segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Ações valem mais que palavras

            Há um dito popular que diz: “A primeira impressão é a que fica!”; Tal dito não é verdadeiro. A verdade é que a nossa vida é que vai nos moldando aos olhos das pessoas. Não basta ser gentil apenas num primeiro momento, tem de se ter educação constante. Não basta fazer o bem apenas uma vez, tem de ter continuidade. A verdade é que as opiniões das pessoas sempre mudam conforme a vida que demonstramos.
            O apóstolo Paulo nos fala sobre algo de extrema importância: “Prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não...” (2 Timóteo 4:2). Inicialmente podemos simplesmente crer de que Paulo fala sobre a questão de que devemos falar sobre Jesus, Deus, Espírito Santo e todo evangelho. Devemos pregar a todo instante, não importa onde esteja. Ok, isto também é correto, mas superficial demais ao que Paulo nos transmitiu. Pregar sobre o evangelho, sobre uma vida cristã, sobre o que Deus deseja a todos nós é muito pequeno em palavras quando se comparado ao todo. É solicito sim se falar sobre o evangelho. É correto sim enviar mensagens, fotos e vídeos onde demonstram o amor de Deus com as pessoas. Mas, isto não é a profundidade de que Paulo descreve.
            Para um melhor entendimento devemos mudar então as palavras de Paulo e dizer: “Aja como a palavra lhe diz para agir, seja em momentos propícios, ou não.”; Uma verdadeira vida cristã não está no que você fala apenas, mas muito mais no que você vive. Muitas pessoas tem adesivos cristãos em seus carros, mas não medem esforços em xingar ao volante. Muitas pessoas vivem postando mensagens bíblicas nas redes sociais, mas vivem navegando em sites proibidos. Muitas pessoas vão e convidam outras pessoas para irem á igreja, mas não vivem uma vida de amor ao próximo.
            Pregar a palavra não está nas palavras, está no agir. Você mente? Então você não prega a palavra! Você aceita suborno? Então você não prega a palavra! Você trai? Então você não prega a palavra! Você pratica ou é a favor do homossexualismo, do sexo fora do casamento, da modernidade do “ficar”? Então você não prega a palavra de Deus! Você fala mal das pessoas? Você não prega a palavra! Você não perdoa porque espera o pedido de perdão? Você não prega a palavra! E se não há a palavra em sua vida de nada adianta simples práticas religiosas.
            Interessante também descobrir que na sabedoria de Paulo ainda há mais um detalhe: “quer seja oportuno, quer não”; O que Paulo diz com isto? Devemos pregar, agir a palavra de Deus independente de circunstâncias. Não podemos ser movidos a fazer o que Deus diz para fazermos porque não teremos ônus. Devemos fazer, mesmo que tenhamos que pagar um preço. O que isto quer dizer? Se o meu bem estar depende de algo que não procede de Deus, então eu devo perder isto. Você compra coisas falsificadas ou sem nota porque são mais baratas e só assim você as pode ter? Você não prega a palavra!
            Fale, comente, compartilhe a palavra de Deus com as pessoas, porém, muito mais do que isto, viva verdadeiramente a palavra de Deus, seja em tempos de sol ou em tempos de chuva. Recorde-se de que apenas os que “pregam” a palavra de Deus é que verdadeiramente terão seus nomes escritos no livro do céu, o que passar disto, é do maligno.


“Prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina.”

2 Timóteo 4:2



Nenhum comentário:

Postar um comentário