sábado, 15 de agosto de 2015

Icabode

            Talvez um dos relatos mais tristes de toda a história da humanidade esteja contada no capítulo 4 do livro de 1 Samuel. Nele, é descrito a vitória dos filisteus sobre os israelitas, a tomada da arca da aliança de Deus e a morte Eli, o profeta da época e mais dezenas de pessoas. O capítulo é concluído quando a nora de Eli, que estava grávida, fica sabendo da morte de seu marido e de seu sogro e, principalmente, da tomada da arca da aliança de Deus pelos filisteus. Então ela dá a luz a um menino, mas sua tristeza é tamanha que ela lhe dá o nome Icabode, pois era costume da época dar nome pelo que representava-se o momento. Icabode significa “Foi-se a glória de Deus”.
            Obviamente devemos nos recordar de que este fato é apenas o desfecho de um tempo onde Deus estava sendo deixado de lado, já não tinha tanta representatividade para as pessoas. Eli e seus filhos, profeta e sacerdotes, já não demonstravam zelo, cuidado e a devida honra para aquilo a que haviam sido designados. Eles viviam muito mais uma obrigação religiosa do que de fato uma adoração genuína a Deus.
            Mas olhando pra hoje vemos que as coisas continuam iguais, ou até pioraram. Quantos não são o número de pessoas que crêem que apenas ir á cultos, missas ou qualquer encontro religioso já é motivo de adoração á Deus?! Quantos não são os corações que são movidos até estes lugares apenas por cumprimento de obrigações sociais?! Quantos não são os que fazem seus jejuns religiosos crendo que assim estão dando o devido valor á Deus?! Quantos não são os que até declaram versículos da palavra de Deus, mas não o vivem?! Quantos não são os que a noite estão em festas movidas á bebidas, drogas e sexo e no dia seguinte se assentam num banco de igreja para “cultuar” á Deus?! Os grupos são muitos, com algumas distinções, mas o fim é sempre o mesmo. Deus não é o centro. Não é no que Ele diz que tais pessoas se baseiam. Não é no que Ele espera que esses grupos procuram viver suas vidas.
            Eli viveu muitos anos de sua vida, com seus filhos, também crendo que estava fazendo o certo. Por anos nada lhes aconteceu. Porém, quando foi necessário que a presença de Deus estivesse em suas vidas, ela se foi. Os inimigos os derrotaram, zombaram deles e ainda levaram o bem mais precioso que eles tinham. Hoje muitas pessoas estão vivendo isto. Crêem que seus atos religiosos é que lhes levará ao céu. Infelizmente, mal observaram que a vida deles é Icabode.
            Deus lhe apresenta todos os dias uma chance de mudar. Dar a volta e trazer de volta a glória de Deus para sua vida. Então, qual será o seu desejo hoje?! Conheça mais de Cristo, reconheça mais o ato de amor que Ele lhe fez numa cruz. Um dia os filisteus virão á guerra contra você. E então, neste dia, em que você crê?! Será que você então ouvirá o grito de vitória ou com lágrimas nos olhos ouvirá: “Icabode”?!

“E falou mais: Foi-se a glória de Israel, pois foi tomada a arca de Deus.”
1 Samuel 4:22



Nenhum comentário:

Postar um comentário