quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Quem sou eu?

            A bíblia é recheada de direções de Deus para o que Ele realmente quer de nós. Podemos dizer que praticamente não há um só capítulo que não haja uma direção Divina para o que devemos ser. Dentre tantas destacar uma especial é uma tarefa complicada e praticamente impossível. Mas podemos dar ênfase em duas que são muitos esclarecedoras até aos menos atentos: “Se o meu povo, que se chama pelo meu Nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra. Estarão abertos os meus olhos e atentos os meus ouvidos á oração que se fizer neste lugar.” (2 Crônicas 7:14-15). Deus requer de nós fidelidade á Ele. Deus requer de nós amor á Ele. Deus requer de nós que mudemos os nossos caminhos. De nada nos resolve cumprirmos atos religiosos se a maldade persiste em direcionar o nosso coração. “, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos,”; esta não é uma seqüência aleatória. É a seqüência correta. Primeiro nos humilhamos ao entender do quão pecadores somos. Segundo oramos e automaticamente entramos no terceiro nível, a busca por Deus. E por fim, após os 3 primeiros passos, mudamos nossos caminhos. Deixamos as práticas ruins e caminhamos numa nova estrada. Então Deus, ouvi, perdoa e sara nossa vida. A partir daí, só a partir deste ponto é que todas orações que fazemos são ouvidas com atenção por Deus.
            “Porventura, não é este o jejum que escolhi: que soltes as ligaduras da impiedade, desfaça as ataduras da servidão, deixes livres os oprimidos e despedaces todo julgo? Porventura, não é também que repartas o teu pão com o faminto, e recolhas em casa os pobres desabrigados, e, se vires o nu, o cubras, e não te escondas do teu semelhante? Então, romperá a tua luz como a alva, a tua cura brotará sem detença, a tua justiça irá adiante de ti, e a glória do Senhor será a tua retaguarda;” (Isaías 58:6-8). Simplesmente ame a seu próximo. Isto Deus requer, isso Deus pede a nós. Não um amor por aqueles que podem nos dar algo, mas um amor por aqueles que não nos dão nada. Muitas são as vezes em que cremos que promessas, votos e jejuns podem fazer com que Deus nos olhe com atenção e mude nossa história, mas mantemos um padrão de vida egoísta, mesquinho, onde buscamos não o bem das pessoas mas apenas o nosso próprio bem. Nos fartamos nos banquetes da vida enquanto muitos nem as migalhas tem. Oramos, jejuamos, fazemos boas obras na igreja, mas nossa vida se mantém a mesma. Vivemos uma vida onde a ganância é nossa melhor amiga. Caímos todos os dias no pecado do adultério á Deus. E assim praticamos nada mais do que atos religiosos. De nada adianta chicotear nossas costas como pagamento de penitência achando que Deus vê isto com bons olhos.
            Quem somos nós nesta vida? O que somos e o que fazemos por 24 horas? Se somarmos nossas ações de amor e nossas ações más, o que teremos mais ao fim de um dia? Jesus resumiu tudo o que Deus requer de nós: “Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de toda a tua força. O segundo é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes.” (Marcos 12:30-31).
            Observe-se hoje. Há em ti amor á Deus? Há em ti amor ao próximo? Como anda sua vida com Deus e com as pessoas? Não busque de Deus algo se você antes não apresenta o que Ele lhe pede. Precisamos nos converter verdadeiramente. Precisamos mudar nosso olhar. Precisamos aprender que é muito simples. Deus já nos deu o caminho, nós é que escolhemos segui-lo ou tropeçar pela vida.

“então, clamarás, e o Senhor te responderá; gritarás por socorro, e ele dirá: Eis-me aqui. Se tirares do meio de ti o jugo, o dedo que ameaça, o falar injurioso.”

Isaías 58:9



Nenhum comentário:

Postar um comentário