus que é amor matou de crianças a adultos, de pobres á ricos. Não poupou 1 sequer primogênito. Naquela noite o Egito conheceu verdadeiramente quem Deus era. No dia seguinte todos egípcios clamavam para que o povo de Israel fosse embora.
            E a sua vida, como está? O Espírito Santo que vive em você, Ele verdadeiramente está selando a porta do seu coração? Ou você, com suas vontades e amores pelo mundo o apagou da sua vida? A meia-noite está chegando. E quando chegar, jovem ou adulto, pobre ou rico, indo ou não á igreja, nada disto será visto por Deus, apenas será observado por Ele aqueles que estão com a marca do sangue do cordeiro em suas portas. Não apague o Espírito Santo que está em você, vivifique-O. Só Ele pode te livrar da fúria de Deus á meia-noite.

“Porque o Senhor passará para ferir os egípcios; quando vir, porém, o sangue na verga da porta e em ambas as ombreiras, passará o Senhor aquela porta e não permitirá ao Destruidor que entre em vossas casas, para vos ferir. Guardai, pois, isto por estatuto para vós outros e para vossos filhos, para sempre.”

Êxodo 12:23-24



Nenhum comentário:

Postar um comentário