terça-feira, 15 de setembro de 2015

Miserável evangelho de hoje

            No ano de 54 D.C. Nero assumiu o governo de Roma como Imperador, aos 17 anos. Nero era louco, megalomaníaco e devasso. Mandou que matasse sua mãe e membros da própria família para não correr o risco de que acontecesse algo comum entre os reinados, uma rebelião dentro da linhagem contra o rei para que seu trono fosse tomado. Em 17/07 do ano de 64 Nero incendiou a capital do império, queria reconstruir uma cidade mais bela. Do alto de uma torre, vestido de ator, assistiu a cidade sendo totalmente queimada. Foram 7 noite e 6 dias de fogo ardente. Dos 14 bairros de Roma, 10 foram destruídos. Os 4 bairros que sobraram eram povoados por uma grande maioria cristã, e isto deu total álibi para Nero culpar os cristãos como causadores do incêndio. Então se inicia uma brutal, cruel e sangrenta perseguição. Historiadores dizem que faltou madeira na época devido o montante de cruzes que foram feitas para os cristãos. Os que não eram crucificados eram amarrados a postes, cobertos de piche e queimados vivos. Milhares de cristãos foram mortos e há quem diga na história de que por muitos dias o cheiro de carne queimada imperava em Roma. Dois anos depois uma rebelião explode em Israel. Roma envia o general Tito para tentar acabar com a rebelião. No ano 70 a rebelião é insustentável e o general cerca Jerusalém matando milhares de cristãos e afugentando outros milhares. No ano de 80 o imperador Vespasiano inaugura em Roma o Coliseu. E numa festa de 100 dias mais de 10 mil cristãos são mortos. Eles eram enrolados em peles de animais e soltos para que cães os mordessem, touros os pisassem e pra leões os devorarem. Isto é apenas uma parte de toda perseguição que os cristãos já sofreram. Hoje ainda há países que perseguem e matam cristãos com crueldade maior do que Nero e Vespasiano.
            Fato é que hoje o verdadeiro evangelho está modificado. Todos os cristãos que sofreram e que ainda sofrem são novamente pisoteados com um evangelho falso e barato. É o evangelho do carro zero na garagem, da fortuna, do dinheiro fácil. É o evangelho que não prega o sofrimento. É o evangelho que absurdamente indica que Jesus veio passear e fazer riqueza. Sim, estamos já vivendo a apostasia em grau elevado. Evangelho tem promessas? Sim. Delas não podemos nos esquecer. Evangelho tem paz? Sim. O próprio Jesus diz que é o príncipe da Paz. Porém o verdadeiro evangelho tem sacrifício, tem sofrimento e tem crueldades.
            Responda a si, qual evangelho você vive hoje? É o evangelho que te faz não se conformar com o mundo em que vivemos ou é o evangelho que bastam algumas orações para que seus pedidos se realizem? (leia Romanos 12:2); O evangelho que você vive é o que lhe diz que tudo lhe é licito e esquece de completar lhe dizendo que nem tudo lhe convém? (leia 1 Coríntios 6:12); O evangelho que você vive é o que lhe dá a certeza de que o sofrer não é de Deus? (leia Tiago 1:2); O evangelho que há pregado em seu coração é o de que Deus é amor e que por isso basta você dizer Seu nome que a salvação já lhe é garantia? (leia Mateus 7:21);
            Tomemos cuidado com o evangelho enlatado e com uma propaganda tão bonita. Há sim alegria, paz e gozo no evangelho, porém não podemos descartar as muitas perseguições que um verdadeiro cristão irá sofrer. Evangelho não é mega-sena, mas é a certeza de que todos os que prevalecerem até o fim receberam a coroa da vida.
            Devemos nos atentar ao evangelho que vivemos hoje. Milhões de cristãos morreram de forma cruel para que ele chegasse aos nossos corações nos dias de hoje. Milhões não negaram o sacrifício de Cristo mesmo diante bocas de leões. Se a nossa expectativa a este evangelho é apenas para os bens e riquezas deste mundo, então todos os mártir que morreram de forma cruel são mais bem aventurados e mais felizes do que nossas contas recheadas de dinheiro. O evangelho, o verdadeiro, não tem como símbolo uma cruz por mero acaso. Cristão, tenha compromisso com o verdadeiro evangelho, pois no dia mal, é somente ele quem vai te sustentar.

“e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.”

João 8:32



Nenhum comentário:

Postar um comentário