quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Eu e minha casa serviremos ao Senhor

            Um dos momentos mais conhecidos da história. Josué chega num momento de decisão. O povo de Israel, a quem ele liderava, já havia se esquecido dos grandes e inúmeros feitos de Deus. O maná no deserto, a passagem pelo meio do mar a pés secos, as vitórias e mais vitórias em batalhas, a derrubada dos muros de Jericó, tudo isso já não era mais levado em consideração por muitos de Israel. O povo havia feito alianças e uniões com outros povos, adoravam e cultuavam a outros deuses. Então Josué dá um passo importante. Coloca todo povo a decidir, seguir á Deus ou á outros deuses. No entanto ele afirma: “Eu e minha casa serviremos ao Senhor.” (Josué 24:15).
            Josué poderia simplesmente ter escolhido o mais fácil. Ao invés de tentar fazer com que uma família seguisse á Deus Josué poderia ter escolhido escolher para si só o caminho. Ficaria muito mais fácil se Josué decidisse e caminhasse sozinho, porém, mesmo com tantos obstáculos, decidiu que não deixaria sua família longe de Deus. Decidiu pagar o preço de também levar sua família á servir e adorar a Deus.
            Hoje vivemos um tempo de igrejas lotadas. O cristianismo está em alta no Brasil. Os trabalhos de evangelização também se espalham aos milhares pelas cidades. Muitas pessoas se envolvem com o trabalho da igreja. Pastores, padres, missionários, obreiros, todos se dedicando á Deus e Sua obra. Mas, infelizmente, muitos estão sozinhos. Ao se deparar com a cadeira ao lado na igreja, nenhum membro de sua família está lá. Muitos de nós, quase que anestesiados, sequer nos entristecemos por ver nossa família, nossos familiares, longe de Deus. Conhecemos toda a palavra Divina e ainda assim não nos preocupamos com aqueles que tem o nosso sangue. Damos nosso tempo na igreja, nos trabalhos e nas missões, mas nos esquecemos da nossa família. Massageamos nossa falta com o que Jesus fala em Mateus 8:22 e mal nos preocupamos em descobrir verdadeiramente o que Ele quis dizer com isto. Damos nossa atenção e amor aos de fora e nosso esquecimento aos de dentro.
            Se envolver com os trabalhos da igreja, com as obras, tudo isso é de extrema importância. Mas se família é projeto de Deus porque então deixamos isto de lado? Se a família foi a primeira coisa que Deus deu ao homem então porque nos abstemos disto? Se no céu Deus terá uma família então porque não queremos ter a nossa lá?
            O inimigo de nossas vidas está acabando com o conceito de família. Há uma propaganda incessante para que até mesmo aqueles que conhecem a palavra de Deus não se preocupem com os seus. É hora de mudarmos. É hora de sermos como Josué é declarar: “eu e minha casa serviremos ao Senhor.”; se disponha. Dê atenção á sua família. Ore por sua família. Chore por sua família. Faça dela o que ela realmente é, um pedaço seu.

“Porém , se vos parece mal servir ao Senhor, escolhei, hoje, a quem sirvais: se aos deuses a que serviram vossos pais que estavam dalém do Eufrates ou aos deuses dos amorreus em cuja terra habitais. Eu e a minha casa serviremos ao Senhor.”

Josué 24:15



Nenhum comentário:

Postar um comentário